segunda-feira, 1 de abril de 2013

Beata Sofia Czeska-Maciejowska, Fundadora - 1 de abril

    
Madre Sofia Czeska nasceu em 1584, terceira filha de Mateusz Maciejewski e Lubowiecka Katarzyna Maciejewska. A família relativamente abastada vivia em Cracóvia e na área de Sandomierz. Com a idade de 16 anos Sofia se casou com Jan Czeski e mudou seu sobrenome para Czeska. Após 6 anos de um casamento sem filhos, ficou viúva. Um dia, ao sair da igreja e a caminho de casa, foi abordada por um homem que queria forçá-la ao casamento. Quando ela recusou, o homem se casou com sua irmã Ana.

     Apesar de sua juventude, ela não se casou novamente. Ela dedicou sua vida às obras de misericórdia, especialmente cuidando de meninas pobres e órfãs. De 1621 a 1627, usando seus próprios recursos, ela fundou um lar para elas, chamado Casa da Apresentação da Santíssima Virgem Maria, em Cracóvia, na Rua 18 Szpitalna.
     Em 31 de maio de 1627, ela recebeu a aprovação oficial do Bispo de Cracóvia Marcin Szyszkowski para esta fundação. Este foi o começo da primeira escola para meninas na Polônia. Para continuar o seu trabalho, uma congregação de Irmãs foi estabelecida. A constituição do Instituto foi aprovada em 13 de janeiro 1660 pelo Bispo de Cracóvia Andrzej Trzebicki, não muito tempo depois da morte de Madre Sofia. Ela morreu no dia 1 de abril de 1650 e foi enterrada na Igreja de Santa Maria, em Cracóvia.
     Seu trabalho - a escola e a Congregação das Irmãs da Apresentação (Prezentki) - até hoje continua. Em 1 de abril de 1995 o Cardeal Franciszek Macharski iniciou o processo de exame canônico das virtudes heroicas e da santidade de Madre Sofia Czeska-Maciejowska. Em 20 de novembro de 1997, a fase diocesana do processo foi concluída e a documentação entregue ao Vaticano. Em 30 de março, o Vaticano anunciou a confirmação do processo diocesano.
     A Congregação das Virgens da Apresentação da Virgem Maria (Congregatio Virginum a Praesentatione Beatae Mariae Virginis) é uma das mais antigas congregações femininas polonesas. O termo "Prezentki" deriva da palavra latina "praesentatio" e significa 'apresentação'.
     Em 1621, Madre Sofia estabeleceu a primeira escola para meninas na Polônia, em Cracóvia. Meninas pobres e órfãs frequentavam a escola. Para continuar o seu trabalho depois de sua morte, o Papa Alexandre VII deu a aprovação oficial para o estabelecimento de uma congregação de irmãs chamada a Congregação das Virgens da Apresentação da Santíssima Virgem Maria. A escola e a Congregação estavam localizadas em Cracóvia. A sede da Congregação depois se mudou para a Rua 7 Switego Jana, Cracóvia. Este ainda é o local da casa-mãe desta Congregação.
     De acordo com o lema: "Louvado seja Deus e Sua Mãe", as Irmãs se dedicam na criação e educação de crianças e adolescentes; dirigem um liceu para meninas em Cracóvia e uma escola média e liceu em Rzeszow. A escola de Cracóvia é a continuação ininterrupta da escola fundada por Madre Sofia Czeska. As Irmãs fazem vários trabalhos de acordo com as suas capacidades e as necessidades locais da Igreja. Elas dirigem creches, orfanatos, casas para crianças com necessidades especiais; elas trabalham para as paróquias, por exemplo, como professores de educação religiosa. Elas propagam o culto da Virgem, pois a Santíssima Senhora é a Mãe e a Padroeira da Congregação. As Irmãs vestem hábito preto e véu.
     Em 20 de dezembro de 2012, o Papa Bento XVI reconheceu um milagre atribuído a ela como meta para sua beatificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário