sexta-feira, 29 de novembro de 2013

1 de dezembro: 1o. Domingo do Advento

A d v e n t o
 
     Advento é um tempo litúrgico que começa no domingo mais próximo da festa de Santo André Apóstolo (30 de novembro) e abarca quatro domingos. O primeiro domingo pode adiantar-se até o dia 27 de novembro (Festa da Medalha Milagrosa), então o Advento tem vinte e oito dias, ou atrasar-se até o dia 3 de dezembro, tendo só vinte e um dias. Em 2013 o Advento se inicia no próximo domingo, dia 1º de dezembro.
     Com o Advento o ano eclesiástico se inicia nas Igrejas Ocidentais. Durante este tempo os fiéis são exortados a preparar-se dignamente para celebrar o aniversário da vinda de Nosso Senhor ao mundo, de maneira que suas almas sejam moradas adequadas ao Redentor que vem através da Sagrada Comunhão e da graça, e em conseqüência estejam preparadas para sua vinda final como Juiz, na morte e no fim do mundo.
 
Simbolismo
     A Igreja prepara a Liturgia neste tempo para alcançar este objetivo. A oração oficial, no Breviário, no Invitatório de Matinas, chama seus ministros para adorar "o Rei que vem, o Senhor que se aproxima", "o Senhor que está perto", "amanhã contemplareis Sua glória". Nos Evangelhos a Igreja fala do Senhor que vem em sua glória; dAquele no qual e através do qual as profecias são cumpridas.
 
Origem Histórica
     A primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380 o Sínodo de Saragoça prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que antigamente também se celebrava o Natal. Na França, Perpétuo, bispo de Tours, instituiu seis semanas de preparação para o Natal e em Roma o Sacramentário Gelasiano cita o Advento no fim do século V.
     Há relatos de que o Advento começou a ser observado entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo como preparação para a festa do Natal.
     No final do século IV, na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter ascético com jejum, abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de São Martinho). Duas homilias de São Máximo, Bispo de Turim (415-466), intituladas "In Adventu Domini", porém não fazem referência a nenhum tempo especial.
     Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o Batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor, passando a ser celebrado durante 5 domingos. No século oitavo, desde o dia 15 de novembro à Natividade, o Advento era observado não como uma celebração litúrgica, mas como um tempo de jejuns e abstinência que foi posteriormente reduzido a sete dias. Porém, um concílio ordenava o jejum de acordo com a velha regra desde o quinze de novembro.
 
A Coroa do Advento                                                         

 
   Origem: A Coroa do Advento tem sua origem numa tradição pagã européia que consistia em acender velas durante o inverno para representar o fogo do deus sol, pedindo que regressasse com sua luz e calor durante o inverno. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. A partir de seus costumes, ensinaram-lhes a Fé Católica. A coroa é formada por uma grande variedade de símbolos:
   A forma circular: O círculo não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e sem fim, e também de nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar.
   Os ramos verdes: Verde é a cor da esperança e da vida, e Deus quer que esperemos Sua graça, o perdão dos pecados e a glória eterna no final de nossas vidas. O anelo mais importante em nossas vidas deve ser chegar a uma união mais estreita com Deus, nosso Pai.
   As quatro velas nos fazem pensar na obscuridade provocada pelo pecado que cega o homem e o afasta de Deus. Depois da primeira queda do homem, Deus foi dando pouco a pouco uma esperança de salvação que iluminou todo o Universo como as velas a coroa. Assim como as trevas se dissipam com cada vela que acendemos, os séculos foram se iluminando com a proximidade cada vez maior da chegada de Cristo a nosso mundo.
   São quatro as velas que se coloca na coroa e que acendemos uma após a outra, cada uma representando um dos quatro domingos do Advento. Elas vão sendo acesas uma de cada vez. Assim, no 1o domingo só haverá uma vela acesa; no 2o duas; e assim por diante. Nos domingos do Advento a família deve se reunir em torno da Coroa do Advento para fazer alguma oração, todos se preparando para receber o Menino Jesus que vem nos trazer abundantes graças “aos homens de boa vontade”.
 
Os que esperavam a Cristo:
 
   Durante o Advento podemos nos recordar de alguns personagens do Antigo e do Novo Testamento que esperavam a vinda do Messias. Alguns personagens que se podem incluir:
       Abraão: Deus disse a Abraão que sua descendência ia ser numerosa como as estrela do céu e os grãos de areia do mar, e assim foi.
      David: Deus disse ao rei David que o Messias ia nascer de sua família.
      Isaías: Deus disse ao profeta Isaías que o Messias ia nascer da Virgem.
       Jeremias: Deus disse ao profeta Jeremias que quando nascesse o Messias, Ele ia dar aos homens um coração novo para conhecê-lo e amá-lo muito.
      Ezequiel: Deus disse ao profeta Ezequiel que o Messias ia ressuscitar.
      Miquéias: Deus disse ao profeta Miquéias que seu Filho ia nascer em Belém.
      Oséias: Deus disse ao profeta Oséias que Ele ia chamar seu Filho do Egito.
      Zacarias: Deus disse ao profeta Zacarias que seu filho ia entrar em Jerusalém montado em um jumento.
      Homens Sábios ou Reis Magos: esperavam a vinda do Salvador dos homens.
      Os pastores: Foram avisados por um anjo do grande acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário