segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Beata Mência ou Menzia d’Avalos, Clarissa - 15 de janeiro

    
Catedral de Palencia, Espanha


     De acordo com o martirológio franciscano, Menzia ou Mência d'Avalos é uma monja Clarissa que é definida com o título de beata.
      Neste texto ela é lembrada como um exemplo de "prudentia et devotione in Crucifixum insignis", isto é, insigne sabedoria e devoção ao Crucifixo (ou ao Crucificado).
      Também é citada entre os beatos e veneráveis espanhóis do texto do Padre Pietro Antonio, M. O. Reformado de Veneza: "Um histórico jardim seráfico de flores e frutos de virtude, zelo e santidade nas três Ordens estabelecidas pelo Grande Patriarca São Francisco”, impresso na província do Vêneto em 1710.
      No "Annales Minurum seu trium Ordinum a S. Fracisco Istitutorum" é chamada Mência e definida como uma religiosa piedosa.
      Ela viveu no mosteiro de Nossa Senhora da Consolação, perto de Palencia, uma cidade da comunidade de Castela, na Espanha, e parece que faleceu por volta de 1480.
      A Beata Menzia é lembrada no dia 15 de janeiro.



Etimologia: Mência = A merecedora. Origem: latina, nome feminino.

Curiosidades: Mencía, na Espanha; Jaen, em Portugal. Esta é uma uva tinta nativa da Península Ibérica, de pele grossa, azul violeta. É vigorosa e exige cuidado do viticultor para conter sua extraordinária produtividade. Amadurece cedo, em meados de setembro. É bem adequada ao clima marítimo da região, onde chuvas de outono são bastante comuns. Na Espanha, Mencía encontrou seu lar nas comunidades autônomas da Galiza e de Castela e Leão. É a principal uva de denominações como Bierzo e Ribeira Sacra.

Mércia = “graça”, “misericórdia”, “dom divino”.
     Mércia tem origem no nome inglês Mercy ou Mercia, os quais por sua vez, surgem a partir da palavra da língua francesa merci, que significa “graça”, “misericórdia”, “dom divino”.
     Na Inglaterra, seus registos datam do século XVII e foi adotado pelos cristãos, da mesma forma que os nomes Charity, Faith e Hope, que significam caridade, fé e esperança, em português.
     Assim, esse nome carrega o mesmo sentido de que o espanhol Mercedes, bem como do nome Graça. No que respeita ao nome Graça, por sua vez, este tem também origem religiosa. Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome que reflete uma aproximação com o divino, uma vez que a graça, num sentido espiritual, significa uma dádiva ou um presente de Deus.
     Embora sua semelhança gráfica com Márcia, os nomes não têm qualquer relação, uma vez que a origem de Márcia decorre do latim Marcius, que significa “guerreiro”.

     Os d'Avalos (na Espanha, o sobrenome pode grafar Dávalos e, às vezes, também Abalón) possuem sangue gótico, no entanto, aparece em quase toda a antiga nobreza da Península Ibérica. De acordo com a tradição, quando os visigodos ocuparam a Espanha, subtraindo-a do domínio romano, o antepassado bárbaro dos d'Avalos teria se instalado na cidade de San Felix Dávalos em Navarra. Os seus descendentes passaram para Aragão e, portanto, para a Andaluzia, distinguindo-se nas operações militares plurisseculares da Reconquista.
     O primeiro Dávalos digno de menção foi Lopez Fernández Dávalos, alcaide de Ubeda no início do século XIV, durante o reinado de Fernando IV de Castela. No final do século XIV, Ruy López Dávalos tornou-se Condestável  de Castela, bem como Adelantado Mayor de Murcia, camareiro e excelente auxiliar de Henrique III, rei de Castela e de Leão. Foi Ruy López, progenitor de todos os ramos da família que se mudou para Toledo, Aragão, Múrcia, Peru.
     Ruy López Dávalos casou-se três vezes. A partir desses casamentos, ele teve dez filhos que chegaram à idade adulta. Do casamento com sua primeira esposa, Maria Gutierrez de Fontecha, teve dois meninos e uma menina: Pedro López Dávalos, Diego Lopez Dávalos e Maria Dávalos. O segundo casamento foi com Elvira de Guevara, de quem tinha dois meninos e duas meninas: Beltran Dávalos, Hernando Dávalos, Mencia Dávalos (nossa Beata) e Costanza Dávalos. O último casamento foi com Constança de Tovar, de quem ele teve três filhos: Innico, Alfonso e Rodrigo. Um desses três filhos, Innico I d'Avalos, teria originado o ramo italiano de d'Avalos.

Um comentário:

  1. Boa tarde Da.Zeni, Parabéns pelo seu Blog vejo que você é uma pessoa muito católica. Peço suas orações.

    ResponderExcluir