sábado, 12 de maio de 2018

Santa Gema, Reclusa – 13 de maio


Martirológio Romano: Na cidade Goriano Sicoli em Abruzzo, Beata Gema, Virgem, que vivia reclusa em uma pequena cela ao lado da igreja, de onde ela podia ver apenas o altar.

     A vida de Santa Gema é relatada na Bibiotheca sanctorum, T6, p 103, tirada de um documento de Muzio Febonio do século XVII. Ela também é mencionada na Marsicana Reggia de Pietro Antonio Corsignani, Bispo de Venosa.
     Santa Gema nasceu por volta do ano 1375 em San Sebastiano di Bisegna, em Abruzzo, Itália. Seus pais, de posição social pobre e dedicados principalmente à atividade pastoril, decidiram se mudar para Goriano Sicoli, na hoje província de Aquila, a fim de melhorar seu padrão de vida.
     Devido a uma epidemia, a menina ficou órfã de ambos os pais. Entretanto, ela não perdeu a coragem e protegida pela madrinha continuou a cuidar de seu pequeno rebanho, levando uma vida de trabalho e oração.
     Segundo outras fontes, Santa Gema mudou-se para Goriano Sicoli, somente após o falecimento de seus pais.
     Sua extraordinária beleza despertou a paixão no conde Rogério de Celano, que tentou seduzi-la de todas as maneiras, mas a pastora reagiu, forçando o nobre a se arrepender de seu comportamento. Impressionado com tal determinação, o conde mandou construir um confortável aposento adjacente à Igreja de São João, para que a jovem pudesse viver mais dignamente e dedicar-se à oração.
     A partir daquele momento a jovem levou uma vida ascética, dedicando-se ao estudo das Escrituras Sagradas e à assistência espiritual para as pessoas que recorriam a ela. Segundo outras fontes, no entanto, a pastorinha viveu por cerca de 40 anos em absoluta reclusão em Goriano Sicoli, pertencente à Diocese de Sulmona.
     Gema faleceu no dia 13 de maio de 1439. Outros dizem que é mais provável que o ano de sua morte seja 1426, em virtude do fato de Corsignani, Bispo de Venosa, em uma obra relatar uma visita do Bispo Bento Guidalotti ao túmulo de Santa Gema no ano seguinte à sua morte. Guidalotti foi bispo de Valva-Sulmona em 1426/27 e morreu em 1429, portanto o ano de 1439 parece improvável.
     Logo depois de sua morte muitos milagres começaram a ocorrer. Os habitantes de Goriano então induziram o bispo de Sulmona a exumar seu corpo, que encontraram completamente intacto. Foi feita uma urna de madeira e seu corpo foi colocado sob o altar-mor da Igreja de São João (posteriormente chamada de Santa Gema).
     Tantos foram os milagres que ocorreram em diferentes locais de Abruzzo, devidamente anotados no registro paroquial de Goriano e reconhecidos pelas autoridades eclesiásticas, que ela foi logo elevada à honra dos altares. O culto foi aprovado em 1890. A santa é venerada não apenas em Abruzzo, mas também nas muitas comunidades de naturais de Abruzzo espalhadas pelo mundo.
     A história da chegada de Santa Gema na pequena cidade do Vale Subequana é a base da peregrinação a Goriano Sicoli que o povo de San Sebastiano realiza no dia 11 de maio de cada ano. Uma jovem vai para Goriano Sicoli vestida com os trajes tradicionais, acompanhada de seus pais e de aldeões. A peregrinação dura três dias. A casa da madrinha (onde também morava Santa Gema) acolhe hoje a confraria dedicada a ela.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário