quarta-feira, 11 de abril de 2018

Santa Gema Galgani: há 115 anos falecia esta vítima expiatória (11 de abril de 1903)

    
Santa Gema em êxtase
 Santa Gema Galgani em sua breve peregrinação por esta terra deixou-nos um exemplo de sua intensa vida espiritual se oferecendo a Deus como vítima de expiação pelos pecados dos homens. No participar da paixão ela deseja ajudar Jesus nas suas dores. Se cria assim um pacto de amor em modo tal que Jesus a possa oferecer ao Pai como vítima de amor por todos os pecadores.
     Foi assim favorecida por toda sorte de carismas, como os estigmas da Paixão, a coroa de espinhos, a flagelação e o suor de sangue. Teve frequentes êxtases, espírito de profecia, discernimento dos espíritos e visões de Nosso Senhor, de sua Mãe Santíssima, de São Gabriel e da Virgem Dolorosa, e uma incrível familiaridade com o Anjo da Guarda.
     Foi constantemente atacada pelo demônio, que lhe aparecia em forma humana ou de animais. Enfim, teve o matrimônio místico com Nosso Senhor Jesus Cristo e morreu como vítima expiatória pelos pecados do mundo.
*
     Não procuro nada, não quero nada, senão aquilo que Deus quer” – Santa Gema Galgani (Itália, 12/03/1878 – 11/04/1903)
     Que ninguém me faça mal, pois eu levo as marcas do Senhor Jesus no meu corpo”, essa é a frase que resume a vida da joia de Cristo – uma Santa bem próxima dos nossos tempos, que viveu profundamente a Paixão. Santa Gema Galgani nasceu em um vilarejo próximo de Lucca, na Itália, e desde a mais tenra idade deu seu testemunho de amor, devoção e entrega à Cruz, pela conversão dos pecadores.
     Gema perdeu sua mãe quando tinha apenas 7 anos e pediu à Nossa Senhora que a substituísse, chamando-a carinhosamente de “mamãe”. A pequena assumiu todos os afazeres da casa e quando completou 18 anos, sofreu mais uma perda: seu pai faleceu, deixando-a com seus 7 irmãos em profunda miséria. De saúde frágil, chegou a ser curada milagrosamente de uma meningite que lhe causava surdez e paralisia nos membros.
     Era constantemente consolada pela Virgem Maria, pelo Anjo Gabriel, pelo seu Anjo da Guarda e, também, por Jesus Cristo, suportando as afrontas do demônio que a atormentou até seus últimos minutos de vida. “Prepara-te, minha filha; por minha ordem o demônio vai declarar-te guerra e dar, por esta forma, o último retoque à obra que realizei em ti”, foram as palavras proferidas por Nosso Senhor à Santa.
     Quando em êxtase, fenômenos supranormais manifestavam-se nela, dentre os quais a mudança do som de sua voz e o falar em linguagem usada na época de Cristo (aramaico), da qual não poderia ter conhecimento.
     “… o Diário de Santa Gema Galgani […] ficou conhecido como o livro que o diabo queimou, temendo o grande bem que a obra faria às almas. Neste diário, Santa Gema Galgani dialoga com Deus e o diabo. De um lado, Deus, buscando salvar sua alma, imprimindo-lhe as dores de seu Filho Jesus; do outro, o diabo, tentando-a para que desistisse dos propósitos de Deus. Nesta árdua luta espiritual entre o bem e o mal, ela escreve esta obra de raro teor espiritual, mostrando quão preciosa é a fé em Deus e no seu Filho crucificado e ressuscitado…”. Pe. José Carlos Pereira, CP – Livro: Santa Gema Galgani – Diário (Galgani, Gema; Editora Paulus)
     A missão de Gema sempre esteve bem clara: salvar os pecadores com a própria vida. Por meio da graça mariana de participar da Paixão de Cristo, descobriu o significado místico da Virgem aos pés da Cruz e doou à Maria a sua própria alma. Da sua parte, Nossa Senhora preparou Gema para a graça da estigmatização: a coroa de espinhos, a flagelação e o suor de sangue.
*
     O Inimigo reforçava sua guerra contra Gema, pois ele sabia que o fim estava próximo. Ele esforçava-se para persuadi-la de que ela tinha sido totalmente abandonada por Deus. Usava suas diabólicas aparições e até mesmo violência física, batendo no frágil corpo de Gema.
     Uma testemunha ocular que cuidava de Gema disse: “Aquela besta abominável vai ser o fim da nossa querida Gema - golpes atordoantes, formas de animais ferozes etc. - eu a deixei com lágrimas nos olhos porque o demônio a está esgotando”.
     Gema clamava incessantemente os nomes Santos de Jesus e Maria, mas a batalha continuava. O seu Diretor Espiritual, o Venerável Germano, vendo o esforço final de Gema, disse: “A pobre sofredora passou dias, semanas e meses desse modo, dando-nos um exemplo de paciência heroica e razões para um medo saudável pelo que pode acontecer conosco, que não temos os méritos de Gema, na terrível hora da morte”.
     Ainda assim, mesmo passando por essas provações, Gema nunca se queixou, ela apenas rezava. Gema estava no fim. Ela era praticamente um esqueleto vivo, mas ainda linda, apesar da devastação da doença. Ela recebeu o “Viático”.
     Em suas últimas palavras, disse: “Eu não procuro mais nada; sacrifiquei tudo e todos a Deus; agora eu me preparo para morrer”. Ela falava com dificuldade. “Agora é mesmo verdade que não me resta mais nada, Jesus. Eu recomendo a minha pobre alma a Ti... Jesus!
     Gema então sorriu um sorriso celestial e deixando pender a cabeça para um lado, deixou de viver.
     Ela morreu aos 25 anos – em intensa doação e sofrimento – e seu corpo permanece incorrupto desde então. Santa Gema nos deixa a mensagem da perseverança na fé em momentos de intenso sofrimento e doenças, da necessidade de uma vida de oração e dedicação ao próximo.

ORAÇÃO (Composta por Santa Gema Galgani)
     Eis-me aqui, Senhor, de joelhos, aos Vossos pés, para Vos manifestar o meu reconhecimento e gratidão pelas contínuas graças que me concedeis. Sempre que Vos invoco, me atendeis. Cada vez que a Vós recorro, me consolais.
     Como Vos exprimir, Senhor, toda a emoção que me vai à alma? Por tudo Vos dou graças, mas, se for do Vosso agrado, Vos peço ainda que me concedais esta particular graça [pede-se a graça que deseja obter].
     Dirijo-Vos esta súplica, Senhor, porque sois Todo-Poderoso. Tende piedade de mim! Que em tudo se faça a Vossa Santíssima Vontade. Amém.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória)

Fontes:
www.obradoespiritosanto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário