sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Santa Ragenfreda (Ragenfrida), Abadessa – 8 de outubro


Martirológio romano: Em Denain, em Hainault, na França de hoje, Santa Ragenfreda, abadessa, que construiu um mosteiro com seus bens neste lugar, do qual ela foi uma digna orientadora.
 
     Foi fundadora e primeira abadessa do Mosteiro de Denain, na diocese de Cambrai, como expressamente lembrado por um diploma de Carlos, o Calvo, de 13 de agosto de 877. Também o autor da Gesta Episcoporum Cameracemium, em 1041-1042, diz que a Beata Ragenfreda (fr. Ragen fraud, Rainfroye) fundou um mosteiro em seus domínios, localizado às margens do Escaut, em Denain, e se tornou sua abadessa.
     Um pouco mais tarde, ao contrário de documentos antigos, a Vida de Santa Regina, escrita pela Abadessa Fredessenda, declara que os fundadores foram Adalberto, Conde de Ostrevant e sua esposa, Regina (Reine). O casamento deles foi abençoado com o nascimento de dez filhas (incluindo Ragenfreda) e, segundo estes documentos, o casal havia fundado um mosteiro em Denain, cuja igreja era dedicada a Nossa Senhora.
     As dez virgens, porém, para satisfazer um desejo maior de perfeição, partiram em peregrinação: cinco foram para Jerusalém e lá morreram, outras chegaram a Roma onde também encontraram o descanso eterno. Somente Ragenfreda retornou a Denain. Durante a ausência das peregrinas, Regina retirou-se para o mosteiro porque Adalberto havia falecido (ou, como uma versão posterior dirá, com o seu consentimento) e governou-o até sua morte. Depois disso Ragenfreda a sucedeu.
     Não vamos procurar os nomes das nove irmãs de Ragenfreda, pois a existência dessas personagens traz apenas o testemunho da Vida. Quanto ao título de Conde de Ostrevant concedido a Adalberto, também parece ter sido inventado pelo hagiógrafo, que queria justificar as reivindicações das cônegas de Denain que se autodenominavam Condessas de Ostrevant.
     O Mosteiro de Denain foi fundado, diz Ghesquière, no final do século VIII, mas essa data parece muito tardia, porque o culto de Ragenfreda já era atestado no século IX. Parece que a princípio ele era habitado por freiras e seguiam a regra beneditina, embora tenha se perguntado se Denain não seria um mosteiro de canonisas, conforme estabelecido em 816 pelo Concílio de Aachen. No entanto, mais tarde, a comunidade foi composta por canonisas e não por freiras.
     A elevação do corpo da santa abadessa ocorreu já em 845, na época da bem-aventurada Ava, que, cega, recuperou a visão enquanto rezava no túmulo de Ragenfreda; depois do que cedeu todos os seus bens ao mosteiro, consagrou-se ao Senhor e, tornando-se abadessa, promoveu o culto da Santa. Giacomo di Guisa relata que na época da destruição do mosteiro pelos normandos, as relíquias de Ragenfreda, vendidas por clérigos famintos por dinheiro, foram posteriormente recuperadas graças à astúcia de uma freira e permaneceram em Denain até 1793.
     A partir do século IX Ragenfreda teve uma celebração em calendários e sacramentários, e seu nome é encontrado nas ladainhas do mesmo período nas dioceses de Cambrai e Tournai, bem como na Abadia de St-Amand em 8 de outubro. Foi venerada na mesma data em Honnepel, localidade próxima de Xanten, onde tinha propriedades o Mosteiro de Denain; o mesmo foi para Xanten. Depois do século XIII, sua festa era celebrada em 20 de novembro em Denain, da qual a Santa era a principal padroeira; era celebrada com uma elevação em 2 de setembro e com relatio corporis em 11 de junho. A memória de Ragenfreda é encontrada nos martirológios beneditinos em 8 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário