quinta-feira, 3 de maio de 2018

Beata Joana de Arrivour, Monja reclusa – 4 de maio

    
Armas da Abadia
Da Beata Joana de Arrivour sabemos apenas que era uma monja cisterciense da Abadia de Arrivour, na diocese de Troyes, que ela viveu no século 13, e por mais de 20 anos foi reclusa naquela abadia. Depois de sua morte, seu corpo foi enterrado na igreja dos cistercienses em 4 de maio de 1246. Durante um tempo foi objeto de veneração assídua.
     A Beata Joana é celebrada no menologio cisterciense no dia 4 de maio.
*
     A Abadia de Nossa Senhora de Larrivour (ou Arrivour) é uma antiga abadia cisterciense localizada na atual comuna de Lusigny-sur-Barse, Aube. Foi fundada no século XII pelos monges da Abadia de Claraval e destruída durante a Revolução Francesa.
     A abadia foi fundada em 9 de abril de 1140 por São Bernardo de Claraval a pedido de Thibaut IV de Blois, conde de Champagne, bem como de Hatton, bispo de Troyes. O primeiro abade foi Alain de Flandre, um estudante de Lille "capturado" por São Bernardo em 1131. Cronologicamente seu nome aparece como Ripatorium, Arripatorium, Arrivour, Rivour, Larivour e a forma retida é Larrivour.
Prosperidade
     A abadia foi muito bem-sucedida durante seu primeiro século de existência, mas enfrentou a concorrência da abadia mãe que captava a essência de dons e vocações; Larrivour continuou sendo um mosteiro de segundo nível, que nunca teve um número muito grande de religiosos. Mas mesmo após a destruição da Guerra dos Cem Anos, rapidamente encontrou uma base econômica significativa. A muralha que a protegia abarcava um terreno de seis hectares; ela possuía muitos bens na zona rural circundante, bem como em Troyes. Entre outros bens, ela possui uma floresta na região da atual cidade de Mesnil-Sellières. 
     A Abadia devia ser influente e atraente, porque uma aldeia se formou em torno dela. Esta aldeia posteriormente foi reunida à Beaumont, que também era uma propriedade da Abadia de Larrivour.
     Em 1779, a igreja da abadia, muito danificada para ser restaurada, foi demolida.
O fim da abadia na Revolução Francesa
     A abadia foi destruída durante a nefanda Revolução Francesa. Hoje em dia o que restou foi o curral e o moinho de água.
     Há vestígios da abadia na arte. Um retábulo esculpido por Jacques Juliot, do qual apenas restou a predella em alabastro com vestígios de policromia e douradura. Quatro fragmentos deste retábulo estão atualmente em exibição no Museu Vauluisant. Três foram encontrados em um poço de esterco e o quarto na igreja São Nicolau de Troyes. Um quinto fragmento, representando a Dormição da Virgem, é preservado no Metropolitan Museum of Art.
  
Fragmento representando a Dormição da Virgem
Fontes:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Abbaye_Notre-Dame_de_Larrivour
https://de.unionpedia.org/i/Kloster_Larrivour

Nenhum comentário:

Postar um comentário