sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Beata Clara de Orléans, Monja cisterciense - 1 de agosto


     Dentre as doze santas ou beatas relacionadas pela “Bibliotheca Sanctorum” com o nome de Clara, e todas vivendo em tempos longínquos, a única de nacionalidade francesa é a Beata Clara venerada em Orléans, mas originária da Normandia.
     Ela é recordada pelo hagiógrafo Castellano nas suas “Additiones” (Anexos ou Apêndices) ao Martirológio Romano como virgem da Ordem Cisterciense que se desenvolveu sobretudo em 1112 com São Bernardo de Claraval.
     Embora não sendo recordada no Calendário de Digion, nem no Menológio de Henriquez, é reconhecida com o título de beata. Mas antes do hagiógrafo Castellano, o pesquisador Calemoto já havia escrito que a festa da Beata Clara, virgem reclusa, era celebrada no dia 1º de agosto em um convento de monjas cistercienses da Diocese de Orléans, na localidade ‘Notre-Dame’.
     Os restos mortais da monja penitente foram transferidos para o convento e ali permaneceram custodiados por muito tempo. Durante uma das recorrentes guerras locais, as relíquias foram destruídas pelo fogo, mas sua lembrança continuou viva entre os numerosos peregrinos da época.
     Estas são as únicas informações que temos sobre esta Beata, que é venerada em Orléans no dia 1º de agosto.
 
Fonte: santiebeati
 
Etimologia: Clara, do latim Clarus: “clara, ilustre, brilhante”. Clarissa, derivado de Clara.
 
PS. A gravura acima não representa efetivamente a Beata Clara de Orléans, mas uma religiosa cisterciense anônima. Entretanto, achamos que ela bem podia ser adaptada à Beata comemorada no dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário