segunda-feira, 20 de julho de 2020

Santa Odília de Colônia, mártir – 18 de julho


Santa Odília e os crúzios que encontraram suas relíquias
Padroeira dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz

     Odília de Colônia foi uma mártir e santa da Igreja Católica do século IV, filha de um poderoso governante da Grã-Bretanha. Por volta do ano 383 Odília e dez outras virgens, entre elas Santa Úrsula, partiram da Inglaterra, em uma peregrinação ao Oriente. Essas virgens foram procurar um lugar onde pudessem praticar sua fé em paz e sossego, mas às portas de Colônia (Alemanha) foram recebidas pelos bárbaros Hunos e morreram em defesa de sua pureza e fé cristãs.
     Cerca de 800 anos mais tarde, em 1287, Odília apareceu a João Novelan, um irmão dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz, e lhe disse que tinha sido nomeada por Deus para ser a Padroeira e Protetora dos membros da Ordem (agora comumente chamados de Padres Crúzios). Ela informou também que suas relíquias se encontravam em um pomar em Colônia e pediu-lhe para desenterrá-las. Ele pediu a permissão de seu superior, mas foi recusada. Santa Odília apareceu mais duas vezes. Finalmente, o Prior consentiu e ordenou um padre da Ordem para acompanhar o irmão.
     Quando os dois chegaram à Colônia, tiveram problemas em encontrar as relíquias. Eles informaram o arcebispo, que veio pessoalmente para testemunhar os resultados. Três urnas foram descobertas, e nelas foram encontrados os restos mortais de Odília, Ida e Ema.
     Santa Odília havia instruído o Irmão João que suas relíquias deviam ser levadas para a Casa Mãe da Ordem em Huy, na Bélgica.
     Em 1797, na época da Revolução Francesa, o Mosteiro de Huy foi totalmente destruído, entretanto um padre conseguira escapar com as relíquias de Santa Odília. As relíquias permaneceram em uma igreja paroquial em Kerniel, Bélgica, durante muitos anos.
     Felizmente, em 1949, suas relíquias foram devolvidas para a Ordem, e uma grande porção de seus ossos foi levada para Onamia, Estados Unidos, onde permanecem em um relicário de mármore, dentro de um santuário.
     Santa Odília é a Padroeira dos Crúzios e sua festa litúrgica é no dia 18 de julho.

*

    Os Cruzios
     A palavra significa portadores cruzados; foram fundados no ano de 1210 em Liege, Bélgica, pelo Beato Teodoro De Celles. Em 1287 Odília apareceu para o Irmão João de Eppa no mosteiro em Paris. Ela explicou que Deus ordenara que ela seria a protetora da Ordem. Ela disse-lhe onde suas relíquias seriam encontradas, e afirmou que elas deveriam ser levadas para a Casa-Mãe em Huy, Bélgica.
     A Ordem sofreu muito durante as Revoluções Protestante e Francesa. A Casa-Mãe foi destruída em 1797, mas um padre escapou com as relíquias de Sta. Odília. Mais tarde, elas foram encontradas em uma igreja paroquial em Kerniel, Bélgica. Finalmente, em 1949, as relíquias foram devolvidas aos crúzios e foram levadas em procissão solene ao mosteiro s Ordem em Diest, Bélgica.
     Em 1850, os crúzios chegaram à região de Green Bay, Wisconsin, mas ficaram apenas cerca de 26 anos. Em 1910, vários membros da Ordem se estabeleceram em Onamia (*), viajando da Holanda com imigrantes holandeses. Em 1922, eles tinham construído uma igreja e um mosteiro. Em 1952, uma grande porção de um osso do braço foi trazida para a Onamia e um santuário foi criado para homenagear a Padroeira dos Cegos e Aflitos e a Padroeira da Ordem Crosier. Muitas curas foram obtidas através da intercessão de St. Odília. Vale a pena uma viagem à Onamia para ver esse lindo santuário, os vitrais na capela e os prédios históricos.
     Em 2010, os crúzios celebraram seu Ano Jubilar, 800 anos desde a fundação da Ordem em 1210 e 100 anos desde seu estabelecimento permanente nos Estados Unidos em 1910. Hoje, mais de 400 crúzios vivem e servem a Igreja em onze países em cinco continentes, incluindo 75 deles nos Estados Unidos. Os crúzios comprometem-se com uma vida de comunidade, oração e ministério; eles compartilham uma espiritualidade, a da cruz. Santo Agostinho ensinou que conhecemos e experimentamos Deus em nossas relações com os outros, especialmente na comunidade. O título canônico completo é o Cânones Regular da Ordem da Santa Cruz de Santo Agostinho.

(*) Onamia é uma cidade localizada no estado americano de Minnesota, no Condado de Mille Lacs.
 
Relicário de Santa Odília de Colônia

Um comentário: