sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Santa Doroteia e S. Teófilo, Mártires - 7 de fevereiro

    
     Estes mártires são recordados em uma Passio muito antiga e comemorados no Martirológio Jeronimiano no dia 6 de fevereiro. O Martirológio Romano relata: Em Cesareia, na Capadócia, na moderna Turquia, os santos mártires Doroteia, virgem, e Teófilo, advogado.
     Nobre, muito rica e bem educada, Doroteia viveu em Cesareia, capital da província romana da Capadócia, e foi martirizada no ano de 304 por ser cristã, vítima das perseguições do imperador romano Diocleciano.
     A jovem teve os pais martirizados no Anfiteatro, fez um voto de castidade a Cristo e transformou a própria casa numa espécie de igreja, onde passava os dias em meio a jejuns e orações, e valendo-se da própria fortuna para fazer caridade aos pobres. Tanto zelo e piedade atraiam os cristãos de Cesareia que a procuravam para ouvir os mais sábios conselhos. Isso fez com que seu nome fosse citado no Tribunal Romano como praticante da fé cristã.
     Na época governava o pretório de Cesareia o nobre Saprício, que mandou trazer a jovem à sua presença e a interrogou. Como a moça respondesse sabiamente a todas as perguntas, desarticulando as intenções dos juízes de ridicularizarem a religião cristã, e muito zelosa de sua pureza, foi obrigada a viver durante uma semana na companhia de duas jovens sacerdotisas pagãs chamadas Crista e Calista, para que elas fizessem Dorotéia abandonar sua fé.  Mas, a constância de Doroteia acabou por convertê-las à fé cristã, e elas foram mortas.
     Não satisfeito com isso, Saprício sentenciou Doroteia à pena capital: a morte pela espada. Ao escutar a moça dizer que iria para o céu onde era eterna a primavera, um dos pretores, de nome Teófilo, zombou dela dizendo: "Pois já que vais ao jardim de teu esposo onde a primavera é eterna, envia-me de lá frutos e rosas perfumadas".
     Doroteia prometeu realizar sua vontade. Antes de a espada cair sobre sua cabeça, ela rezou e pediu a Deus que realizasse sua promessa. Apareceu-lhe subitamente um Anjo, tendo às mãos uma cesta com três belas maçãs e três perfumadas rosas.
     Doroteia tomou um lenço, enxugou com ele o suor e entregou-o ao Anjo, dizendo-lhe: "Vai e leva a Teófilo e diz que Doroteia, serva de Cristo, lhe envia os frutos e as flores que ele pediu. E diz também que, se ele quiser mais, que vá ter com ela no Paraíso". Dito isso, o Anjo desapareceu e a espada caiu sobre Doroteia, que subiu radiante ao céu.
     No tribunal, Teófilo continuava a zombar do caso de Doroteia quando lhe apareceu o Anjo e transmitiu-lhe o recado da virgem cristã. Assombrado com o estupendo milagre de receber as maçãs e as rosas em época de inverno rigoroso, Teófilo imediatamente foi tocado pela Graça de Deus e passou a afirmar aos amigos que o Deus dos cristãos era de fato O verdadeiro.
     No início todos pensaram que se tratava de mais uma ironia de Teófilo, mas devido à sua insistência, foi denunciado. Saprício então o convocou para julgamento cobrando sua coerência com as convicções antigas, mas Teófilo afirmou que havia se convertido à fé em Cristo e que não a renegaria jamais. Foi torturado e decapitado também.
     O culto de Santa Dorotéia foi muito difundido durante a Idade Média, sendo invocada entre os "Santos Auxiliadores". Inúmeros artistas inspiraram-se na conversão de Teófilo retratando em quadros o milagre de Santa Dorotéia, chamada até hoje de a "Santa das flores".

Santa Doroteia é Patrona das Floristas.
Etimologia: Doroteia = dom de Deus, do grego, como Teodora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário