quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Beata Isabel Canori Mora, Mãe de família, 3ª. trinitária - 5 de fevereiro

    
     Isabel Canori Mora (1774–1825) foi uma leiga romana beneficiada com extraordinários fenômenos místicos.
     Em 1996, a Libreria Editrice Vaticana, com o Imprimatur da diocese de Roma, editou tais escritos na íntegra, seguindo a ortografia e a gramática italiana moderna (La mia vita nel Cuore della TrinitàDiario della Beata Elisabetta Canori Mora, sposa e madre, Libreria Editrice Vaticana, 1996, 765 pp. Imprimatur do Vicariato de Roma, Pe. Luigi Moretti, secretário-geral, 31-8-1995). [...]
     A nota dominante da vida da bem-aventurada foi dada pelo pedido que Deus lhe fez, de oferecer-se como vítima pela preservação do Papado em Roma. Tal pedido ocorreu no início do pontificado de Leão XII (28.9.1823–10.2.1829), quando a beata teve uma revelação sobre uma futura restauração da Igreja.
     Deus, que costumava falar a ela com uma franqueza não usual sobre o Papado, então lhe fez ver que essa renovação da Igreja não dependia tanto dos ocupantes da Cátedra de Pedro quanto da erradicação dos erros que envenenam a sociedades civil e eclesial.
     Esses erros afiguravam-se na visão como cinco imensas árvores que intoxicam e matam espiritualmente grandes multidões de homens. A indispensável tarefa de erradicação desses erros tem um lado angélico sobrenatural.
     Essa visão reveste-se de interesse todo especial para os nossos dias. Quando, afinal, a Igreja será restaurada?
     No dia 10 de janeiro de 1824 minha alma foi admitida para falar familiarmente com meu Deus. Ele se deteve, na sua infinita bondade, para falar com minha pobre alma sobre as circunstâncias de nossa santa religião católica e da Santa Igreja.
     Minha alma assim orava a meu Deus pelas necessidades atuais da Santa Igreja:
     – Meu Deus – dizia – quando acontecerá que eu possa Vos ver honrado e glorificado por todos os homens como convém? Mas, oh meu Deus, como são poucos os que Vos amam! Oh, como é grande o número dos que Vos desprezam, meu Deus, que grande pena é isto para mim! Acreditava que com esta eleição de um novo Papa [Nota: refere-se à eleição de S.S. Leão XII] a Santa Igreja seria renovada, e que o Cristianismo iria mudar de costumes; mas, pelo que eu vejo, caminhamos de mesmo jeito.
     Diante desta minha insistência, Deus me respondeu assim:
     – Minha filha, não recordas que Eu te disse que a nave era a mesma, e que adiantaria pouco, para os marinheiros da nave, mudar de piloto?
     Minha alma respondeu:
     –Ah sim, meu Deus, lembro-me que, três dias após a eleição do sumo pontífice Leão, fizestes-me entender bem que a série de perseguições não havia acabado. Meu Deus, se a nave será sempre a mesma, nós ficaremos presos aos mesmos males! Ah! Senhor, reparai-a Vós, fazei uma nave nova, que nos conduza ao porto da bem-aventurança eterna do Paraíso!
     Sim, meu Deus, peço-Vos esta graça pelos vossos méritos infinitos, sim, não m’a negueis. Vós me tendes prometido ouvir minhas pobres orações. Sim, pela vossa bondade, ouvi-me, então, pois eu Vos rogo por todo o Cristianismo: reponde-nos no bom caminho, Vos rogo, Vos suplico, pelo vosso Sangue Preciosíssimo; para que fabriqueis a nave de nossa salvação!
     E assim ouvi responder:
     – Minha filha, antes de construir essa nave, devem tirar aquelas cinco árvores que estendem suas raízes pela terra.
     Ouvindo estas palavras, minha alma entristeceu muito, achando que demoraria muitíssimo tempo fazer esta nova nave.
     – Portanto – eu dizia chorando – dois séculos não serão suficientes para fabricar esta nave! Meu Deus, quanta pena isso me causa. Se Noé demorou cem anos para fabricar a Arca, Vós, portanto, oh meu Deus, continuareis a ser ofendido durante um tão longo período de tempo? Eu não posso imaginar, eu me sinto desmaiar pela dor. Oh meu Jesus, tirai-me a vida, pois eu não consigo Vos ver de tal maneira ofendido.
     Chorava abundantemente e me sentia esmagada pela grande aflição de espírito; mas, enquanto estava nessa situação aflitiva, ouvi uma voz que dizia:
     – Serena teu espírito, enxuga também tuas lágrimas. Sabe que este não é um trabalho terrestre, como o de Noé, mas é um trabalho celeste, porque os fabricantes desta minha nave são os meus anjos. Alegra-te, oh minha filha, amada, e não te entristeças! O tempo está em minhas mãos, posso abreviá-lo quanto quiser; reza, não te canses, que não será tão demorado como tu pensas.
     E minha alma respondeu assim:
     – Oh meu Deus, quanto me alegrais fazendo-me saber que Vos aprazará abreviar o tempo de vossas misericórdias; venha logo este tempo bendito, oh meu Senhor, para que sejais conhecido, amado e adorado como convém por todos.
     Assim a Beata Isabel Canori Mora deixou registrado no diário com suas revelações místicas, que escreveu por ordem de seu diretor espiritual:
Os anjos lhe revelam a conspiração dentro da Igreja Católica
     No dia 26 de janeiro de 1815, fui levada pelos santos anjos, que costumam me favorecer, a um lugar subterrâneo, onde, pelas tochas acesas que conduziam nas mãos, pude descobrir a perseguição oculta que é feita por muitos eclesiásticos contra Deus. Sob o manto do bem, perseguem a Jesus crucificado e seu Santo Evangelho. Eu os via como lobos enraivecidos que maquinavam derrubar o chefe da Igreja de seu trono, procuravam por todas as formas jogar por terra a Igreja Católica.
     Mas porque foi do agrado de Deus, pela valiosa intercessão do patriarca Santo Inácio, eu via surgir da nobilíssima Companhia de Jesus um grande personagem, rico de virtudes e de doutrina, muito insigne, dotado de celeste eloquência, que sustentava os direitos da Igreja Católica, juntamente com outros seus companheiros, muitos dos quais davam seu sangue por Jesus Cristo.
     Diante deste conhecimento, minha pobre alma apresentava ardentes orações ao Altíssimo, para que se dignasse libertar nossa Mãe, a Santa Igreja, de uma perseguição tão funesta.
     Subitamente, eu fui levada como por um relâmpago a ver o duro estrago que está para fazer a justiça de Deus sobre aqueles miseráveis. Com supremo terror, eu via relampaguear em volta deles os raios da justiça irada. [...]
A Igreja Católica vivendo uma espécie de Paixão
     No dia 1º de abril 1815, (...) depois do jantar, eu estava na igreja, na adoração do Santíssimo Sacramento, quando me pareceu ser transportada num instante a um local solitário onde tudo respirava tristeza e aflição.
     De improviso vi chegar muitos Anjos que, pelos seus rostos e suas vestimentas, denotavam os gravíssimos padecimentos de nossa Mãe a Santa Igreja. Depois vi chegar mais outros três Anjos, igualmente vestidos de luto, muito mais tristes que os primeiros. Eles levavam sobre os ombros uma pedra de um tamanho desmesurado e de uma beleza ímpar. Pousaram com muito respeito solitário a referida grandíssima e belíssima pedra naquele lugar, e todos os anjos mencionados formaram em volta dela uma coroa, e choravam olhando-a cheios de tristeza.
     Como foi lutuosa a impressão que recebeu meu coração, não saberia repeti-lo. (...) E eis que vi de longe chegar outros homens de santa vida, tristes nos rostos, penitenciais nas vestimentas, que olhavam dita pedra e choravam. A aflição deles demonstrava muita coisa. Diante deste comparecimento, meu espírito ficou muito aflito e angustiado. Mas não acabou aqui a minha pena.
     Eis que de novo vejo aparecer muitas santas virgens, tristes e doloridas, com os rostos pálidos e vertendo muitos prantos, seus corações estavam cheios de pesar. Estas virgens aflitas acompanhavam uma venerável matrona, vestida de escuro, com a tristeza no rosto e a aflição no coração.
     Vendo isto o meu espírito ficou intrigado, e cheio de temor procurava o significado de tudo quanto tinha visto, quando desde o alto do céu percebi relampagueando os raios da justiça irritada.
     Meu espírito ficou estupefato de medo, privado de todo conhecimento.
Perseguições atraem um caos e um castigo universal
     No dia 11 de abril de 1815, enquanto rezava pelas necessidades de nossa Mãe, a Santa Igreja, e do Sumo Pontífice, me pareceu ter uma notícia interna que me mostrou a grande manobra que é feita pelos perseguidores de nossa religião católica. Estes tentam, com enganos sutilíssimos e argumentos dissimulados, derrubar o chefe da Igreja. Imploremos ardentemente ao Senhor para que ninguém seja enganado pelas fraudes deles.
     No dia 7 de junho de 1815, durante a Santa Comunhão, fui levada a um local solitário onde tive notícia das graves aflições que deverá sofrer nossa santa Mãe a Igreja. Oh, quantas penas! Mas quantas deveremos sofrer nós! Deus quer renovar todo o mundo. E isto não se pode fazer sem uma grande destruição. (...)
Purificação da Igreja Católica
     O mundo era proa de uma gravíssima desolação. A pequena grei de Jesus Cristo apresentava ardorosas orações ao Altíssimo para que se dignasse suspender tanto extermínio e tanta ruína. Em atenção aos votos deste pequeno número, cessava o extermínio por parte dos homens e começava um outro da parte de Deus.
     O céu ficou coberto de negras nuvens, estourando os mais terríveis raios que aqui incineravam, lá incendiavam. A terra estava abalada não menos que o céu. Terremotos mais horríveis, as voragens mais ruinosas provocavam os derradeiros estragos sobre a terra. Desta maneira foram separados os bons católicos dos maus cristãos.
     Muitos daqueles que outrora negavam Deus agora O confessavam e O reconheciam pelo Deus que Ele é.
     Todos O respeitavam, O adoravam, O amavam. Todos observavam sua Santa Lei. Todos os religiosos e as religiosas se estabeleciam na verdadeira observância de suas Regras.
     O clero secular era a edificação da Santa Igreja. Nas Ordens religiosas floresciam homens de muita santidade e doutrina, de vida muito austera. Todo o mundo estava em paz.
     Escrito por obediência.

Fontes: Impresso: —Bem-aventurada Isabel Canori Mora (1774–1825) "La mia vita nel Cuore della Trinità — Diario della Beata Elisabetta Canori Mora, sposa e madre", Libreria Editrice Vaticana, 1996, 765 pp. Imprimatur do Vicariato de Roma, Pe. Luigi Moretti, secretário-geral, 31-8-1995" Manuscrito: MS 132, igreja de San Carlo alle Quattro Fontane, Roma. Versão digital: — Intratext.
http://www.intratext.com/IXT/ITA1070/.
http://aparicaodelasalette.blogspot.com.br/2013/03/conspiracao-na-igreja-e-seu-castigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário