sábado, 1 de setembro de 2012

Beata Ingrid Elofsdotter de Skänninge - Festa 2 de setembro

     Ingrid, da nobre família Elofsdotter, nasceu em meados do século XIII. Por parte de sua mãe, era neta do Rei Canuto da Suécia. Ela recebeu uma educação condizente com sua condição social, sobretudo profundamente cristã. Alma de cândidos ideais, viveu desde os primeiros anos de vida em fervorosa piedade. As virtudes mais heroicas pareciam conaturais nela. Quando muito jovem foi obrigada por seus pais a contrair um riquíssimo casamento, mas todo aquele esplendor do mundo não a deslumbrou, continuando a viver no mundo sem ser do mundo.
     Ficou viúva em pouco tempo. Com uma irmã e um devoto séquito de damas de honra, empreendeu uma longa peregrinação à Terra Santa, onde seu coração se acendeu ainda mais de terno amor pelo Salvador. Da Palestina ela foi para Roma e depois para Santiago de Compostela. Em Roma, pediu ao Papa autorização para fundar um mosteiro de religiosas contemplativas em seu país.
     Retornando ao seu país, um único desejo a dominava: se dedicar para sempre a uma vida de oração e penitência. Mas o demônio, furioso, engendrou uma trama terrível, tentando ofuscar sua reputação entre os seus concidadãos. Tudo entretanto foi esclarecido e a santa peregrina, recebida com alegre veneração, pode logo realizar seus votos e, auxiliada por generosos benfeitores – entre eles seu irmão, João Elovson, cavaleiro teutônico – construiu um mosteiro sob a Regra de São Domingos, onde, juntamente com um bom número de virgens, se dedicou inteiramente a contemplação e as santas austeridades.
     O mosteiro foi inaugurado em 15 de agosto de 1281, em Skänninge, na presença do Rei Magnus Ladulas, com a ajuda e o apoio do dominicano Padre Pedro de Dacia (1230-1289), que dava assistência espiritual às religiosas, com a autorização do Bispo de Linkoping e do Provincial da Ordem.
     A Beata faleceu no dia 2 de setembro de 1282, quando era Priora daquele mosteiro, com tanta fama de santidade e obtendo milagres prodigiosos, que logo o seu culto se espalhou para os povos vizinhos.
     Suas relíquias foram solenemente transladadas em 29 de julho de 1507, pela autoridade do Papa Alexandre VI, estando o rei presente, uma grande multidão, todos os bispos da Suécia e os Irmãos Pregadores daquela região.
     Em 1414, o Bispo de Linkoping, Canuto Bosson, antes do Concílio de Constança, pedira à Santa Sé autorização para abrir o processo de sua canonização. Devido a Pseudo Reforma protestante, o processo não teve continuidade. Durante os eventos da reforma, o Mosteiro de São Martinho foi destruído, bem como as relíquias da Beata, e sua causa de canonização nunca chegou a uma formalização. Mas, ela foi inserida no Martirológio Romano e sua memória é celebrada no dia de seu falecimento.
 

Fontes:  http://www.es.catholic.net/santoral; www.santiebeati/it

Igreja de Nossa Senhora em Skänninge, Suécia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário