terça-feira, 3 de setembro de 2013

Santa Ida de Herzfeld Viuva, Mãe dos pobres - 4 de setembro

    

Foi a primeira santa da Vestfalia. É sem dúvida um dos casos mais flagrantes de membros de famílias inteiras e gerações da Idade Média voltados para a vida religiosa.
 
   Santa Ida nasceu c. de 766, na Vestfalia (região histórica da Alemanha entre o Weser e o Reno) e viveu na época de Carlos Magno (742-814), e todos os seus cinco irmãos e irmãs escolheram a vida religiosa, dois deles, Wala e Adalhard, se tornaram abades de Corvey.
     Tendo passado a sua infância praticando as virtudes e a piedade cristãs, se casou com o Duque da Saxônia, Ecberto, de quem ela amorosamente cuidou durante uma longa doença.
     De sua feliz união nasceram cinco filhos, três dos quais escolheram a vida religiosa: uma filha, a Venerável Hadwig, foi abadessa em Herford, e no mesmo convento também foi religiosa outra filha, Adela. Seu filho, o Venerável Varin, mais tarde tornou-se abade de Corvey. Duas outras filhas ocuparam posições importantes na sociedade da época.
     Junto com seu marido Ecberto, levou uma vida cristã exemplar e eles mandaram construir uma igreja em Herzfeld (diocese de Münster), seguindo as instruções recebidas por Ida em um sonho.
     Em 811, quando tinha 45 anos, ficou viúva. Após cuidar que seus filhos tivessem uma vida digna, ela se retirou perto da igreja que fora construída em Herzfeld, não muito longe de seu castelo Hoverstadt.
     Na cela ao lado da igreja onde passou a viver, Ida dedicou-se às obras de piedade, de mortificação e de caridade para com os pobres da região, dando-lhes as coisas necessárias utilizando-se de seus bens.
     Ida, que era chamada de "mãe dos pobres", contribuiu significativamente para a fundação da primeira comunidade cristã no sul da Vestfalia. Ela morreu em 4 de setembro de 825 em Herzfeld e foi sepultada ao lado da igreja, onde ela já tinha feito enterrar o marido.
     Em 26 de novembro 980, o bispo de Münster, Mons. Dodo, efetuou a "elevação" de suas relíquias, isto é, canonizou-a (proclamou-a santa), de acordo com o ritual da Igreja na época.
     Na mesma data houve a primeira procissão (Identracht) com suas relíquias nas ruas de Herzfeld, e seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação.
     Santa Ida é especialmente invocada por mulheres prestes a dar à luz, pelas noivas e viúvas. Sua festa é celebrada no dia 4 de setembro e Herzfeld também a comemora em 26 de novembro, a data da canonização.
     Seu amor à vida se reflete em uma legenda, segundo a qual um cervo que estava sendo caçado a encontrou e se amparou nela.
 
Martirológio Romano: Em Heresfeld na Saxônia, Alemanha, Santa Ida, viúva do Duque Ecberto, famosa pela caridade para com os pobres e assiduidade na oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário