quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Santa Margarida de Cesolo, a “descalça”, Viúva - 5 de agosto

     
Santa Margarida nasceu em Cesolo, uma fração de San Severino, Marche (Itália), em 1325, e é chamada de "pés descalços". Seus pais, pessoas de origem humilde e dedicadas à agricultura, deram-lhe uma profunda educação cristã.
     Na idade de 15 anos, enquanto estava cuidando das ovelhas, Jesus apareceu-lhe sob o disfarce de um peregrino pobre e pediu-lhe algum alimento, e a jovem ofereceu-lhe o único pão que ela tinha. Tendo voltado para casa com fome, perguntou à mãe se ela tinha algo para alimentá-la. A mãe disse que nada tinha para lhe dar. Margarida pediu para ela olhar no armário, a mãe atendeu seu pedido e com assombro descobriu que o armário estava tão cheio de pães, que daria para satisfazer as necessidades da família e dos pobres da vizinhança.
     Para não contradizer a vontade dos pais, concordou em se casar com um jovem da cidade. Ela teve uma filha que educou segundo os princípios cristãos. O marido a maltratava; por anos ela tudo suportou com paciência. Após a morte de seu marido decidiu dedicar sua vida a servir os pobres, unindo a caridade à oração e à penitência.
     Com a finalidade de mais se assemelhar à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Margarida se infligia terríveis castigos: caminhava descalça pelas ruas da cidade (daí o nome de Margarida "descalça"), usava cilício, dormia numa cama de varas e descansava a cabeça em uma pedra.
     Enfrentou uma longa e dolorosa doença com muita fé e resignação. Em 5 agosto de 1395, aproximando-se da morte, atendendo ao pedido da filha para que ela deixasse uma recordação, a pele dos pés saiu em forma de sapatos com a marca de todos os cinco dedos. Depois disso ela expirou. Seu corpo está sepultado na igreja paroquial de Cesolo. 
 
A urna contendo relíquia de Santa Margarida

Celebrações em louvor de Santa Margarida em Cesolo
     Desde o dia 28 de agosto, a urna que contém as relíquias de Santa Margarida é exposta na Igreja de São Domingo, no coração da cidade.
     A urna foi transferida da aldeia de Cesolo para permitir que a cidade recebesse uma de suas filhas mais devotas, uma das figuras mais queridas da região. A iniciativa está ligada às comemorações do primeiro centenário da transferência da santa da Igreja de São Domingos para a igreja paroquial de Cesolo: uma transferência que ocorreu em 1920 e que, apesar da pandemia, também foi lembrada no ano passado com uma cerimônia especial.
      Agora, durante os 101 anos da Festa de Santa Margarida não haverá eventos civis, por causa das limitações anti-Covid; no entanto, a comissão de organizou, de comum acordo com a freguesia e a autarquia, uma solene celebração religiosa.
 
Martirológio Romano: Em San Severino, Marche, na região de Piceno, Santa Margarida, viúva. (+ 1395)
Paisagem de Cesolo

Fontes: www.santiebeati.it
http://es.catholic.net/op/articulos/36240/margarita-de-cesolo-santa.html#modal
 
Postado neste blog em 5 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário