sexta-feira, 4 de julho de 2014

Santa Marta de Antioquia, leiga - 5 de julho

Martirológio Romano: No Monte Admirável, na Síria, Santa Marta, mãe de São Simeão Estilita o Jovem. 

     Marta nasceu na Antioquia no início do século VI. Embora tivesse feito voto de virgindade, casou-se com João, originário de Edessa, para obedecer aos pais e após ter tido uma revelação de São João Batista, que anunciou inclusive o nome do filho que ela daria à luz.
     Depois de alguns anos, após o falecimento do esposo, ela se dedicou com zelo à formação católica do filho, Simeão, que nascera em 520. Simeão se tornaria célebre por sua vida e sua atividade no Monte dos Milagres (ou Admirável), próximo de Antioquia.
     Um século mais tarde um autor, provavelmente um monge do convento de São Simeão, escreveu uma “Vida de Marta” que, ao narrar as suas maravilhas, supera a própria “Vida” do filho, que apareceu um pouco mais tarde. A obra é rica sobretudo de lugares comuns sobre sua virtude, contínuas aparições de São João Batista e de anjos, além de numerosos milagres.
     Um anjo anunciou a data de sua morte com um ano de antecedência e ela informou o filho a respeito, pedindo que ele a sepultasse no cemitério dos estrangeiros em Daphne, perto de Antioquia.
     Marta faleceu no dia 5 de julho de 551 e sua vontade foi respeitada quanto aos funerais. Informado sobre a morte da mãe, Simeão mandou exumar o seu corpo e o fez sepultar na abside da Igreja da Ssma. Trindade, à direita de sua coluna. Mas Marta lhe apareceu para pedir que construísse um sepulcro na parte sul da igreja, onde foi construída uma capela para a qual foi transferido o seu corpo com grande solenidade e onde ocorreram muitos milagres.
 
Etimologia: Marta, do arameu ou do siríaco: “senhora”.
 
São Simeão Estilita, o Jovem
     Assim como seu homônimo, São Simeão Estilita, o Velho, o primeiro dos estilitas, Simeão parece ter sido atraído desde muito cedo para uma vida austera. Ele se juntou a uma comunidade asceta que vivia ao redor de outro eremita num pilar, chamado João, que agia como líder espiritual do grupo.
     Simeão, ainda um garoto, fez com que erigissem uma coluna para si quando ele perdeu seu primeiro dente. Ele manteve este estilo de vida por 68 anos, porém, no decurso de sua vida, ele se mudou diversas vezes para outra coluna.
     Quando da primeira destas mudanças, o Patriarca de Antioquia e Bispo de Selêucia o ordenou diácono durante um curto período em que ele ficou no chão. Por oito anos, até a morte de João, Simeão permaneceu ao lado da coluna de seu mestre, tão perto que eles podiam facilmente conversar. Durante este período, seu ascetismo foi contido pelo do ancião.
     Após a morte de João, Simeão deu forças às suas práticas ascéticas ao ponto de Evágrio Escolástico afirmar que ele vivia apenas sob arbustos que cresciam na região de Teópolis. Ele foi novamente ordenado, agora padre, e foi assim que pode oferecer uma missa pela memória de sua mãe.
     Nessas ocasiões, seus discípulos, um após o outro, subiam por uma escada para receber a Eucaristia de suas mãos. Como era o caso da maioria dos outros santos estilitas, um grande número de milagres foi atribuído a Simeão o Jovem. Dotado de poderes extraordinários sobre o demônio e as forças da natureza, em diversas ocasiões a cura de doentes era realizada por meio de imagens representando o eremita. No final de sua vida o santo ocupava uma coluna sobre um morro próximo de Antioquia chamado, por causa dele, de "Monte dos Milagres", e foi ali que ele morreu no dia 24 de maio de 592.
     Além de uma carta escrita de seu pilar ao guardião da cruz verdadeira em Jerusalém, diversas outras obras são atribuídas a ele. Uma quantidade destes curtos tratados espirituais foi publicada por Cozza-Luzzi ("Nova PP. Bib.", VIII, iii, Roma, 1871, pp. 4–156). Há também um "Apocalipse" e cartas aos imperadores bizantinos Justiniano I e Justino II.
     Há uma longa "Vida de São Simeão, o Jovem”, escrita por Nicéforo Calisto, mas é possível aprender mais sobre a vida do santo a partir da "Vida de Santa Marta", sua mãe, e pela História Eclesiástica de Evágrio Escolástico.
 

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se existe conhecimento do nome da mae de Santa Marta irmã de São Lázaro e de Maria. E se existe ulgum estudo sobre a possibilidade de Marta e Maria serem irmãs gemeas? Tenho dois filhos José Miguel (mais velho) e Alvaro Jose, nascido do mesmo parto. Vejo no comportamento dois dois um certo ciume sádios. Um é capaz de perceber que o outro tenha escolhido a melhor parte e ai começa a briga: reclamam com os pais sobre a escolha do outro. E importante, diz que o outro não quer dividir...Sou de Macaé no interior do Rio de Janeiro e estamos numa briga para autorização de um fundo para se construir uma Basílica em Honra de Santa Marta. No dia 29 de julho deste ano no dia de Santa Marta, após a Santa Missa pus-me a procurar um lugar para Santa Marta. E num lugar bem alto encontrei um pedra superior que se tem uma otima visao e mais abaixo achei duas pedras unidas como se fossem uma só pedra. Porém existe um mistério entre as duas pedras enormes: existe uma faixa em linha reta entre as duas pedras. Uma faixa de Mais ou menos uns 25 centímetros aproximadamente em linha reta como se um tipo de pedra mais clarinha tivesse brotado entre as duas. Acredito que seja um fenômeno a parte. Temos uma senhora que se propoem a nos doar uns 10.000 de terra em uma area nobre na entrada da Cidade. Temos um doador de um prédio com 27 conjugados e uma cobertura, para rifar os apartamentos a R$ 5,00 para construir a basílica e em outra parte da Cidade um Monumento em GRANDE HONRA DO MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA CUJA DATA SE PASSA DESPERCEBIDA NA CIDADE. A cidade de MAcaé Tem São João Batista como Padroeiro da Cidade e cuja Festa é celebrada no dia 24 de junho. Sendo que a Cidade faz aniversário no dia de SANTA MARTA. A cidade não tem nenhuma Igreja e nenhuma comunidade com nome de Santa Marta. A igreja mais antiga da Cidade é a Igreja de SANTANA, que fica em um monte alto bem próximo ao centro da cidade. E neste projeto teriamos farois unindos estes locais. REzem por nós, pois a nossa cidade estar sendo tomada pelos traficantes vindo do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir