domingo, 26 de julho de 2020

Santa Ana e São Joaquim – 26 de julho


Pais da Santíssima Virgem Maria

     Santa Ana era a esposa de São Joaquim e foi escolhida por Deus para ser a mãe de Maria, sua própria Mãe abençoada na terra. Ambos eram da casa real de Davi, e suas vidas estavam totalmente ocupadas em oração e boas obras. Só faltava uma coisa em sua união - eles não tinham filhos, e isso era considerado um infortúnio amargo entre os judeus.
     Por fim, quando Ana era uma mulher idosa, Maria nasceu, fruto mais da graça do que da natureza, e a filha mais de Deus do que do homem. Com o nascimento de Maria, a idosa Ana começou uma nova vida: ela assistia todos os seus movimentos com reverente ternura e sentia-se santificada a cada hora pela presença de sua filha Imaculada. Mas ela recebeu sua filha de Deus e a Ele Ana devolveu.
     Maria tinha três anos quando Ana e Joaquim a levaram aos degraus do templo, a observaram entrar no santuário e depois não mais a viram. Assim, Ana foi deixada sem filhos na velhice solitária e privada de sua mais pura alegria terrena exatamente quando ela mais precisava. Ela humildemente adorou a Vontade Divina, e começou novamente a praticar o bem e rezar, até que Deus a chamou para um descanso interminável com a Santíssima Trindade na glória celestial.
*
     Deus fica satisfeito com os efeitos visíveis que testemunham o quanto Ele é honrado pela devoção dos fiéis a Santa Ana, que é grande modelo de virtude para todos no estado de casado e encarregada da educação dos filhos. Foi uma dignidade sublime e uma grande honra para esses santos darem a um mundo perdido a advogado da misericórdia e, ao mesmo tempo, serem os pais dessa advogada que em breve seria exaltada com dignidade inimaginável como Mãe de Deus.
    Mas era uma felicidade muito maior ser, pela graça de Deus, o maior instrumento da virtude de Maria, e ser espiritualmente sua mãe por uma educação santa, em perfeita inocência e santidade. Santa Ana, sendo ela mesma um vaso de graça, não apenas pelo nome, mas pela posse desse rico tesouro, foi escolhida por Deus para formar a alma da Santíssima Virgem Maria em perfeita virtude - e seu piedoso cuidado com essa ilustre filha foi o maior meio de sua própria santificação e glória na Igreja de Deus até o fim dos tempos.
     É uma lição para todos os pais cujo principal dever é a santa educação de seus filhos. Com isso, eles glorificam seu Criador, perpetuam Sua honra na terra e santificam suas próprias almas. São Paulo diz que é pela educação de seus filhos que os pais serão salvos. No entanto, vemos pais solícitos pelas qualificações mundanas de seus filhos e empenhados em conseguir um estabelecimento no mundo; mas extremamente descuidados em nutri-los na virtude, na qual somente a verdadeira felicidade deles consiste.
     Essa reflexão levou às lágrimas Crates, um filósofo pagão que desejava subir ao lugar mais alto de sua cidade e gritar, com todas as suas forças: “Cidadãos, o que vocês pensam? Vocês empregam todo o seu tempo acumulando riquezas para deixar para seus filhos; todavia, não se preocupam em cultivar suas almas com virtude, como se um estado fosse mais precioso que eles mesmos”.
Apresentação de Na. Sra. no Templo
     A palavra hebraica ‘Ana’ significa ‘graciosa’. São Joaquim e Santa Ana, os pais da Bem-Aventurada Virgem Maria, são justamente honrados na Igreja, e sua virtude é altamente louvada por São João Damasceno. O imperador Justiniano I construiu uma igreja em Constantinopla em homenagem a Santa Ana, por volta do ano 550. Codinus menciona outra construída por Justiniano II em 705. Seu corpo foi levado da Palestina para Constantinopla em 710, de onde algumas partes de suas relíquias foram disseminadas no Ocidente. F. Cuper, o bolandista, colecionou um grande número de milagres obtidos ​​por sua intercessão.
     Dois santuários populares para Santa Ana são o de Ste. Anne D'Auray, na Bretanha, no oeste da França, e o de St. Anne de Beaupre, perto de Quebec, onde há inúmeras lembranças em ação de graças pelos favores e curas concedidas.

Oração a Santa Ana
     Santa Ana, fostes especialmente favorecida por Deus para ser a mãe da Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Nosso Salvador. Pelo seu poder junto à sua filha puríssima e ao seu Filho Divino, obtenha gentilmente para nós a graça e o favor que agora buscamos.
       Rogamos, garanta também o perdão dos pecados passados, a força para cumprir fielmente nossos deveres diários e a ajuda que precisamos para perseverar no amor de Jesus e Maria.
Amém.

Fonte: Vida dos Santos de Butler em 1894;
Tirada da Vida dos Santos de Butler em 1903



Nenhum comentário:

Postar um comentário