terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Nossa Senhora da Cabeça Inclinada - Festa: 7 de fevereiro

     “Unsere Liebe Frau mit dem Geneigten Haupt!” (Nossa Senhora com a cabeça inclinada). Assim é conhecido em toda Áustria o quadro milagroso encontrado em Roma (1610) pelo carmelita descalço, venerável Frei Domingos de Jesus, em meio a escombros de uma casa abandonada.
     Ele estava olhando uma velha casa em ruínas que ele queria converter em um mosteiro carmelita. Frei Domingos contornou a casa e passou por uma pilha de escombros, mas não prestou atenção. Mas quando ele entrou na casa e começou a olhar os cômodos, de repente sentiu vontade de voltar para aos escombros. Ali seus olhos caíram sobre uma velha pintura a óleo da Santíssima Virgem Maria!    
     Ele ficou chocado! “Quem jogaria uma bela imagem de Nossa Senhora no meio de escombros?”, questionou. Então Frei Domingos se desculpou com Maria: “Lamento, querida mãe, que alguém tenha tratado sua imagem de maneira tão terrível. Vou levá-la de volta ao mosteiro comigo e restaurá-la, e vou prestar-lhe a homenagem que Vós mereceis”.
     No mosteiro, Frei Domingos limpou a imagem e restaurou as partes danificadas. Agora ele poderia pendurar o quadro em sua cela e dar a devoção e a atenção que Maria Santíssima merecia. Ele rezou a Nossa Senhora com grande confiança, pedindo-lhe muitas graças e bênçãos.
Primeiro milagre
     Uma noite, quando acabava de varrer a cela, Frei Domingos notou que a imagem de Nossa Senhora tinha um pouco de poeira. Tirando o lenço, começou a tirar o pó da imagem, dizendo: “Ó mais pura e sagrada das Virgens, nada no mundo inteiro é digno de tocar a tua santa face. Querida Mãe, só tenho este lenço velho e grosseiro e imploro-te para, por favor, aceitar minha boa vontade em espanar tua imagem”.
     Frei Domingos continuou tirando o pó da imagem de Maria, quando de repente o rosto de Nossa Senhora ganhou vida! Ela sorriu para o santo sacerdote e inclinou a cabeça em sinal de agradecimento, permanecendo nessa posição. Domingos temia que o que estava vendo fosse um truque do diabo. Mas Nossa Senhora esclareceu suas dúvidas dizendo: “Não temas, meu filho, pois seu pedido foi atendido! (Domingos já havia solicitado um favor a Ela) Sua oração será atendida e fará parte da recompensa que você receberá pelo amor que você tem por meu Filho Jesus e por mim. Agora, Domingos, quero que você me pergunte com toda a confiança que favor você gostaria que eu lhe desse”.
     O santo monge então caiu de joelhos. “Ó minha querida Mãe, eu me ofereço inteiramente a Vós e ao vosso querido Filho Jesus, e desejo fazer qualquer coisa que Vós e Jesus me peçam. Ó, minha Senhora, eu sei que a alma de um benfeitor está sofrendo no Purgatório ... Vós poderíeis, por favor, ter a gentileza de livrar esta alma do fogo do Purgatório?
     “Domingos, meu filho”, disse Nossa Senhora, “eu livrarei esta alma do Purgatório, se você fizer muitos sacrifícios e mandar oferecer muitas missas por esta alma”. Então a aparição de Maria desapareceu.
     O bom frei apressou-se em fazer o que Nossa Senhora havia pedido. Algum tempo depois, Maria apareceu para ele novamente, mas desta vez Ela apareceu com a alma do benfeitor a quem Ela havia libertado do Purgatório. O benfeitor agradeceu: “Obrigado, Frei Domingos, por ajudar a libertar minha alma do fogo do Purgatório com suas orações e sacrifícios”.
     “Domingos”, falou Nossa Senhora, “eu gostaria que você me pedisse mais favores e bênçãos. Eu sou a Mãe de Deus e tenho prazer em ajudar meus filhos a obter graças para sua salvação”.
     Frei Domingos pensou por um momento e então falou: “Querida Mãe, faça o favor de ouvir misericordiosamente as orações de todos aqueles que honram sua imagem e pedem sua ajuda”.
     Nossa Senhora respondeu: “Todos aqueles que pedirem minha proteção e honrarem esta imagem com devoção obterão resposta às suas orações e receberão muitas graças. Além disso, darei atenção especial às orações que me são oferecidas para o alívio das almas do Purgatório”.
     A visão de Nossa Senhora logo desapareceu e Frei Domingos pensou que deveria mandar a imagem sagrada para uma igreja onde o povo pudesse honrá-la. Ele então pegou o quadro e o colocou no Oratório de São Carlos, que era anexo à Igreja de Santa Maria della Scala. Muitas pessoas iam rezar diante da imagem de Nossa Senhora e ela se tornou fonte de muitas graças e bênçãos. A santa imagem permaneceu no Oratório até a morte de Domingos, que ocorreu em Viena, em 16 de fevereiro de 1630. Algumas cópias da imagem milagrosa foram pintadas e logo foram homenageadas em muitos lugares.
O quadro chega a Viena
     Tendo-se tornado conselheiro de Fernando II (1629–1630), Imperador do Sacro Império, Frei Domingos passou a residir em Viena, onde faleceu em 16 de fevereiro de 1630. Enterrado na igreja dos carmelitas de Leopoldstadt, próxima do centro, seu corpo foi transferido para o mosteiro carmelita de Döbling, bairro mais afastado.
     Frei Domingos contou ao imperador a história do quadro e dos milagres operados pela intercessão de Nossa Senhora com a Cabeça Inclinada — como a devoção tornou-se doravante conhecida. O soberano pediu à Ordem do Carmo – da qual era grande benfeitor – que o quadro fosse enviado a Viena, o que realmente aconteceu um ano após a morte do religioso. Passou então a ser venerado na capela do Hofburg, o palácio imperial, e tanto Fernando II como sua piedosa esposa Eleonora lhe tinham profunda e terna devoção.
     O Ir. Anastácio de São Francisco foi escolhido para levar a imagem sagrada. Ele tinha sido companheiro de viagem de Frei Domingos por mais de 15 anos. Em 7 de agosto de 1631, o Ir. Anastácio também escreveu e assinou um documento especial contando todas as coisas que Frei Domingos lhe havia contado sobre a imagem milagrosa e todos os milagres relacionados a ela.
     Em uma nova manifestação milagrosa, a Santíssima Virgem prometeu ao imperador: “Eu protegerei sempre a Casa d’Áustria com minha intercessão junto a Deus e a elevarei em seu poder enquanto ela permanecer piedosa e me for devotada”. Alguns historiadores contam que esta revelação foi feita pela Mãe de Deus ao imperador quando este consagrou a Casa d’Áustria e seu império à Imaculada Conceição, em cuja homenagem mandou erigir um grande monumento que ainda hoje pode ser visto na praça Am Hof, na capital austríaca.


     Quando o imperador morreu, a imperatriz Eleanor ingressou no convento das carmelitas que ela e o marido fundaram em Viena. A imagem milagrosa de Nossa Senhora também foi transferida para o convento, e Eleonora colocou-a na capela, sobre o altar-mor.
     Após a morte da imperatriz Eleonora, ocorrida em 1655, o quadro foi levado para a igreja dos carmelitas em Leopolstadt, ali permanecendo até 1901. Foi então transferido para o novo convento da Ordem em Döbling, onde se encontra atualmente. Essa devoção acompanhou e confortou a Imperatriz Zita (1892-1989) em todas as suas viagens e fases da vida.
     Durante as duas guerras mundiais, essa devoção foi de enorme alento para os austríacos. O povo afluía constantemente e em grande número ao Santuário de Döbling. Em três ocasiões, durante a primeira guerra, o quadro foi levado em procissão por aproximadamente 50 mil fiéis até a catedral de Santo Estêvão.
     Em 27 de setembro de 1931 foi solenemente coroada pelo Papa Pio XI em seu 300º aniversário de chegada a Viena.
 
Venerável Domingos de Jesus e Maria
     Nascido na Espanha em 16 de maio de 1559 e batizado com o nome de Domingos Ruzzola, entrou cedo para a Ordem dos Carmelitas Descalços, reformada recentemente pela grande Santa Teresa. Dotado de dons proféticos, curou doentes e chegou até a ressuscitar mortos. Favorecido pelo discernimento dos espíritos, lia as consciências. Os Papas Clemente VIII, Paulo V, Gregório XV e Urbano VIII convocaram-no para Consistórios e o consultavam com frequência sobre importantes problemas da Igreja.
     Em 1620, na Boêmia, por ocasião da Guerra dos Trinta Anos, o venerável Frei Domingos desempenhou, juntamente com Maximiliano, duque da Baviera, o conde Charles Bonaventure de Longueval e o conde de Bucquoy, atuação semelhante à do célebre Frei Marco d’Avino no cerco de Viena de 1683: coligou as forças católicas e assistiu aos soldados em suas necessidades, inspirando-lhes as virtudes cristãs e a coragem na luta. Deu também larga contribuição para a importante vitória da Liga Católica na batalha de Weissen Berg, perto de Praga, e previu a morte de Gustavo Adolfo II – o rei da Suécia que assolou a Europa de 1630 a 1632, infligindo grandes reveses aos católicos e tratando os vencidos com extrema crueldade.
     Pe. Domingos foi declarado Venerável por São Pio X, em 1907.
 
Fontes:
https://www.salvemariaregina.info/MarianShrines/BowedHead.html
http://catolicismo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário