sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Santa Bertila, Abadessa – 5 de novembro

     
     A futura abadessa nasceu de pais devotos em Soissons, França, na primeira metade do século VII. Desde cedo ela se sentiu atraída por Deus e decidiu renunciar ao mundo em busca das verdades eternas. Nesta resolução, ela foi encorajada por São Ouen, o Bispo de Rouen. Com o consentimento e apoio dos pais, ela ingressou bem jovem no mosteiro de Jouarre, próximo à cidade de Meaux, recentemente fundado, entre 658 e 660, sob o governo de São Columbano. Sob a abadessa Teodequiles, Bertila foi uma das melhores monjas da fundação
     Ali ela foi formada na mais estrita prática da perfeição monástica e tornou-se um modelo de perfeita obediência e piedade. Ela também era notável por sua prudência e tato, e os deveres de hospitalidade, cuidando dos enfermos, e as crianças educadas no mosteiro foram, por sua vez, confiadas a seus cuidados.
Ressuscitando uma coirmã
     Bertilla, entretanto, também tinha um temperamento muito forte, com uma falha grave: um destempero. Seu biógrafo do século VIII relata o seguinte incidente na vida da Santa:
     “Certa vez, quando uma irmã disse a ela palavras raivosas, Bertila reclamou o julgamento divino sobre ela. Embora a culpa tenha sido perdoada, Bertila se preocupou com sua maldição. Então, a irmã morreu inesperadamente, sufocada pela asma. Não tendo ouvido o sinal para o funeral, Bertila perguntou o motivo do retumbante coro de salmos. Quando ela soube da morte da irmã, ela estremeceu de medo. Ela correu para o lugar onde o corpo jazia sem vida e com grande fé colocou a mão no peito da freira morta. Bertila ordenou que sua alma retornasse, pelo poder de Jesus Cristo, o Filho de Deus, e não fosse embora, antes que ela falasse com Ele, para perdoar sua raiva contra ela. E Deus permitiu que o espírito que havia deixado o corpo voltasse ao cadáver.
     Para a surpresa de todos, o cadáver revivido respirou fundo. Olhando para a Serva de Deus, ela disse: “O que você fez, irmã? Por que você me resgatou do caminho da luz que se estendia à minha frente?"
     "Eu imploro a você, irmã", disse Bertila humildemente, "que me dê palavras de perdão, pela vez que eu a amaldiçoei quando você tinha o espírito perturbado".
     “Que Deus te perdoe”, disse a freira. “Eu não guardo nenhum ressentimento em meu coração contra você agora e eu a amo. Por favor, implore a Deus por mim e permita-me ir em paz e não me detenha. Pois estou pronta para a estrada brilhante e agora não posso começar sem a sua permissão”.
     “Vá então na paz de Cristo”, disse Bertila, “e reze por mim, doce irmã”.
Abadia de Notre-Dame-des-Chelles
     Quando Santa Batilde, a esposa do rei Clovis II, fundou a Abadia Beneditina de Notre-Dame-des-Chelles por volta do ano 658, Bertila se tornou sua primeira abadessa. Ela governou a abadia com austeridade e virtude.
     O fervor que Bertila transmitia na piedade e caridade contagiou todas as religiosas. A fama de celeiro de santidades do mosteiro ganhou as cortes de toda Europa. E os pedidos para ingressar no Mosteiro de Chelles começaram a chegar de todos os lugares. Eram dezenas e mais dezenas de mulheres que queriam seguir o exemplo de humildade da abadessa Bertila, abandonando a nobreza para dedicar a vida à penitência, oração e caridade, aos pobres e doentes abandonados.
     A própria santa rainha Batilde retirou-se para Chelles em 664 e morreu lá em 680. Atraída pelas notícias sobre a santa abadessa, Heresvida, irmã de Santa Hilda e viúva do rei dos Anglos Orientais, também ali ingressou.
     A incansável santa Bertila, como era chamada por todos ainda em vida, dirigiu a instituição por quarenta e seis anos, até morrer em 5 de novembro de 705. O seu corpo foi sepultado no cemitério do mosteiro, local que logo se tornou rota de peregrinação dos fiéis, desejosos de agradecer a intercessão da querida santa.
     Mais tarde, o culto e a festa de Santa Bertila foram confirmados pela Igreja; ela é festejada no dia de sua morte. As suas relíquias, hoje, estão guardadas na bela Catedral de Chelles.
     A história de Bertila tem um interesse especial para os cristãos fascinados com as experiências de quase morte. A freira que ela chamou de volta da morte falou sobre "o caminho da luz" e "a estrada brilhante". Portanto, este antigo relato parece corroborar o testemunho de muitas testemunhas do século XX que dizem que “morreram” e viajaram por um caminho para a luz.
 
Bertila = do francês, "heroína, donzela brilhante"
 
Fontes: Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XIX, p. 205-206;
https://www.americaneedsfatima.org/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário