terça-feira, 28 de junho de 2011

Santas Mártires Chinesas de 1900 - Festejadas 28 de junho

 
     Martirologio Romano: No vilarejo de Wanglajia, próximo de Dongguangxian, na província de Hevei, na China, as santas mártires Lucia Wang Cheng, Maria Fan Kun, Maria Qi Yu e Maria Cheng Su, que haviam crescido em um orfanato, foram traspassadas pela espada, ainda mocinhas, durante a perseguição dos Boxer, enquanto felizes, de mãos dadas, caminhavam ao encontro das núpcias eternas.
 
     Martirologio Romano: Na localidade de Jieshuiwang, perto da cidade de Shenxian, na mesma província, Santa Maria Du Zhaozhi, mártir, mãe de um sacerdote, que desiste da fuga para não trair a fé de Cristo e submete-se serenamente tendo a cabeça cortada pelo machado dos inimigos.
 
* * * 
 
     O Levante, Rebelião ou Guerra dos boxers (1899-1901), chamado também de Movimento Yijetuan, foi um movimento antiocidental e anticristão na China.
     A sociedade secreta dos Punhos Harmoniosos e Justiceiros se opunha à expansão estrangeira e à corte Manchu, sustentava que com treino adequado, incluindo o ritual do boxe chinês (Suai Jiao), os seus membros poderiam vencer os ocidentais, que usavam armas de fogo.
     Os boxers atacaram as missões missionárias e demais estabelecimentos estrangeiros, cortaram as linhas telefônicas e as vias férreas. Impelidos em direção ao oeste, os missionários, chineses e cristãos, além daqueles que possuíam bens estrangeiros, foram atacados também. O movimento foi apoiado pela imperatriz Cixi (Tseu-Hi) e alguns governadores de províncias.
     Em 17 de junho de 1900 os boxers cercaram as legações diplomáticas estrangeiras em Beijing por dois meses.
     No auge da revolta, em agosto de 1900, tinham sido mortos mais de 230 estrangeiros e milhares de chineses cristãos por um número desconhecido de rebeldes e simpatizantes. Para sufocar a rebelião, organizou-se uma força internacional composta de 20 mil soldados russos, americanos, britânicos, franceses, japoneses e alemães, que foi enviada para ocupar a sede imperial, onde penetrou a 14 de agosto de 1900, rendendo, ocupando e saqueando a capital.
     As forças estrangeiras negociaram pesadas reparações em dinheiro; os Boxers reagiram com vingança em 1901. A monarquia salvou-se aceitando a liquidação das sociedades secretas, o pagamento de uma indenização de guerra e a proibição de importar armas de fogo.

Nos dias atuais, uma nova perseguição aos católicos é promovida pela seita comunista no poder na China. Nossos irmãos chineses sofrem perseguições, perplexidades, mas continuam firmes na fé. Que Nossa Senhora, a Imperatriz da China católica, proteja seus filhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário