domingo, 28 de janeiro de 2018

Beata Lutgarda de Wittinchen – 29 de janeiro

    
     Santa Lutgarda, fundadora da comunidade de Wittinchen, nasceu no ano 1291 próximo de Schenkenzell, na Floresta Negra, no seio de uma família de camponeses. Como tivesse uma deformação física, foi acolhida pelas beguinas de Oberwolfach quando tinha apenas dois anos de idade. Sabemos que as beguinas eram associações de mulheres católicas que se dedicavam a ajudar os doentes, as crianças, os velhos e as mulheres necessitadas.
     Depois de levar 20 anos de uma vida muito pobre e mortificada, por inspiração divina se dedicou a recolher fundos para fundar um convento para 34 religiosas da Ordem de São Francisco. Esta era sua intenção, mas logo se viu abordada por mais de 70 religiosas.
     Quando a fundação já existia há dois ou três anos, em 1327, o mosteiro foi destruído por um incêndio e ela se dedicou a reconstruí-lo buscando ajuda na Alsacia, Suíça e Hungria. No ano de 1332 obteve do Papa, que se encontrava em Avignon, a confirmação de sua comunidade como pertencente à Ordem Terceira de São Francisco, transformando-se cinco anos mais tarde em uma comunidade de monjas clarissas.
     Embora o convento fosse extremamente pobre, Lutgarda era vista gozando de uma alegria que todos acreditavam ser sobrenatural.
     Ela se distinguiu por suas meditações sobre a Vida e a Paixão de Cristo, sendo devotíssima do Sagrado Coração de Jesus e das almas do Purgatório, devoções que recomendava às suas religiosas. Conta-se que certo dia em que rezava pela conversão dos pecadores diante de um Crucifixo, de suas feridas começou a fluir sangue, enquanto muita gente se refugiava em Seu Coração.
     Lutgarda faleceu no ano de 1348 e foi sepultada na igreja conventual, que hoje em dia é igreja paroquial de Wittinchen, uma vez que o convento foi secularizado no ano de 1803. Seu túmulo é visitado especialmente no dia 16 de outubro. Embora seu culto nunca tenha sido confirmado oficialmente, é tratada como santa ou como beata.
     Sua festa é celebrada no dia 29 de janeiro.


Schenkenzell, Floresta Negra, Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário