sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Filha de um chefe ajuda a espalhar a fé entre os Coeur d'Alènes

    O Padre Point estava há dois anos com os Coeur d'Alènes (*). Ele tinha chegado lá na primeira sexta-feira do mês e naquele dia tinha colocado a missão sob a proteção do Sagrado Coração.
     "A partir desse momento", ele escreve, "um espírito cristão animou os habitantes deste vale feliz. As reuniões noturnas, cerimônias sacrílegas e aparições diabólicas antes tão frequentes, já acabaram. O jogo, até então a ocupação absorvente dos índios, também foi abandonado. O casamento, que durante séculos não conhecia nem unidade nem indissolubilidade, foi restaurado à sua pureza imaculada. Desde o Natal até a festa da Purificação, o fogo missionário foi feito com os restos de sua feitiçaria".

"Missão Coeur d'Alene em 1842", de Gustav Sohon. A missão foi nomeada em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.


     Quando o Padre Point chegou à missão, ele tinha desenhado o plano da aldeia, e os índios tinham aptidão para trabalhar derrubando árvores, cavando lagoas, fazendo estradas. Uma igreja foi erguida no centro do assentamento, e os novos convertidos conheceram as celebrações religiosas com a solenidade e apelo da nova fé.
     O Padre Joset, que veio para colaborar nos trabalhos do Pe. Point, estava destinado a passar muitos anos de trabalho apostólico frutífero nas montanhas. O fervor dos neófitos aumentava diariamente, e o Pe. Point nos diz que "Por vários meses nenhum delito grave foi cometido na aldeia Sagrado Coração, pelo menos não entre aqueles que receberam o batismo".

Construída em 1843, sem pregos por três padres jesuítas com a ajuda dos índios Coeur D'Alène. A Igreja do Sagrado Coração, também conhecida como Missão Cataldo ou simplesmente a Velha Missão, é o prédio mais antigo de Idaho.

Embora a tribo Coeur d'Alène tivesse poucos materiais para decorar a igreja, eles usaram técnicas engenhosas para embelezá-la. As paredes foram decoradas com tecido comprado da Hudson's Bay Company e jornal pintado à mão da Filadélfia que o Padre Ravalli havia recebido pelo correio. Latas foram usadas para criar uma ideia de lustres. Ambas as estátuas de madeira foram esculpidas à mão pelo Padre Rivalli com nada além de uma faca e foram destinadas a parecer mármore. A coloração azul da madeira interior não é tinta, mas uma mancha criada pressionando amoras locais na madeira.

     A fé e a piedade desta missão deveu-se em grande medida a Louise Sighouin, uma zelosa católica batizada pelo Pe. De Smet em 1842. Embora filha do chefe dos Coeur d'Alènes, ela deixou tudo para se dedicar ao serviço das missões.
     "Estou pronta", disse ela, "para seguir as Vestes Negras até o fim da terra; meu único desejo é conhecer o Grande Espírito, servi-lo fielmente, e adorá-lo com todo o meu coração".
     Ela não só era um exemplo de piedade e modéstia para a tribo, mas passava horas todos os dias ensinando as crianças e idosos, e visitando os pobres e atendendo os doentes.
     Uma vez ela recuou ao ver uma úlcera terrível; então, cheia de compunção pelo que ela considerava uma falha grave, ela voltou todos os dias por dois meses para atender o doente e, como uma verdadeira Irmã da Caridade, tratou da ferida. Nem hesitou em fazer guerra contra a conduta desordeira. Ela enfrentou os feiticeiros mais irredutíveis, denunciando-os como impostores, e ameaçando-os com os julgamentos de Deus; finalmente trouxe os culpados, tremendo e contritos, aos pés do missionário.
 
E. Laveille, S.J., A Vida do Padre De Smet, S.J. (1801-1873),trans. Marian Lindsay (Nova York: P. J. Kenedy & Sons, 1915), 165-6.
Contos sobre Honra, Cavalheirismo e o Mundo da Nobreza — nº 791
 
https://nobility.org/
Foto antiga da cidade de Coeur d'Alène


 
(*) Coeur d'Alène atualmente é uma cidade localizada no estado americano do Idaho, no condado de Kootenai, do qual é sede. Foi fundada em 1878 e incorporada em 4 de setembro de 1906. Teve sua origem com a tribo do mesmo nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário