quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Beata Alice Kotowska, Virgem e mártir - 11 de novembro

    
      Seu nome secular era Maria Jadwiga Kotowska. Nasceu em Varsóvia no dia 20 de novembro de 1899 no seio de uma família cristã de sete filhos. Decidiu-se primeiro pelos estudos de medicina, porém a vocação religiosa a fez ingressar na Congregação das Irmãs da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, na qual fez o noviciado e professou no ano 1924, tomando o nome de Irmã Alice.
     Por indicação dos superiores estudou primeiro a carreira de ciências e logo foi enviada como professora ao Instituto de Wejherovo (1934), do qual chegou a ser diretora quando era superiora da comunidade.
     Durante a ocupação alemã, no começo da II Guerra Mundial, foi aprisionada em 24 de outubro de 1939. Junto com outros presos foi levada ao bosque de Laski Pianiska e ali fuzilada no dia 11 de novembro de 1939. Foi beatificada com outros mártires poloneses em 13 de junho de 1999 pelo papa João Paulo II. 
Etimologia: Alice = no francês e no inglês, feminino da abreviação Alex. Em documentos franceses dos séculos XVI e XVII: Alix. Há quem afirme ser anagrama de Célia: do latim, Caelia, “celeste, celestial”. Outros, afirmam ser variação do fenício-cartaginês Elissa; ou da abreviação do alemão Elise (Elisabete).

Nenhum comentário:

Postar um comentário