segunda-feira, 23 de abril de 2012

Santa Salomé, mãe dos Apóstolos João e Tiago - Festa 24 de abril

     Santa Salomè, segundo o Martirológio Romano, que faz referência a ela com citações do Evangelho, foi, com Santa Maria de Cleofa (ela também comemorada em data moderna) e Santa Maria Madalena, uma das primeiras discípulas de Nosso Senhor que na manhã de Páscoa se dirigiram ao sepulcro e ouviram o anúncio da Ressurreição.
      Ela é mencionada no Evangelho de São Marcos (15, 40-41), como segue: E encontravam-se também ali algumas mulheres vindas de longe, entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria mãe de Tiago menor e de José, e Salomé; as quais já o seguiam quando ele estava na Galileia. Bem como no seguinte trecho (Mc. 16, 1): E tendo passado o dia de sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem embalsamar Jesus.
     A tradição identifica Santa Salomé com a mulher que por duas vezes é citada por São Mateus como a mulher de Zebedeu e mãe dos Apóstolos Tiago e João. Foi uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e O acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua Ressurreição. Diz os Evangelhos que ela pediu a Jesus para colocá-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu.
     A legenda relata que, após a Ascenção do Senhor, Salomé fez uma longa peregrinação com São Demétrio e outro discípulo, e chegou próximo de Veroli, Itália, para ali anunciar o Evangelho. Cansada da viagem, a Santa pediu hospitalidade a um pagão, depois batisado com o nome de Mauro, a pouca distância das muralhas da cidade. Os seus companheiros entraram na cidade e foram martirizados. Salomé permaneceu na casa de Mauro após convertê-lo ao Cristianismo e faleceu cerca de seis meses depois.
     Com reverência Mauro deu sepultura a Santa, e sobre a urna contendo seus restos mortais, inscreveu as seguintes palavras: "Hae sunt reliquiae B. Mariae Matris apostolorum Jacobi et Joannis". Receoso de ser aprisionado e martirizado, Mauro encontrou refúgio na Gruta de Paterno, onde morreu.
     Algum tempo depois alguns pagãos encontraram a urna contendo as relíquias da Santa e informaram ao governante. Este, acreditando tratar-se de um tesouro, mandou abri-la e ali foram encontrados os restos da Santa, mas, sem prestar atenção no epígrafe, ordenou que com desprezo fossem jogados na praça.
     Entrementes, um grego, após ter lido a inscrição, pensou em salvar o precioso tesouro e à noite recolheu furtivanente todos os ossos, os envolveu em um pano e os levou fora da cidade. Ali, sobre a pedra e numa carta escreveu as palavras: "Maria Mater Joannis Apostoli et Jacobi ene ista". Escondeu tudo em um lugar secreto, pensando levar as relíquias para sua pátria, depois que retornasse de uma viagem a Roma. O homem entretanto não pode concretizar o seu projeto e as relíquias foram encontradas em 1209 por um certo Tomás, a quem São Pedro e Santa Salomé apareceram em sonho revelando o local da sepultura.
     As relíquias foram encontradas no dia 25 de maio daquele ano, e três dias depois visitaram o local o Bispo de Penne, o abade de Casamari e o abade de Santa Anastásia em Roma, com alguns de seus monges. Quando as relíquias foram erguidas para que a multidão que afluira ao local pudesse vê-las, de um osso da tibia viu-se sair sangue, como se a carne não tivesse se separado do osso seco depois de tantos anos. Diante daquilo, o povo deu graças ao Senhor.
     Sobre o local mais tarde foi construida a basílica atual. Durante o terremoto de 1350 a igreja sofreu graves danos e as relíquias foram transladadas para a catedral, para retornar novamente a basilica em 1742.
     Santa Salomé é padroeira da cidade de Veroli, na Itália.

3 comentários:

  1. Estou muito impressionada ... tenho 3 filhos : Pedro , João e Tiago . Sempre disse que se eu tivesse um menino colocaria o nome de Pedro , então assim foi . Quando eu estava esperando meu 2o Filho , Pedro com 5 anos disse que queria que o irmão tivesse um nome tão forte quanto o dele e saiu-se com João. Disse a todos que seu irmão se chamava João .Antes mesmo de nascer , meu João já se chamava João ! Então ao engravidar do 3o filho , outro menino , e já que tinha 2 apóstolos do círculo próximo de Jesus , achei que devia continuar na mesma linha de nomes cristãos fortes , fiquei entre Tiago e André . Meu marido não quis André de jeito nenhum , restou Tiago . Sim, os filhos do trovão , fazer o quê ? ! E não , não tenho nenhuma pretensão de ser/igualar-me a Salomé . Porém , hoje , ao ler este blog , fiquei estupefata ... o dia de Sta. Salomé é o mesmo dia do meu aniversário ! Impressionante !

    ResponderExcluir
  2. Amei ver que bela e impressionante sua históriaCris Fontana. Parabéns.

    ResponderExcluir