quarta-feira, 2 de maio de 2012

Beata Maria Leônia Paradis, Fundadora - Festejada 3 de maio

     Beatificada no dia 11 de setembro de 1984, durante a visita de João Paulo II ao Canadá, veio ao mundo a 12 de maio de 1840, na povoação de Santa Margarida de Blairfindie, no Estado de Quebec (Canadá). Batizada no mesmo dia, deram-lhe os nomes de Alódia Virgínia. Contava entre seus antepassados vários bispos, um dos quais foi arcebispo de Quebec.
     Recebeu da mãe a primeira educação cristã, que aperfeiçoou no colégio das religiosas da Congregação de Nossa Senhora de Laprairie. Recebeu a Crisma e a Primeira Comunhão nos anos de 1849 e 1850, e àqueles anos se reportam a sua devoção aos sacerdotes e o amor pelas pessoas humildes e pobres, sentimentos que se tornaram os temas fundamentais de toda sua vida.
     Em 1854 ingressou no noviciado das Marianitas de Santa Cruz, com o nome de Irmã Maria de Santa Leônia. Esta Congregação, constituída há pouco tempo então, destinava-se ao serviço doméstico das casas dos Sacerdotes da Santa Cruz e à educação da juventude.
     Aos 22 de agosto de 1857 fez os votos perante o P. Basílio Moreau, fundador da Congregação. Apesar de não ter uma saúde boa, encarregaram-na de cuidar das residências paroquiais em diversas freguesias. Foi, depois, para os Estados Unidos da América tomar conta de órfãos e servir de secretária da superiora do asilo. Permaneceu nesse posto oito anos.
     Quando a Congregação a que pertencia deixou, em França, de cuidar das residências paroquiais para se dedicar ao ensino, as religiosas dos Estados Unidos separaram-se da Casa Mãe e formaram um Instituto autônomo denominado Irmãs da Santa Cruz. A Irmã Leônia aderiu ao novo Instituto por ele conservar o trabalho inicial de auxílio aos párocos.
     Quando o P. Camilo Lefebvre, fundador do Colégio de S. José de Memramcook, lhe pediu para formar na vida religiosa as jovens que ele havia chamado para cuidar dos diversos serviços da casa, ela para lá partiu com outra Irmã, no dia 22 de setembro de 1874. Sob a sua direção, o Instituto consolidou-se. Não lhe faltaram oposições, mas em 1880 os membros do capítulo da congregação da Santa Cruz deram-lhe a sua aprovação.
     Depois de 20 anos na cidade de Memramcook, a Casa Mãe e o noviciado mudaram para Sherbrooke, em 1885. No dia 26 de janeiro do ano seguinte, o Bispo dessa cidade publicou o decreto da ereção canônica. A 2 de outubro de 1904, a Serva de Deus, por instâncias do Prelado, abandonou o hábito das Irmãs de Santa Cruz, às quais estava juridicamente ligada, e vestiu o hábito da Congregação que ela mesma havia fundado com o nome de Irmãzinhas da Sagrada Família.
     No dia 5 de maio de 1905, por indulto Apostólico de São Pio X, ficou livre de todas as obrigações para com a Congregação das Irmãs da Santa Cruz e pôde assim mais expeditamente aderir às Regras do seu Instituto.
     A Serva de Deus, que sempre procurou servir o Senhor com todo o seu coração, custasse o que custasse — e não foram pequenos nem poucos os sofrimentos que teve de suportar —, viu coroados de êxito os próprios trabalhos. A Congregação contava 635 Ir­mãs em 40 casas, dedicadas a auxiliar os Sacerdotes, material e espiritualmente.
     Um câncer há tempo era suportado por Madre Leônia, até que suas condições de saúde se agravaram e, após ter recebido os últimos Sacramentos, ela entregou sua alma a Deus no dia 3 de maio de 1912, em Sherbrooke, na idade de 72 anos.
     Seus funerais foram triunfais; foi sepultada no cemitério paroquial de São Miguel de Sherbrooke e exumada em 4 de outubro de 1935, para ser trasladada para a Casa Mãe das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, da mesma cidade, em Québec.
     Deixou vários volumes de escritos que revelam quanto ela procurou viver na presença de Deus e fazer tudo apoiada n'Ele. Mas o presente mais valioso que legou às suas Filhas e à Igreja foi o exemplo de uma vida santa, que Deus confirmou com milagres que a levaram às honras dos altares.

AAS 59 (1967) 451-3; 73 (1981) 211-14; 77 (1985) 397-403.
Cf. Pe. José Leite, SJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário