sexta-feira, 18 de março de 2016

São José, Patrono da Boa Morte - 19 de março


A agonia do Patrono da Boa Morte

Este conjunto escultural interpreta muito bem a morte de São José, no transe de quem já está agonizando. Ele sofre as dores da morte, mas numa atitude de quem sabe que se encontra assistido pela Santíssima Virgem e por Nosso Senhor. São José tem conhecimento de que está tendo contato com o próprio Deus e com sua virginal esposa e a noção de que isso já é o Céu!
São José aparenta deixar sua alma aberta para ouvir o que Eles dizem. Mas só pode prestar meia atenção devido à extrema dor – propriamente uma agonia. Entretanto, nota-se que ele está tranquilo e recebendo graças e correspondendo a elas.
Observem a atitude de Nosso Senhor. Ele fala com o respeito com que se fala a um pai, concedendo a São José a honra de tocar nEle. Atitude de Mestre, de autoridade, de sabedoria e bondade fantásticas, mas com algo de respeito de filho para com seu pai. Nosso Senhor observa em São José o efeito do que Ele diz e, assim, continua falando, matizando suas palavras de acordo com as reações de seu pai adotivo. Fala com afeto, com muito cuidado, mas sem apreensão, uma vez que sabe perfeitamente que São José irá para o Céu.
Quanto à Virgem Santíssima, observem que Ela se coloca em segundo plano; não fala, conserva a distância que a Virgem mantém em relação ao seu próprio esposo.
Ela não fala, mas se mostra muito carinhosa, atenta e participando da dor do esposo castíssimo. A compaixão nEla aparece mais acentuada do que em Nosso Senhor, porque Ele é o mestre e Ela é a esposa que acompanha aquela situação.
 
Plinio Corrêa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário