terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida e O Milagre do Sol

     Amanhã comemoramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, que há quase trezentos anos vela por nosso país. Os primórdios humildes não prenunciavam o alcance que a devoção, iniciada no Vale do Paraíba, em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, teria para a Nação toda.
     Nada supera as abundantes graças ali dispensadas pela Virgem Santíssima aqueles que a seus pés suplicam favores espirituais e materiais. Após o miraculoso encontro da imagem aparecida, as graças, os milagres e prodígios por Ela operados naquela cidade e pelo Brasil afora perpetuam os sinais de sua predileção.
     No pontificado de São Pio X, Ela foi coroada solenemente Rainha do Brasil, em 8 de setembro de 1904. Coroação efetivada num ato oficial, na presença de muitos membros do Episcopado nacional. De acordo com um decreto da Santa Sé, Nossa Senhora Aparecida passou a ser Rainha do Brasil.
     Em 31 de maio de 1931, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil. No ano anterior, no dia 16 de julho, Ela já havia recebido do Papa Pio XI esses gloriosos títulos.
Coroa doada a Na Sra Aparecida pela Princesa Isabel
     A solene proclamação ocorreu na Esplanada do Castelo, no Rio de Janeiro (então capital do País), depois de esplendorosa procissão com a milagrosa Imagem da Virgem Mãe Aparecida, com a participação de todos os bispos brasileiros, do Chefe de Estado, ministros, autoridades civis e militares, além de mais de um milhão de fiéis.
     No dia de 12 de outubro, milhares de peregrinos de todas as regiões de nosso país continental acorrem ao Santuário de Aparecida para rezar, agradecer, pedir, enfim, venerar Aquela que é a Rainha e a Padroeira do Brasil.
     Na atual encruzilhada que o País atravessa, mais do que nunca necessitamos da proteção de nossa Augusta Rainha e Padroeira.
     Mas, como estarão as almas de nosso povo? Em meio ao dilúvio de crises que se abate sobre o mundo, esse mesmo povo, parece por vezes dEla se esquecer.
     No início do século XX, as multidões enchiam o Anhangabaú para assistir as comemorações do Congresso Eucarístico, evento que elevava e nutria uma Fé sadia e cheia de princípios; hoje, elas se aglutinam para assistir ao satânico Rock in Rio, que causa desordens físicas e mentais!...
     É verdade que, graças à ação do Divino Esposo de Maria Santíssima, são muitos os que, tocados pela graça, procuram, na prática dos Mandamentos, o sentido para sua vida. Mas, numa população de cerca de 190 milhões, qual é a porcentagem dos que continuam fieis aos princípios católicos?
     No século XIX, não só no Brasil, mas no mundo todo, surgiram almas de fogo que fizeram coisas estupendas pela Santa Igreja e pelas almas. Nossos arquivos incompletos contam com cerca de 140 Santas e Beatas que naquele século viveram e deram glória a Deus, seja fundando obras que até hoje existem, seja abrindo sendas de luz, como é o caso de Santa Teresinha do Menino Jesus que com sua “pequena via” entusiasmava muitos a segui-la; ou como Santa Catarina Labouré e Santa Bernadete, que foram mensageiras de Nossa Senhora que, sempre velando pela Igreja e pelas almas, apareceu-lhes exortando-as a conclamar os fieis à penitência e à oração. Lembremo-nos também das aparições de Nossa Senhora em La Salette, França, em que Ela chorava e cuja mensagem poucos conhecem.
     No dia 13 de outubro de 1917, Nossa Senhora em Fátima, com o milagre do sol assistido por milhares de católicos portugueses, fez com que se prostrassem de joelhos (embora não voluntariamente) os ateus e congêneres que perseguiam os Pastorinhos e desacreditavam a Aparição da Mãe de Deus.
     Não podia haver mais dúvidas de que Ela ali aparecia e deixava uma Mensagem exortando à conversão, à penitência e à oração; admoestando que, caso não fosse ouvida, não poderia impedir que Seu Divino Filho castigasse o mundo pelos seus pecados. Há quase cem anos Ela apareceu... e a Humanidade continua surda aos seus pedidos!
     Ela chorou em Siracusa, Itália (1953), lacrimejou em Orleans, EUA (1972), seus olhos verteram sangue em Akita, Japão (1973)... e a dureza dos corações não derreteu diante de tanto afeto, de tanta bondade!
     Parafraseando São Luis Maria Grignion de Montfort em sua Oração Abrasada, nos voltamos para Nossa Senhora e imploramos: Ah! Permiti que brade por toda parte: Fogo! Fogo! Fogo! Socorro! Socorro! Socorro! Fogo na casa de Deus! Fogo nas almas! Fogo até no santuário! Socorro, que assassinam nosso irmão! Socorro, que degolam nossos filhos! Socorro que apunhalam nosso bom Pai! ... Erguei-vos, Senhora, por que pareceis dormir? Erguei-vos em todo o vosso poder, em toda a vossa misericórdia e justiça, para formar-vos uma companhia seleta de guardas que velem a vossa casa, defendam vossa glória e salvem tantas almas que custam todo o sangue de vosso Divino Filho, para que só haja um aprisco e um pastor, e que todos Vos rendam glória em vosso santo templo: Et in templo eius omnes dicent gloriam. Amém.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito do seu blog. Parabéns. Que Nossa Senhora a recompense pelo seu abençoado trabalho.

    ResponderExcluir