sábado, 4 de abril de 2015

Santa Maria Crescência Höss, Terceira Franciscana - 5 de abril


     Maria Crescência Höss nasceu numa família numerosa de humildes tecelões na cidade de Kaufbeuren* (que naquele tempo contava com dois mil e quinhentos habitantes, protestantes em sua maioria), na Alemanha, no dia 20 de outubro de 1682.  Seus pais eram católicos praticantes.
     Na escola se distinguiu por sua inteligência e sua devoção. Desde sua infância rezava muito e com fervor ao Espírito Santo, devoção que cultivou durante toda sua vida. Desejava que as pessoas vissem nEle um caminho mais fácil de vida espiritual. Tornou-se tecelã para ajudar seus pais, mas sua maior aspiração era entrar no mosteiro das Franciscanas de Kaufbeuren.
     Embora seus pais apoiassem sua decisão, eram demasiado pobres para pagar o dote requerido e isto somente foi possível com a ajuda decisiva do prefeito protestante, sensível à vocação religiosa de Crescência.
     Admitida pelas franciscanas em 1703, um ano depois recebia o hábito definitivo da Ordem Terceira.
     Maria Crescência possuía dotes espirituais, humanísticos e morais que fascinavam todos que dela se aproximavam. Durante muitos anos foi porteira do convento, cargo em que aproveitou para aconselhar muita gente e realizar uma generosa obra de caridade. Para um número extraordinário de pessoas, foi a auxiliadora previdente, sensata e também conselheira iluminada.
     Possuía a capacidade de reconhecer rapidamente os problemas e apresentar soluções apropriadas e racionais. Até mesmo o príncipe herdeiro e bispo de Colônia, Clemente Augusto, tinha-a como orientadora espiritual e sábia, tanto que solicitou ao papa sua canonização logo que ela morreu.
     Crescência tinha uma inteligência privilegiada. Dentro do pequeno convento das franciscanas, conseguiu fazer um surpreendente apostolado, onde cumpriu todas as funções com a dedicação e a generosidade de quem possui a alma dos grandes.
     Em 1717, ela se tornou mestra de noviças, formando as jovens irmãs para uma vida digna da espiritualidade interior daquela comunidade religiosa.
     Em 1741, para sua surpresa, Maria Crescência foi eleita superiora e, apesar das tentativas de recusa, acabou aceitando a tarefa. Recomendou a observação do silêncio, a oração contemplativa, e a leitura espiritual, especialmente o Evangelho.
     Em seus três anos como superiora tornou-se sua segunda fundadora. Firmou solidamente as bases espirituais franciscanas no respeito ao juramento da vocação, que diz: "Deus quer os ricos em virtudes, não em bens temporais". Os pontos principais de seu programa para a renovação do convento foram a confiança ilimitada na Providência Divina, na doação integral ao próximo e aos mais pobres, no amor ao silêncio, na devoção a Jesus Crucificado, na devoção à eucaristia e à Virgem Santa.
     Graças a ela o pequeno mosteiro de Kaufbeuren desempenhou um surpreendente e importante apostolado epistolar.
     Maria Crescência Höss morreu em Easter, no dia 5 de abril de 1744, e tornou-se uma das santas mais veneradas da Alemanha e da Europa do Leste. Foi sepultada no convento da Ordem Terceira das Franciscanas de Kaufbeuren, que logo se tornou um local de intensa peregrinação de devotos que solicitam sua intercessão em curas e graças. Esse fenômeno se verificou ininterruptamente desde sua morte e se intensificou depois de sua beatificação levada a cabo por Leão XIII em 7 de outubro de 1900. Esta veneração continua viva até hoje de modo surpreendente, não somente entre os católicos mas também entre as comunidades surgidas da Pseudo Reforma.
     É costume representá-la tendo uma cruz na mão direita enquanto a esquerda se dirige ao Salvador Crucificado, pois durante toda sua vida predominou nela a contemplação e a devoção a Nosso Senhor Jesus Cristo em sua agonia, que a levava a um grande espírito de sacrifício pessoal, seguindo o exemplo do Salvador.
     O seu culto foi fixado para o dia 5 de abril e se tornou oficial que no local de sua sepultura fosse erigido um santuário para a visitação de fiéis. A sua canonização foi feita em 2001, por João Paulo II, em Roma. 
(*) Kaufbeuren é uma cidade da região de Regierungsbezirk, Schwaben, no sul da Bavária. A cidade faz parte do distrito de Ostallgäu. Possui 44.8 mil habitantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário