quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Santa Liadania de Killyon, Abadessa – 11 de agosto

     Santa Liadania de Killyon é uma abadessa que presumivelmente viveu no século VI. Acredita-se que ela tenha sido filha de Maine Cerr, filho de Oengus da linhagem de Lugaid e mãe de São Ciarano de Saighir.
     Tanto na vida de Ciarano escrita por Gotha, onde ela é chamada de Wingela, quanto em uma nota no martirológio de Oengu, Santa Liadania concebeu seu filho "quando uma estrela caiu em sua boca".
     Liadania foi convertida ao Cristianismo por seu filho Ciarano, que lhe construiu uma cela em Ceall Liadain (Kyllon), que mais tarde se tornou um mosteiro, a três milhas de seu mosteiro em Saighir.
     Muitas vezes a época em que São Ciarano e sua mãe viveram é indicada antes da chegada de São Patrício na Irlanda, na realidade a historiografia moderna os coloca no século VI.
     A festa de Santa Liadania no Martirológio de Gorman é celebrada em 11 de agosto.
 
Fonte: Santa Liadania di Killyon (santiebeati.it)
*

     
Temos um
grande número de santas comemoradas nos calendários irlandeses em 11 de agosto. Entre elas estão Santa Atracta e Santa Lelia e agora encontramos outra santa cuja festa ocorre neste dia, Liadania ou Liadhain de Killyon. A tradição diz que Liadania era a mãe do homem conhecido como o 'primogênito dos santos da Irlanda', São Ciarano de Saighir, e que ela também era uma fundadora monástica. Canon O'Hanlon nos diz o que mais se sabe sobre esta mãe de santos e sobre os esforços do estudioso do século 19, John O'Donovan, para identificar a localidade onde ela floresceu.
     Esta santa mulher, de acordo com as tradições, deve ter florescido durante a própria infância do Cristianismo na Irlanda. De acordo com o Martirológio de Donegal, um festival foi celebrado no dia 11 de agosto para homenagear Liadhain, filha de Eochaidh. Ela descende da linhagem de Laighaire. Dizem-nos que ela era mãe de São Ciarano de Saigher e a primeira abadessa entre mulheres santas da Irlanda.
      Havia um estabelecimento religioso em um lugar chamado Killiadhuin, supostamente fundado pela santa e batizado em sua homenagem. Agora é identificado com Killyon, perto de Seir-Kieran. Diz-se que dois acres de terra estavam sob os prédios antigos; mas, agora, apenas uma pequena parte das paredes pode ser vista. Já se faz alusão a este local, nas margens de um pequeno ribeiro, denominado Rio Camcor.
      Ao mesmo tempo, John O'Donovan pensou que a paróquia de Killyon, no baronato de Upper Moyfenrath, no condado de Meath, havia sido especialmente dedicada a Santa Liadania. Esta paróquia de Killyon é limitada ao norte pela paróquia de Killaconnican; a leste pelas paróquias de Castlerickard e Clonard; a sul pela última paróquia e a oeste pelo condado de Westmeath. Havia partes destacadas desta paróquia dentro da de Clonard.
      No entanto, essa opinião do Sr. O'Donovan foi posteriormente retirada, embora, como ele supõe, e com grande possibilidade de conjectura, a paróquia de Killian, no Condado de Meath, também tenha sido dedicada à santa. Os restos de uma antiga igreja estão em um cemitério.
      Sob o governo de Santa Liadhain ou Liadania, viveu Santa Brunsecha, uma virgem santa. Supõe-se que ambas tenham florescido no quinto ou sexto século.
 
Fonte: Omnium Sanctorum Hiberniae: Saint Liadhain of Killyon, August 11
 
Origem e significado de Liadania: é o nome da menina que significa "dama cinzenta". É o nome de uma antiga santa irlandesa e o nome de uma poetisa na lenda folclórica irlandesa. Liadain é outra variação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário