terça-feira, 4 de agosto de 2020

Beata Cecília Cesarini, Priora Dominicana - 4 de agosto

 A Beata Cecilia recebe o hábito das mãos de São Domingos



     Na trasladação e reconhecimento das relíquias da Beata Diana de Andaló, feita em 1510, no Mosteiro de Santa Inês, Bolonha, foram encontrados três corpos no mesmo túmulo, dois dos quais foram atribuídos a Diana e a Cecília. O terceiro, que então não foi identificado, num próximo reconhecimento (1584) foi atribuído à Irmã Amada, monja vinda com as outras irmãs a convite do Beato Jordão da Saxônia, de São Sixto para Santa Inês, em 1224, a fim de estabelecer ali a vida dominicana.
     As Beatas Diana de Andaló (* Bolonha c. 1200 - † 10 de junho de 1236) e Cecília Cesarini (* Roma c. 1200 – Bolonha, 4 de agosto de 1260) são figuras virginais insignes entre aquelas que floresceram sob a influência de São Domingos de Gusmão na cidade de Bolonha.
     A Beata Diana emitiu os votos de castidade, pobreza e obediência nas mãos do Patriarca. Ela atraiu para junto de si outras religiosas, entre as quais a Beata Cecília.
     Quando São Domingos procurou um local na Itália para difundir sua obra, escolheu de maneira especial a região da cidade de Bolonha por prever que sua famosa Universidade seria um campo fértil para futuras vocações.
     Ele encontrou o local apropriado para se estabelecer, mas também a furiosa oposição dos proprietários das terras, os Andaló. Estes acabaram cedendo às súplicas de sua filha Diana, que já ouvira as pregações dos Dominicanos e havia sido tocada por elas.
     O próprio São Domingos recebeu de maneira privada os votos da jovem, que somente conseguiria tornar-se religiosa após duras batalhas com os parentes que não a queriam no convento. Isto só foi possível porque o Beato Jordão da Saxônia havia conquistado a confiança dos Andaló. A família toda aquiesceu em fundar um mosteiro para monjas dominicanas e ali Diana se instalou com quatro companheiras. Como nenhuma delas tinha experiência religiosa, foram chamadas quatro irmãs do Mosteiro de São Sixto, em Roma.
     Duas delas, Cecília e Amada, tornaram-se intimamente ligadas a Diana. Esta foi a primeira superiora do mosteiro e, após sua morte, Cecília a sucedeu.

Dados biográficos da Beata Cecília Cesarini

     Cecília nasceu em Roma nos primeiros anos do século XIII, e morreu em Bolonha no dia 4 de agosto de 1290. Não há certeza quanto à sua família, embora muitos digam que ela era uma Cesarini.
     Quando Cecília era uma jovem de dezessete anos e se encontrava no Mosteiro de Trastevere, antes de trasladar-se para o Mosteiro de São Sixto, se distinguiu por ter sido uma das primeiras religiosas a corresponder aos esforços de São Domingo para reformar as Ordens, e foi ela quem convenceu a abadessa e as outras irmãs a se submeterem à Regra do Santo.
     Foi transferida com outras religiosas de Santa Maria em Tempulo para formar o Mosteiro de São Sixto, em 28 de fevereiro de 1221.
     Em 1223, ou no início de 1224, o Papa Honório III enviou-a para Bolonha com outras três religiosas, para que ela formasse no espírito dominicano as religiosas do Mosteiro de Santa Inês, recentemente fundado pela Beata Diana de Andaló e pelo Beato Jordão da Saxônia.
     Cecília foi eleita priora do Mosteiro de Santa Inês após a morte da Beata Diana. Entre os setenta e oitenta anos, vendo sua vida exemplar chegar ao fim, e querendo edificar suas coirmãs, contava para elas as maravilhas realizadas por São Domingos em Roma, na fundação do Mosteiro de São Sixto. Suas histórias foram coletadas por Irmã Angélica e ostentam o título Miracula beati Dominici - Milagres do Beato Domingos. Desta maneira a Beata Cecília ligou o seu nome à história e à hagiografia Dominicana.
     Não deve, entretanto, causar surpresa se, feitas cerca de meio século após os fatos, essas memórias possam não ser uma fonte histórica absolutamente segura em termos de cronologia e nomes.   
     No epistolário da Beata Diana com o Beato Jordão da Saxônia, um dos primeiros companheiros do Fundador da Ordem dos Pregadores, encontra-se documentado o fervor da primeira comunidade existente no coração de Bolonha.
     Quanto à Beata Cecília, que recebeu o hábito monacal das mãos do Fundador, é atribuída a ela uma admirável descrição de São Domingos, de cujo espírito foi testemunha fidelíssima.     
     O culto das Beatas Diana, Cecília e Amada foi aprovado em 24 de dezembro de 1891 por Leão XIII. Os corpos das Bem-aventuradas ainda se conservam no Mosteiro de Santa Inês de Bolonha.

Postado neste blog em 3 de agosto de 2011


Um comentário:

  1. Bom dia a todos, Meu nome é Isabella, estou totalmente animada e também aqui para compartilhar meu testemunho para o mundo. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito a DR.OGHEGHE por trazer alegria e felicidade à minha vida, por restaurar meu relacionamento. Eu nunca acreditei em nenhuma dessas coisas até que perdi meu marido há mais de um ano. Quando eu pensei que toda esperança estava perdida, um amigo meu me apresentou a DR.OGHEGHE, um lançador de feitiços, e ele lançou um feitiço de amor por mim, Depois de seguir suas instruções, ele me disse que trarei meu marido de volta em três dias após o feitiço ser lançado. Quatro dias depois, um número estranho me ligou, fiquei chocada ao ouvir a voz, era meu marido que não me ligava há mais de 1 ano, ele me implorou que o perdoasse por tudo que ele fez comigo e com as crianças, e disse ele quer voltar para casa. DR.OGHEGHE, finalmente restaurou minha felicidade. Estou aqui para testificar ao mundo porque sou um testemunho vivo. Você tem um amigo ou família que está doente ?, Você é casado e não tem filhos ?, Se você deseja promoção em seu escritório, feitiço de amor para trazer de volta seu amante, seu namorado, sua namorada, ex marido, ontatá-lo em qualquer situação você está em. email: (ogheghen@gmail.com)

    ResponderExcluir