terça-feira, 26 de outubro de 2021

Santa Orsa, Virgem e mártir venerada em Pieve Vergonte - 26 de outubro ou último domingo

     

     O nome de Orsa é mencionado em algumas versões dos Mártires dentro de um grupo de mártires orientais, precisamente de Nicomedia: Luciano, Marciano, Florus, Heráclito etc., vítimas da perseguição de Décio (249-251), condenados à morte por ordem do procônsul Sabino em 26 de outubro, dia em que os santos são lembrados.
     De acordo com a tradição existente em Pieve Vergonte, um centro populoso de Ossola, cuja paróquia foi uma das primeiras igrejas de todo o vale, as relíquias da santa teriam sido transferidas, desde a época de seu martírio, para o complexo do cemitério de Priscilla, em Roma. Naquela catacumba permaneceram até 1715, quando, extraídos do nicho que os continha, foram destinados à veneração dos fiéis.
     Através de uma longa série de caminhos, os restos mortais do jovem mártir chegaram à paróquia dos Santos Vicente e Anastásio de Pieve Vergonte como um presente da nobre família Cattaneo de Vogogna, como documentado por uma escritura notarial de 4 de dezembro de 1732. Obtida a autorização do bispo de Novara Gilberto Borromeo, o corpo de Santa Orsa foi exposto à veneração, mas somente em 1741 colocado na elegante urna em que ainda é visível hoje.
Igreja dos Sts Vocente e Anastásio
     Para a inauguração da valiosa obra, criada em Milão por Giovanni Antonio Ferreri, foram realizadas celebrações solenes no dia 23 de outubro do mesmo ano, com um grande afluxo de devotos de toda a Ossola, que contribuíram para aumentar a devoção à santa nos diversos países.
     Em 1879, um caso mais único do que raro no culto aos corpos sagrados extraídos das catacumbas romanas, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu à comunidade de Pieve a liturgia própria da missa para a celebração da festa anual, no último domingo de outubro. A razão para esta concessão reside no fato de que as relíquias, recuperadas em Roma, eram na verdade consideradas pertencentes à santa mártir de Nicomedia mencionado nas fontes hagiográficas e que, portanto, poderiam ostentar uma certa historicidade.
     Dúvidas sobre essa identificação, no entanto, existem, em particular no que diz respeito à suposta transladação da cidade asiática para a catacumba de Priscilla, não lembrada por nenhuma fonte histórica. O único elemento que poderia ter esclarecido isso foi a epígrafe colocada no final do nicho que continha os ossos da santa, infelizmente perdido e do qual até agora não conhecemos uma transcrição.
     Independentemente dessa possível identificação, Santa Orsa ainda é objeto de um sincero culto popular: além de ser proclamada padroeira do Vale d' Ossola, ela é particularmente invocada como protetora das crianças, cuja bênção ocorre por ocasião da festa anual. Atualmente, a urna de Santa Orsa, ostentando um anjo com coroa e símbolos de palma do martírio, é preservada em um local elevado que se abre para o corredor direito da igreja, finalizado com forma elegante em 1898.

Panorama do Vale d'Ossola


Nenhum comentário:

Postar um comentário