sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Beata Lucia de Omura, Mártir japonesa - 8 de setembro

     O xogunado e governo imperial tolerou inicialmente o estabelecimento de missões católicas e dos missionários, pensando aproveitar o fato de a presença dos cristãos vir a enfraquecer o poder dos monges budistas e ajudar no comércio com Espanha e Portugal. Porém, vendo que as Filipinas tinham sido tomadas pelos espanhóis após a conversão da população, o governo xogum viu o cristianismo como uma ameaça e começou a perseguir os cristãos. A religião foi banida e os que recusassem renegá-la eram executados.
     Japonesa de nascimento, Lúcia era viúva e terceira dominicana. Durane a perseguição anticristã hospedou generosamente o padre dominicano, o Beato Domingos Castellet. Em 15 de junho de 1628 foram descobertos e conduzidos, com alguns catequistas, ao cárcere de Omura.
     Depois de alguns meses de prisão, no dia 8 de setembro de 1628, foi conduzida a Nagasaki e queimada viva na idade de oitenta anos. Naquele dia vinte e dois cristãos, japoneses e europeus, receberam a glória de morrer dando testemunho da sua fé e de seu amor a Jesus Cristo.
     Lúcia de Omura foi beatificada junto com os Beatos Mártires do Japão, grupo que engloba 205 mártires que deram a vida pela fé entre 1617 e 1632, na terrível perseguição movida por Hidetada e Iemitsu, em Nagasaki e Tóquio. Esta perseguição durou 15 anos. Foram beatificados por Pio IX a 7 de julho de 1867. Ao todo são 166 cristãos leigos (quase todos japoneses) e 39 sacerdotes. Dentre os sacerdotes, treze são jesuítas, doze são dominicanos, oito franciscanos, cinco agostinianos e um sacerdote diocesano japonês.
     Não se deve confundir estes beatos mártires com os Santos Mártires do Japão, que foram já canonizados e são 26, que sofreram o martírio todos no mesmo dia: 6 de fevereiro de 1597.
     Há ainda os 188 mártires beatificados no dia 24 de novembro de 2008, que foram martirizado em 1603, quando o governo de Tokugawa começou uma forte perseguição contra os cristãos custando a vida de milhares deles, entre eles 4 sacerdotes e 184 leigos, mulheres, crianças, samurais, servos e inclusive pessoas deficientes. 
Pintura representando os Santos Mártires do Japão

Um comentário:

  1. Olá, sra. Zeni!

    Obrigada pelo seu trabalho, Deus lhe pague!

    Envio essa mensagem aqui, pois não achei seu e-mail para contato.

    Preciso fazer um compêndio de santos infantes e como meu conhecimento nessa área tão vasta é ínfimo, peço sua colaboração se for possível.

    Poderia me indicar, por gentileza, o nome de santas, mártires ou não, abaixo dos 10 anos - ou no máximo até os 15 anos - (tantos quantos a sra. se lembrar ou tiver alguma informação)?

    Meu e-mail para contato é tdamorekonorat@gmail.com

    Desde já agradeço e lhe desejo o céu.

    Em Jesus, por Maria.

    Tatiana

    ResponderExcluir