segunda-feira, 5 de julho de 2021

Santas Teresa Chen Jinxie y Rosa Chen Aixie, virgens e mártires chinesas – 5 de julho

Perto de Huangeryin, localidade na região de Ningjinxian, na província chinesa de Hebei, as santas irmãs Teresa Chen Jinxie e Rosa Chen Aixie, virgens e mártires, que durante a perseguição movida pelos «Yihetuan», para salvaguardarem a honra da virgindade e a sua fé cristã, resistiram corajosamente às bárbaras depravações e à feroz crueldade dos perseguidores e foram trespassadas pelos golpes das lanças dos seus verdugos. († 1900)
       
         Ambas pertenciam à comunidade cristã da aldeia de Tong-Kia-Tchoang. Quando a notícia chegou sobre algumas formas das atrocidades cometidas pelos Boxers, um grupo de fiéis da comunidade, incluindo as duas irmãs, foram colocados em um carro e partiram em direção a Tan Kyu, a povoação que os missionários haviam fortificado numa tentativa de defender os cristãos.
      Durante a viagem um grupo de Boxers cercaram o carro e exigiu que as jovens saíssem do mesmo. Um dos que estavam no carro protestou e foi morto na hora. Em seguida, as duas jovens saíram e ajoelharam-se, rezando em voz alta. Um boxer matou Rosa com um golpe de lança e deu um outro golpe em Teresa, que caiu sangrando no chão. Rosa morreu no momento, Teresa expirou pouco depois. Ela tinha 25 anos.
     Em seguida os boxers se foram. Os cadáveres foram recolhidos e o carro continuou seu caminho. Teresa, que estava ferida, expirou pouco depois. Tinha 25 anos.
     Em 17 de abril de 1955, ambas foram beatificadas por Pio XII. Junto com 118 mártires chineses, elas foram canonizadas por João Paulo II em 1 de outubro de 2000.
 
https://www.es.catholic.net/














Nenhum comentário:

Postar um comentário