sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O tempo do Advento


     O Advento é o tempo de preparação para celebrar o Natal e começa quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca o início do novo Ano Litúrgico católico e em 2017 começará no domingo 3 de dezembro.
     Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. Começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas. Este ano se iniciará, como foi dito, no domingo 3 de dezembro.
     O Advento está dividido em duas partes: as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a vinda do Senhor quando ocorrer o fim do mundo, enquanto as duas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e sua irrupção na história do homem no Natal.
     Nas igrejas e nas casas são colocadas as coras do Advento. Os paramentos do sacerdote são roxos, como símbolo de preparação e penitência. A exceção é o terceiro domingo, o Domingo Gaudete (da alegria), no qual pode se usar a cor rósea.
     A fim de fazer sensível esta dupla preparação de espera, durante o Advento a Liturgia suprime alguns elementos festivos. Na Missa, não é proclamado o hino do Glória. Anteriormente todo o tempo do Advento era época de jejum e abstinência de carne.  Algumas Ordens religiosas ainda mantêm este costume e também guardam o silêncio.
     O objetivo desses simbolismos é expressar de maneira tangível que, enquanto dura a peregrinação do homem nesta terra, falta-lhe algo para seu gozo completo. Quando o Senhor se fizer presente no meio do seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, representada pela Solenidade do Natal.
     Muitos católicos sabem do Advento, mas talvez as preocupações no trabalho, as provas na escola, os ensaios com o coral ou teatro de Natal, a arrumação do presépio e a compra dos presentes fazem com que se esqueçam do verdadeiro sentido deste tempo.
     Por isso, é preciso recordar que a principal preparação neste período deve ser interior, na espera da vinda de Jesus.
     No tempo do Advento, faz-se um apelo aos cristãos, a fim de que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas, como: 1) a vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer Cristo que vem nos acontecimentos e nos irmãos; 2) a conversão, São João Batista nos recorda que devemos “preparar os caminhos do Senhor”, isto é, manter uma atitude de permanente conversão. A conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida; 3) a espera da vinda do Filho de Deus ao mundo, sendo a Ssma. Virgem a figura central e sua espera é modelo e estímulo da nossa espera; 4) a pobreza interior, de um coração disponível para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias, Isabel; 5) a alegria, na feliz expectativa do Menino Deus que vem e na invencível certeza de que Ele não falhará.

Coroa do Advento

1º Domingo, 3 de dezembro
     Acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento, sinal de vigilância e desejo de conversão.

2º Domingo, 10 de dezembro
     Acenderemos a segunda da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.

3º Domingo, 17 de dezembro
     O Evangelho nos relata a visita da Virgem à sua prima Santa Isabel e nos convida a repetir como ela: “Quem sou eu para que a Mãe do meu Senhor venha a visitar-me?” Nesta terceira semana do Advento, meditemos sobre o papel que a Virgem Maria desempenhou. Alimentemos a nossa devoção à Maria rezando o Terço em família. Acenderemos como sinal de esperança gozosa a terceira vela da Coroa do Advento.

4º Domingo, 24 de dezembro
     Como já está tão próximo o Natal, nos reconciliamos com Deus e com nossos irmãos, agora nos resta somente esperar a grande festa. Todos os preparativos para a festa deverão ser vividos com o firme propósito de aceitar a Jesus nos corações, nas famílias e na sociedade. Acenderemos a quarta vela da Coroa do Advento.






Fontes: acidigital.com e outras

Nenhum comentário:

Postar um comentário