segunda-feira, 12 de julho de 2021

Santa Inês Lê Thi Thành, Mãe de família, mártir – 12 de julho

Martirológio Romano: Na província de Ninh Binh, em Tonquim, Santa Inês Lê Thi Thành (Dê), mártir, mãe de família, que no tempo do imperador Thiêu Tri foi cruelmente torturada por ter ocultado em sua casa a um sacerdote, morrendo na cadeia por se negar a abjurar de sua fé (+ 1841).
 
     Desde os primeiros séculos da era cristã, sempre foi muito difícil encontrar notícias seguras sobre os mártires, e isto também acontece às vezes para mártires da era moderna, sobretudo se viviam em algum lugar afastado; isto ocorre com Santa Inês Lê Thi Thành, de nacionalidade vietnamita.
     Inês nasceu em 1781 perto de Bai Dem, nos arredores de Tranh Hoa, no Vietnã. Na adolescência fixou residência com sua mãe em Phunc-Nhat. Era muito jovem quando contraiu matrimônio com Nguyen-Van-Nhat, união que gerou seis filhos. Mãe de família exemplar e católica fervorosa, abria sua casa a todos os missionários que frequentavam o povoado para dar assistência aos cristãos.
     Em abril de 1841, como era seu costume, hospedou em sua casa o missionário Pe. Galy. Um catequista apóstata delatou a presença do sacerdote e, acompanhando a autoridade provincial, a casa de Inês foi revistada e o missionário foi encontrado escondido numa cisterna do horto.
     Inês foi presa e levada para Tran-Hoa onde foi encarcerada e submetida a cruéis torturas por ter escondido um sacerdote em sua casa. Como tivesse recusado a possibilidade de renegar de sua fé cristã, permaneceu na cadeia.
     “Não me lamente, minha filha, estas são as rosas vermelhas da coragem”. Palavras que a santa e mártir dirigiu à uma de suas filhas que a visitou na prisão e viu manchas de sangue em suas roupas. Ela fora presa pelo "crime" de ser católica e morreu na prisão em 12 de julho de 1841, na província de Ninh Binh no Tonquim, na época do imperador Thiêu Tri.
     Inês Lê Thi Thành foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 19 de junho de 1988 junto com outros 116 mártires que regaram com seu sangue o solo de sua pátria vietnamita. O grupo, que tem como protomártir a Santo André Dung Lac e seus companheiros, é celebrado no calendário litúrgico latino em 24 de novembro.
     Santa Inês é uma mártir entre os 130.000 - 300.000 mártires vietnamitas que deram a vida pela Fé, um ato de amor de séculos contínuos por Cristo, infelizmente esquecido aqui no Ocidente.
Senhoras vietnamitas carregam o relicário de Santa Inês Lê Thi Thành

 
Etimologia: Inês = do grego, aquela que é casta e pura.
Postado neste blog em 11 de julho de 2017
Fonte: «Año Cristiano» - AAVV, BAC, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário