sábado, 25 de junho de 2016

Santa Tigris ou Tecla de Maurienne, Virgem e eremita - 25 de junho

Martirológio Romano: Em Maurienne, na Saboia, Santa Tigris, virgem, que se dedicou a propagar ali com grande zelo o culto a São João, o Precursor. Século VI.

     O vale francês de Maurienne é conhecido geralmente como “berceu de la Maison de Saboia” (como dizem as inscrições na estrada), quer dizer, “o berço da Casa de Saboia”. Este condado foi de fato a primeira possessão de Humberto Biancamano, fundador de Saboia, cujos restos ainda descansam na catedral da capital do vale, São João de Maurienne.
     Não é por acaso que a cidade tem este nome: tem relação com a Santa celebrada hoje, Tigris, às vezes chamada de Tecla.
     Tigris ou Tecla era natural de Valloires, aldeia de Maurienne, na Saboia (França). Junto com sua irmã Pigmenia peregrinou à Terra Santa e à Alexandria do Egito, onde manteve contato com várias experiências de vida eremítica.
     De volta a sua terra, não apenas trouxe a forma particular de vida de solidão para os Alpes da Saboia, como também foi portadora de uma preciosa relíquia: três dedos da mão de São João Batista, o que deu origem ao brasão da cidade, representando uma mão de prata que abençoa sobre um fundo azul.
     O antigo burgo de Maurienne tomou assim o nome de São João de Maurienne, e o rei São Gontrão promoveu-o a bispado e foi a verdadeira capital do que seria o primeiro feudo saboiardo. A catedral, além de custodiar esta preciosa relíquia, alguns séculos depois foi a primeira necrópole que acolheu os restos dos membros da Casa de Saboia.
     Tigris tornou-se zelosa promotora do culto de São João Batista na Saboia, viveu como eremita, abandonando os poucos bens terrenos que possuía. Somente interrompia sua solidão para assistir a Santa Missa. Não se sabe se viveu muito, porém sua existência é historicamente provada e colocada no século VI. O Martirológio Romano a comemora no dia 25 de junho.
     O bispo de Turim, Rufo, em vão tentou obter a relíquia do Batista custodiada em São João de Maurienne, mas em todo caso alguns fragmentos do santo são ainda hoje venerados em Turim, da qual é patrono, e em Aosta. Nesta última, o seu culto foi promovido pelo célebre bispo São Grato.

São João Batista por Martin Benat, séc.XV
Fonte: www.santiebeati.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário