domingo, 5 de fevereiro de 2023

Santa Ágata (ou Águeda), mártir – 5 de fevereiro


   
Muito pouco se sabe sobre Santa Ágata, exceto que ela foi martirizada na Sicília durante a perseguição do imperador Décio em 251.
     Segundo a tradição, Ágata dedicou sua vida a Nosso Senhor desde muito jovem e recusou qualquer homem que quisesse se casar com ela. Ágata foi presa após recusar os avanços de Quinciano, um homem poderoso e de alto escalão, e foi presa em um bordel.
     Durante todo o mês que passou sendo torturada no bordel, Ágata rezava: “Jesus Cristo, Senhor de todos, tu vês meu coração, tu conheces meus desejos. Eu sou tua ovelha: faça-me digna de vencer o diabo”, e ela foi preservada de ser violada.
     Ágata foi removida do bordel e novamente atacada por seu perseguidor. Mais uma vez, ela o recusou, dizendo que se dedicava somente a Deus. Ele então a mandou para a prisão e ela foi torturada repetidamente. Ele recusou-lhe qualquer assistência médica, mas Deus a confortou na forma de uma visão de São Pedro. Ágata foi torturada mais uma vez, e desta vez seu corpo foi brutalmente mutilado.
     Ela morreu com esta oração nos lábios: “Senhor, meu Criador, sempre me protegestes desde o berço; tirastes-me do amor do mundo e destes-me paciência para sofrer”.
     Seu culto já iniciou no ano seguinte, sendo aclamada popularmente como santa. Dessa maneira, tem suas relíquias colocadas na catedral dedicada a ela em Catânia.
     Os atos do martírio de Santa Águeda narram ainda: “Após um ano, o vulcão Etna entrou em erupção; como um grande incêndio e um rio ardente, o fogo desceu impetuoso, liquefazendo a terra e as pedras, rumo à cidade de Catânia. Então, muitos se dirigiram ao túmulo de Ágata, para pedir a sua intercessão para que a cidade não fosse incendiada. Seu véu foi exposto diante da lava que, milagrosamente, parou de escorrer”.
     Por causa da forma como seu corpo foi mutilado antes de sua morte, ela também é conhecida como a padroeira dos pacientes com câncer de mama. É também padroeira dos enfermeiros.
Devoção no Brasil
     A Diocese de Pesqueira (PE) foi dedicada a Santa Ágata, em 1870, onde se vive a devoção a essa santa italiana.
 
Oração
     Ó Santa Ágata, concedei-nos a fidelidade a Deus, em meio às tentações contra a castidade; e, pelos méritos de sua paixão e seu martírio, dai-nos o dom da fortaleza, a fim de amar Jesus ao extremo, contra tudo e contra todos. Amém.
 
Santa Ágata, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário