sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Santa Adelina de Poulangy, Abadessa - 28 de agosto

    
Ruínas do mosteiro fundado pelo Beato Guy 
Filha do Beato Guido (Guy*), irmão de São Bernardo de Claraval, e da Beata Elisabete, que foi abadessa de Larrey (Dijon).
     Adelina cresceu em Juilly; abraçou a vida monástica no mosteiro materno, ou talvez em Jully ou em Tard. Enviada para Poulangy (diocese de Langres) para introduzir ali a reforma cisterciense, tornou-se abadessa daquele mosteiro de 1157 a 1200.
     Nas suas atividades para o bem da Ordem, Adelina obedecia a direção do tio, São Bernardo. Após sua morte foi venerada como beata ou santa, mas não há indícios de um culto oficial.
     Sua memória é celebrada no dia 28 de agosto ou em 2 de setembro.
 
(*) Guy de Durnes foi o primeiro abade de Notre-Dame de Cherlieu. Ele deixou Claraval para fundar, com 12 religiosos, a abadia cisterciense de Cherlieu, em 17 de janeiro de 1131. A fama de santidade de Guy e de seus discípulos atraiu muitos e o mosteiro chegou a contar com 600 monges.  A vida ali era austera: comiam quase sempre folhas de faia com pão de cevada. Com Guy, Cherlieu expandiu-se com novos mosteiros em Acey, Le Gard, Haut-Crête na Suisse, Beaulieu. São Bernardo associou-o à revisão e à correção do canto litúrgico. Ele faleceu em 1157.
 
Etimologia: Adelina (como Adele e Adelaide) do alemão, composto de Adel, nobre ou nobreza, et lind, doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário