quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Beata Bernardina Maria Jablonska, Fundadora - 23 de setembro

    
     A Irmã Bernardina Maria Jablonska nasceu no dia 5 de agosto de 1878, na pequena aldeia de Pizuny em Narol, na Diocese de hoje de Zamoœæ Lubaczów. A beleza de sua paisagem nativa teve uma grande influência em sua mente sensível e ajudou a formar uma personalidade gentil e propensa à graça de Deus.

     Viva, inteligente, cheia de alegria, cresceu cercada pelo amor dos pais, permanecendo por um longo tempo única filha. Seus pais eram pequenos proprietários respeitados e estimados pelos seus vizinhos. Como a escola ficava distante de sua casa, os pais confiaram-na a professores particulares.
     Aos 15 anos, sua infância feliz foi subitamente interrompida pela morte de sua mãe. A menina mudou completamente, ela se sentiu sozinha e perdida, evitava a companhia de seus parentes, se apartava buscando a solidão.
     A mãe, profundamente religiosa, teve uma grande influência sobre a filha, transmitindo-lhe de um modo especial a veneração do Santíssimo Sacramento e a afeição filial à Mãe de Deus.
     Morta a mãe terrena, com todo o ardor do seu coração jovem agarrou-se à Mãe celeste. Uma capela pequena na borda da floresta, com uma imagem da Imaculada, onde a menina sempre levava buquês de flores silvestres, tornou-se o local favorito de suas meditações. Lá, ela confiou a Maria os problemas de sua jovem vida. Além disso, ela dedicava muito tempo à adoração do Santíssimo Sacramento na igreja de Lipsk, onde ela tinha sido batizada.
     Ela lia muito, especialmente a vida dos santos. Mais e mais ela se aproximava de Deus, cuja chamada ela sentia no fundo de sua alma, e facilmente O encontrado na beleza da natureza, na solidão, em seu coração. Ela desejava uma vida dedicada totalmente a Deus no silêncio do convento, então ela começou a praticar várias mortificações aprendidas nos livros.
     O momento decisivo foi seu encontro com o Irmão Alberto no festival Horyniec, em 13 de junho de 1896. Ela decidiu entrar na sua Congregação fundada há pouco, pensando que era uma ordem monástica. O pai se opôs a decisão da filha, portanto, Bernardina, uma vez adulta, secretamente deixou a casa e foi para Brusno, onde ficava a ermida das Irmãs Albertinas. Quando o Irmão Alberto perguntou sobre a razão para sua decisão, ela disse pertencer a Jesus Cristo e por amá-Lo tanto.
     Ela precisava dar uma demonstração desse amor, tão jovem foi enviada para o primeiro teste no hospital para os sem-teto em Cracóvia. Ela encontrou-se em um ambiente completamente desconhecido para ela. Até então os pobres eram para ela um velho vagabundo a quem ela oferecia uma refeição quente e uma boa palavra em troca de suas histórias de um mundo distante. Ela não sabia nada da miséria física e moral da cidade grande. Ela queria silêncio e oração e ela encontrou-se de repente em uma casa cheia de gemidos de doentes, gritos dos doentes mentais, insultos vulgares de pessoas marginalizadas que insistentemente pediam ajuda. Ela estava tão perturbada que imediatamente quis desistir de tudo.
     Frei Alberto olhava, explicava e, acima de tudo, ensinava pelo exemplo que essas pessoas não apenas precisavam serem servidas, mas acima de tudo serem amadas como Cristo sofredor e desprezado. Isto era muito difícil, mas o amor fascinante previa o cume da santidade. Só o Senhor sabe o quanto ela teve de sofrer, as suas batalhas internas, como muitos sacrifícios ela tivera que enfrentar. O momento crítico chegou no Sábado Santo, em 1899, quando ela pensou que já não podia sequer levantar-se por um momento.
     Então Frei Alberto escreveu para ela o ato heroico de confiança em Deus, que Bernardina assinou depois de rezar por um longo tempo.
     Dou a Jesus Cristo a minha alma, a minha mente e tudo o que possuo. Ofereço a minha pessoa com todas as dificuldades interiores, os tormentos e os sofrimentos espirituais, todas as humilhações e desprezos, a todas as dores do corpo e as doenças. Em troca não desejo nada nem agora nem depois de minha morte, porque faço tudo isto por amor de Jesus Cristo”.
     A partir desse momento, pararam as dúvidas e soube manter a sua palavra e o Senhor magnanimamente levou-a através do misticismo às alturas da contemplação.
     Frei Alberto, apreciando seus grandes dons, em 1902 a nomeou, com apenas 24 anos, a primeira superiora geral da Congregação das Irmãs Albertinas. Ela desempenhou esta função até sua morte, aclamada sempre nos capítulos gerais. Foi uma verdadeira mãe para as Irmãs e para os pobres.
     Depois de uma longa vida cheia de sofrimento morreu em 23 de setembro de 1940 e foi enterrada no cemitério de Rakowicki em Cracóvia.
     Em seu testamento, ela escreveu para as Irmãs: "Façam o bem a todos". Seu culto começou a se espalhar desde o início, aqueles que a conheceram recorriam a ela também depois de sua morte, com a profunda convicção de que ela poderia fazer muito com a sua intercessão junto a Nosso Senhor. As graças recebidas ampliaram o círculo de seus admiradores.
     Em 23 de maio de 1984, a Congregação das Irmãs Albertinas apresentou a Cúria Arquidiocesana de Cracóvia, nas mãos do Cardeal Franciszek Macharski, um pedido para iniciar o processo de informação sobre a Irmã Bernardina Jablonska.
     Ao mesmo tempo, seus restos mortais foram transferidos do cemitério para a Igreja de Ecce Homo de Cracóvia, que também abriga as relíquias do Irmão Alberto. Em 25 de abril de 1986, a documentação foi enviado a Roma e já no dia 3 de maio de 1986 o processo de canonização foi aberto formalmente na Congregação para as Causas dos Santos, em Roma. A segunda etapa do processo foi o anúncio do decreto sobre o heroísmo de vida e das virtudes da Serva de Deus Irmã Bernardina, em 17 de dezembro de 1996.
     No dia 6 de junho de 1997, João Paulo II a proclamou Beata em Zakopane durante sua viagem apostólica à Polônia.
A espiritualidade e a santidade de Irmã Bernardina
     Irmã Bernardina tinha herdado de seus pais duas qualidades de caráter muito importantes que desenvolveu ao longo de toda a vida e alcançou uma dimensão rara.
     De sua mãe herdou uma bondade delicada e do pai uma vontade forte e determinada. Quando Deus predestina alguém para uma missão extraordinária geralmente concede a capacidade inata que predispõe maravilhosamente para a tarefa. A vida dos santos é expressa em duas direções: a vida interior e a atividade exterior, as proporções são mantidas.
     Na base da vida interior da Irmã Bernardina, bem como de suas atividades, encontramos amor e sofrimento. Nosso Senhor a provava, mas ela manteve suas promessas. Em troca deste imenso sacrifício Ele lhe deu a capacidade de amar com amor misericordioso toda miséria humana na medida do Seu Coração Divino.
     Ela rezava intensamente, especialmente à noite, porque durante o dia estava envolvida nas atividades da Congregação e com os pobres. Ela passava muitas horas diante do SSmo. Sacramento da Eucaristia, que era o objeto de seu amor constante de quem obtinha a sua força.
     Ela estimulava as Irmãs a fazer visitas frequentes à capela dizendo que "o Prisioneiro Divino não pode ficar sozinho". Em seus diários ela escreveu assim: "Jesus - Hóstia Santíssima: Que felicidade para mim! Oh! Se eu pudesse ficar aos Seus pés séculos inteiros. Gostaria de ficar com o Senhor aqui, neste vale de lágrimas, até o dia do julgamento – permanecer aos pés do altar, amá-Lo, não deixá-Lo sozinho, e compensá-Lo e viver a sua vida. Lamento que Ele vai ficar aqui sozinho quando eu não mais estarei aqui".
     Nosso Senhor tinha dado a ela uma alma muito sensível às belezas da natureza, nas quais ela facilmente se encontrava Seus traços, por isso ela gostava tanto de ficar na ermida de Zakopane. Ali derramava no papel suas meditações revelando os segredos de sua alma. Ela escreveu, entre outras coisas: "Me impressionou muitíssimo a beleza de Deus que chamava a minha alma para mundos desconhecidos... Deus e Deus, somente Deus, para sempre! Amo a oração; as noites silenciosas sob o céu aberto são a minha felicidade. Amo a natureza que eleva a minha mente e o meu coração a Deus. Te adoro, Senhor, nas rajadas do vento, nas névoas brumosas da manhã e no crepúsculo que avança. Te adorarei até o fim de nossos dias, que também são teus. Oh, como é belo o nosso Senhor em um dia ensolarado, como é belo no azul do céu, como é maravilhoso no turbilhão de vento, como é poderoso no murmúrio do riacho, quão grande é Deus em suas obras!
A fundadora e a vocação da Congregação
     Foram tempos difíceis, a Congregação foi empobrecida por causa das guerras, havia muitas pessoas desabrigadas, muitos deficientes e órfãos. O Irmão Alberto havia falecido deixando a obra sem estabilidade jurídica, sem constituições escritas, sem a aprovação formal das autoridades da Igreja. Após sua morte, em 1916, a difícil tarefa passou para a Irmã Bernardina, que começou a trabalhar com empenho para alcançar estes objetivos.
     As constituições que ela escreveu de joelhos refletem fielmente o ideal de Frei Alberto. Elas foram aprovadas pelas autoridades da Igreja sem alterar a seção sobre a pobreza. Isso aconteceu em 1926, 10 anos após a morte do Irmão Alberto e após um longo período de oração e diversas atividades intensas de Irmã Bernardina, que fielmente guardava este legado precioso.
     A estabilidade jurídica do Instituto obtida pela Irmã Bernardina, as Constituições e seu desenvolvimento dinâmico, tudo isso levou a considerá-la como fundadora da Congregação das Irmãs Albertinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário