segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Santa Zenaide, Mártir – 11 de outubro

     
Irmã de Santa Filonila e sobrinha de São Paulo. Ela e sua irmã são as primeiras mulheres cristãs a exercerem a medicina. São intercessoras pelas enfermidades do corpo e da alma; foram as primeiras médicas cristãs após São Lucas, o Evangelista, e as primeiras santas Anárgiras, classificação aplicada a alguns santos cristãos que não aceitavam pagamentos por suas boas obras. Isto inclui médicos cristãos que, em oposição direta à prática da época, atendiam aos doentes sem cobrar nada.
     As irmãs Zenaide (às vezes chamada de Zenaíde, Zinaída ou Zinaíde) e Filonila nasceram em Tarso, na região chamada Cilícia, que ficava na Ásia Menor, atual Turquia. A Tradição cristã nos atesta que as duas eram sobrinhas do grande Apóstolo Paulo, também de Tarso. Ao verem a mudança extraordinária ocorrida na vida do tio, as duas abraçaram a fé em Jesus Cristo e dedicaram sua virgindade a Ele. Ambas foram instruídas por um irmão chamado Jasão de Tarso, que mais tarde tornou-se bispo da comunidade cristã de Tarso. Alguns manuscritos afirmam que Jasão tinha sido um dos 72 discípulos enviados por Jesus em missão na Palestina.
Missionárias
     Zenaide e sua irmã foram mulheres que viveram além de seu tempo. Quando sentiram que tinham conhecimento cristão suficiente, venderam seus bens e saíram por vilas e cidades pregando o Evangelho. E colheram muitos frutos de adesão e conversão de corações ao cristianismo. Além da pregação da palavra de Deus, as duas curavam a muitos doentes.
     Zenaide e sua irmã tinham vocação para a medicina. Não se sabe como aprenderam o ofício, mas sabe-se que se dedicaram fortemente a ele. Os médicos locais atendiam somente aos ricos e cobravam caro pelos serviços. Além disso, ganhavam muito dinheiro investindo na venda de objetos “mágicos” e amuletos. Já as santas Zenaide e Filonila atendiam a todos os que precisavam sem cobrar nada e rejeitavam os amuletos e o ocultismo praticado pelos médicos. Por isso, muitas pessoas procuravam as duas. Os médicos locais, porém, começaram a ficar incomodados com isso e passaram a persegui-las.
     Por causa da perseguição, Santa Zenaide e sua irmã decidiram morar numa caverna que ficava perto da cidade de Demetríade, cidade com vários templos dedicados a Esculápio (deus da medicina para os gregos). Ali viveram vida de oração, jejuns e atendimento aos necessitados. Santa Zenaide dedicava-se mais à medicina e sua irmã recebera o dom da cura. Assim, muitos eram curados pela oração e muitos, também, pela medicina. Afinal, a medicina também foi dada por Deus e deve ser honrada como tal.
     As duas santas irmãs conseguiam unir a fé e a ciência num serviço que levava vida para o povo. Tratavam das enfermidades físicas e das doenças espirituais. Desenvolveram estudos em que separavam os efeitos de medicamentos da superstição. Santa Zenaide chegou a distinguir transtornos psiquiátricos, como a depressão, enxergando-os como doenças e não como efeitos de influências mágicas ou sobrenaturais. Isso, num mundo supersticioso e ignorante, mostra o grande avanço das duas irmãs e como o cristianismo liberta o ser humano.
     A missão de Santa Zenaide e sua irmã se tornava cada vez mais conhecida. Muitos iam à caverna diariamente em busca de cura e dos ensinamentos sobre Jesus Cristo. E muitos se converteram e foram batizados.
     Ao longo dos anos, os templos exotéricos de cura da região foram se esvaziando. Porém, alguns daqueles que viviam da superstição e da ignorância do povo, ficaram enfurecidos com tudo isso e começaram uma perseguição mais forte contra as irmãs, com o objetivo de eliminá-las. Sabendo que o povo defenderia as duas com todas as forças, foram à noite, às escondidas e apedrejaram as duas até a morte. Somente ao amanhecer, quando os fiéis começaram a chegar, é que viram o que tinha acontecido.
     Seguiram-se dias de grande sofrimento para a comunidade cristã que nascera ali. Porém, por outro lado, mais pessoas decidiram-se pelo cristianismo por causa do testemunho das duas irmãs mártires. Assim, a comunidade cresceu e o culto aos ídolos pagãos nunca mais voltou ao que era antes da chegada das santas irmãs.
 
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zenaide_e_Filonila
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-zenaide/115/102/

Nenhum comentário:

Postar um comentário