domingo, 2 de fevereiro de 2020

Nossa Senhora do Bom Sucesso e A Profetiza dos séculos XX e XXI: Madre Mariana de Jesus Torres – 2 de fevereiro

Comemoração dos 385 anos de falecimento
Alma privilegiada que se dedicou especialmente a amar a Deus e expiar pelos pecados do Equador

     A Madre Mariana de Jesus Torres, uma das fundadoras do Mosteiro Real da Imaculada Conceição de Quito, foi uma grande mística que abraçou o estado da perfeição evangélica de acordo com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, levando-o ao grau de heroísmo.
     Deus a escolheu para ser a guardiã de uma série de revelações sobre o século em que viveu e também os séculos futuros e, por sua vez, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, como vítima expiatório pelos pecados da humanidade impenitente.
     Nascida na Espanha, na província de Vizcaya, no ano do Senhor de 1593, Mariana sentiu desde muito cedo a vocação religiosa. Sua vida, a partir dos 13 anos, foi uma comunicação contínua com o sobrenatural. Com a permissão do Rei Felipe II, ela deixou seu país acompanhando sua tia, Madre Maria de Jesus Taboada, prima do próprio Rei, e outras religiosas, a caminho de Quito, a fim de estabelecer o primeiro mosteiro das Américas em honra à Imaculada Conceição.
     Em 13 de janeiro de 1577, foi fundado o Mosteiro Real da Limpa e Imaculada Conceição de Quito, o primeiro convento de freiras clausuradas no Equador e o primeiro dos Conceptas na América Latina. A menina Mariana Torres não professou os votos nesta cerimônia por ter apenas 13 anos, ela o faria dois anos depois, aos 15 anos, recebendo o nome de Mariana de Jesus.
     Neste recinto abençoado, nos 58 anos subsequentes, desenrolou-se a longa Via Crucis desta grande religiosa, formada à sombra da Cruz e transformada em vítima da justiça divina.
     A vida da Madre Mariana esteve cheia de grandes sofrimentos e penitências, mas, por sua vez, de muitos consolos divinos que a sustentavam e a faziam se entregar ainda mais ao seu esposo místico Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Ele mesmo a escolheria para ser portadora das mensagens e profecias de sua Mãe Santíssima em sua Invocação do Bom Sucesso, confortadora invocação que seria "a sustentação e a salvaguarda da Fé diante da corrupção total dos séculos XX e XXI". 
    Entre os pontos mais relevantes da história desta heroica religiosa ressaltam fatos extraordinários que demonstram a vida de santidade que ela levava, como suas três mortes e duas ressurreições; os cinco anos no inferno em vida que teve que padecer para salvar a alma de sua maior perseguidora dentro do convento, chamada nas revelações como “a Capitã”; o “chá de anis do país” que ela fazia com suas próprias mãos e que distribuía aos doentes de corpo e de alma, os quais se o tomassem com Fé ficavam curados de todas suas aflições e enfermidades; e o milagre que ainda perdura no convento da Imaculado Conceição: seu corpo incorrupto que repousa em uma bela urna para a veneração dos fiéis.
     Milagres extraordinários que nos falam de uma realidade que muitas vezes passa despercebida ao longo do frenesi em que o cotidiano do homem moderno se desenvolve, que fala diretamente à alma e a tira do materialismo prático em que as mentalidades estão imbuídas e as leva ao propósito final para o qual o ser humano foi criado: conhecer, amar e servir a Deus nesta terra e dar-lhe glória por toda a eternidade. Termos a certeza absoluta de que estamos em um vale de lágrimas e que nosso belo objetivo é o céu e para alcançá-lo temos que fazer nossas as palavras de São Paulo: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a Fé. Desde agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia" (2 Tim. 4: 7-8).
     É assim que o grande ideal da vida do cristão é delineado: alcançar a santidade. Por isso, peçamos à Madre Mariana de Jesus Torres especialmente hoje, 16 de janeiro, ao comemorarmos 385 anos de sua partida para o céu, que por sua intersecção ela nos obtenha a graça, diante daquela que é Mãe da Misericórdia, de alcançar a santidade na Terra e de desfrutar das bem-aventuranças eternas.
"Sou Maria do Bom Sucesso, Rainha do Céu e da Terra"
     Foi a 2 de fevereiro de 1594 que a Santíssima Virgem apareceu pela primeira vez à Madre Mariana, então Priora das Concepcionistas na capital equatoriana. Comemora-se, pois, a 2 de fevereiro a festa litúrgica dessa admirável invocação mariana.
     Madre Mariana, com a fronte em terra, com lágrimas e suspiros, suplicava à Divina Majestade remédio para os muitos males que afligiam aquela colônia e seu convento.
     Ouviu então uma voz celestial que a chamava pelo nome. Viu à sua frente Nossa Senhora refulgindo em meio a imensa claridade. Trazia o Menino Jesus no braço esquerdo, e um báculo de ouro na mão direita.
     - "Sou Maria do Bom Sucesso, Rainha dos Céus e da Terra", declarou-lhe a Mãe de Deus. "Tuas orações, lágrimas e penitências são muito agradáveis a nosso Pai celestial. Quero que fortaleças teu coração e que o sofrimento não te abata. Tua vida será longa para glória de Deus e de sua Mãe, que te fala. Meu Filho Santíssimo te presenteia com a dor em todas as suas formas. E, para infundir-te o valor que necessitas, toma-O de meus braços nos teus".
     Ao tomar o Menino Jesus nos braços, Madre Mariana sentiu um desejo maior de sofrer e de se consumir como vítima para aplacar a Justiça Divina, se possível, até o fim do mundo.
     Na seguinte aparição, em 16 de janeiro de 1599, Nossa Senhora deu-lhe conhecimento de vários fatos futuros. E declarou a Madre Mariana de Jesus:
     - "É vontade de meu Filho Santíssimo que tu mandes executar uma estátua minha tal qual me vês, e a coloques sobre a cátedra da Priora para que daí governe meu Mosteiro. Que os mortais entendam que Eu sou poderosa para aplacar a Justiça Divina e alcançar piedade e perdão a toda alma pecadora que a mim recorra com coração contrito. Porque eu sou a Mãe de Misericórdia, e em mim não há senão bondade e amor".
     Foi somente em 5 de fevereiro de 1610 que um escultor foi chamado para atender ao pedido de Nossa Senhora. Francisco del Castilho, espanhol de nobre linhagem, vivia santamente em Quito com a esposa e três filhos. Recebeu a encomenda como uma graça do Céu. E a 9 de janeiro seguinte declarou que a imagem estava praticamente pronta. Faltava a última demão de pintura. Ele iria procurar as melhores tintas existentes na Colônia, e voltaria no dia 16 para concluir o trabalho.
     Na madrugada desse dia, quando as religiosas se dirigiram ao Coro para rezar o Ofício, encontraram-no todo iluminado por luz sobrenatural, e ouviram vozes angélicas que cantavam o "Salve Sancta Parens".
     Da Imagem inacabada saíam raios vivíssimos. A pintura-base aplicada por Del Castilho caía ao solo junto com aparas de madeira, os traços da Imagem tornavam-se mais suaves e sua fisionomia mais celeste. Mas somente Madre Mariana via que, como pedira, São Francisco e os três Arcanjos refaziam a Imagem.
     Francisco del Castilho não se limitou a dizer que a Imagem não era obra sua, mas de Anjos. Lavrou um documento no qual repetia tal afirmação sob juramento, declarando ainda que a encontrara terminada de maneira diferente da que deixara. Entregou o documento às religiosas para perpetuar a prova do milagre.
     - "É vontade de Deus reservar esta invocação e tua vida", disse Nossa Senhora em outra ocasião, "para aquele século, quando a corrupção de costumes será quase geral e a luz preciosa da Fé estará quase extinta" (II, 193) (2).
E em uma aparição de Nossa Senhora a 8 de dezembro de 1634, a Rainha do Céu e da Terra assim profetizou a Madre Mariana: "O meu culto sob a consoladora invocação do Bom Sucesso ... será a sustentação e salvaguarda da Fé na quase total corrupção do século XX" (II, 190).
Profecias já realizadas
     No caso de Madre Mariana de Jesus Torres, é historicamente comprovado que a maior parte das revelações que Nossa Senhora lhe fez se cumpriram. E com tanta exatidão, que não seria prudente pôr em dúvida o que ainda está por se realizar.
-- Independência do Equador
-- "Presidente verdadeiramente cristão" que receberá a palma do martírio - A Virgem profetiza a vinda do heroico Presidente equatoriano Garcia Moreno e de seu martírio.
-- Proclamação dos dogmas da Imaculada Conceição e da Assunção de Nossa Senhora - Na aparição de 2 de fevereiro de 1634, Nossa Senhora do Bom Sucesso entregou o Menino Jesus a Madre Mariana. Este revelou-lhe: "O dogma de fé da Imaculada Conceição de Minha Mãe será proclamado quando mais combatida estiver a Igreja e encontrar-se cativo meu Vigário. Do mesmo modo [será proclamado] o Dogma de fé do Trânsito e Assunção em corpo e alma aos Céus de minha Mãe Santíssima" (II, 87).
-- O Santo Cura d'Ars - Em 8 de dezembro de 1634, ao falar da decadência do Clero no século XX, Nossa Senhora anunciou também a presença do Cura D'Ars nestes termos: "Os sacerdotes, a partir do século XIX, deverão amar com toda a alma João Maria Vianney, um servo meu que a Bondade Divina prepara para com ele agraciar aqueles séculos como modelo exemplar do sacerdote abnegado" (II, 191).
-- Canonização de Madre Beatriz Silva
-- Profecias que se estão cumprindo ou por se cumprir
     Para indicar o agente da crise tão catastrófica que descreve em suas profecias sobre os séculos XIX e XX, Nossa Senhora do Bom Sucesso se refere às heresias em geral e às seitas, ou simplesmente à seita. Essas heresias ou seitas teriam poder para estender suas garras desde o recinto sagrado do Templo até o lar, influenciando perniciosamente todos os campos da atividade humana.
-- Libertinagem, impureza, corrupção das mulheres e crianças
-- A virgindade praticamente desaparecerá
-- Porta aberta para o divórcio, concubinato, filhos ilegítimos, educação laica...
-- Dar-se-á pouco valor à Extrema-Unção
-- A Sagrada Eucaristia será profanada e calcada aos pés
     Noutra aparição Nossa Senhora também fala do triunfo da Igreja, e menciona um filho eleito. Mas não se refere a um Prelado, como também não diz se é a mesma pessoa. O que é certo é que ele surgirá quando o mal parecer triunfante e "a autoridade" prevaricar.
     "Mas quando parecerem triunfantes e quando a autoridade abusar de seu poder cometendo injustiças e oprimindo os débeis, próxima está sua ruína, cairão por terra estatelados. E a Igreja, qual terna menina, ressurgirá alegre e triunfante, e adormecerá brandamente, embalada em mãos de hábil coração maternal do meu filho eleito, muito querido, daqueles tempos. Fá-lo-emos grande na Terra e muito maior no Céu, onde lhe temos reservado um assento muito precioso. Porque, sem temor dos homens, combateu pela verdade e defendeu impertérrito os direitos de sua Igreja, pelo que bem o poderão chamar mártir".


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário