segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Santa Bernadete Soubirous, a vidente de Lourdes – 18 de fevereiro

Foto de 18/10/1864
A missão muito especial de Santa Bernadete, a vidente de Lourdes
      11 de fevereiro foi a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Vamos ler alguns fatos sobre a devoção de Santa Bernadete à Nossa Senhora. Na biografia, Santa Bernadete Soubirous: 1844-1879, o autor, Monsenhor Francis Trochu, escreve:
     "Sua devoção à Virgem Maria era 'particularmente delicada, particularmente infantil'. Maria, seu ideal de vida, 'estava em seu coração muito próximo de Nosso Senhor', como testemunhou a Irmã du Rais, sua vizinha na enfermaria. Vocês deveriam ter ouvido ela rezar a Ave Maria! Que devoção havia em sua voz, especialmente quando ela pronunciava as palavras 'pobres pecadores'. Quando alguém perguntou com ousadia se a imagem da Aparição não estava desaparecendo gradualmente de sua memória, ela exclamou com desaprovação: 'Esquece-la! Não, nunca!’ E com um gesto vigoroso, ela colocou a mão direita na testa, dizendo: ‘Está aqui!’ Uma de suas companheiras sugeriu: 'Você devia pintar um retrato da Virgem Maria para nós, pois sabe como ela é’. ‘Não posso, não sei como’, ela teve que responder. ‘Para mim não há necessidade, eu tenho isto no meu coração’.
     “A devoção à Nossa Senhora 'encheu toda a sua vida’. Que necessidade ela tinha de 'meditar' sobre a Virgem Maria. Ela ‘viu Maria novamente em tudo e em todos os lugares, com seu coração e sua memória’. ... 'Sempre que ela rezava à Santíssima Virgem', disse a Irmã Gonzaga Champy, 'parecia que ela ainda a via... Se alguém pedisse a ela que obtivesse algum favor, ela costumava dizer imediatamente que falaria com Nossa Senhora sobre isso '.
     “Um dia, na Festa da Assunção, Madre Fabre ajoelhou-se na capela a uma curta distância da Irmã Maria Bernarda, em uma posição em que pudesse observá-la de perto. Nas palavras do hino: ‘Eu a vislumbro, ah! é minha Mãe!’ (Je l'aperçois, ah! c'est ma Mère!), eu a vi ter um ímpeto e quase pular de alegria’.
Gruta de Na. Sra. das Lágrimas
imagem que a Santa apreciava
     “Quanto ao Rosário, ela rezou suas contas pelo resto da vida, assim como fez em Lourdes. ‘O Rosário era sua oração favorita’, disse um Superior Geral. Frequentemente, na enfermaria, a Irmã Champy rezava as Ave-Marias alternadamente com ela. Nessas ocasiões, a Irmã recorda, ‘os olhos escuros, profundos e cintilantes de Bernadete tornavam-se celestiais. Ela estava vendo Nossa Senhora em espírito e parecia estar em êxtase’. ‘À noite, quando você vai dormir para descansar", ela recomendou a uma companheira, ‘pegue suas contas e vá dormir enquanto as diz; faça o mesmo que as crianças que adormecem dizendo: "Mamãe, mamãe ...’.
     Esses fatos sobre Santa Bernadete mostram claramente sua fervorosa devoção à Nossa Senhora. No entanto, há uma coisa curiosa sobre a vida de Santa Bernadete: ela não forneceu novos fatos, reflexões ou enriquecimento da Mariologia. De fato, sua vocação era revelar as Aparições de Lourdes ao mundo. Tendo cumprido essa tarefa, ela honrou as aparições tornando-se religiosa.
     A vida e a santidade de Santa Bernadete atestam de alguma forma a autenticidade das Aparições de Lourdes. Os milagres realizados posteriormente também são testemunhos abundantes, provando que a graça realmente faz maravilhas em Lourdes.
     Durante as aparições, o povo não viu Nossa Senhora, mas viu que Santa Bernadete Soubirous falava com uma pessoa que ninguém via. Aquela pessoa invisível disse para ela cavar com a mão em um determinado local e uma fonte apareceu. Ninguém imaginou que poderia ser encontrada água naquele lugar. No entanto, a jovem camponesa colocou a mão diretamente na terra e todos viram a água subir. A nascente de Lourdes apareceu e as curas milagrosas veem acontecendo desde então.
     A vida santa de Santa Bernadete atestou não apenas a autenticidade de suas visões e os eventos milagrosos em Lourdes, mas também seu equilíbrio mental. Além desse testemunho, no entanto, ela não tinha uma missão pública, mas privada. Ao completar esta missão, ela ficou em silêncio. A conclusão de sua missão é muito bonita: Santa Bernadete Soubirous era chamada a ser a testemunha viva do Milagre de Lourdes.
     Há um detalhe de sua missão que podemos destacar. Em Lourdes Nossa Senhora comunicou um segredo a Santa Bernadete. Esse segredo deveria chegar ao conhecimento do Papa Pio IX. Desde o século XIX até o presente, Nossa Senhora deu uma série de segredos em suas aparições. Ela revela algo, mas quer que isto permaneça oculto. Em La Salette, Lourdes e Fátima Nossa Senhora revelou um segredo.
Pedindo para Ser Curado
     Nossa Senhora de Lourdes cura as pessoas. O que é mais difícil: curar o corpo ou a alma? Nenhum dos dois é difícil para a Rainha do céu e da terra. Ela obtém o que pedimos. Se ela obteve tantas curas corporais, peçamos-Lhe que cure também nossas almas. Peçamos a Ela que mude nossas almas para que nossas feridas, defeitos e distúrbios ocultos, muitas vezes desconhecidos para nós, possam maravilhosamente deixar de existir por sua ação.
     Nosso Senhor curou os cegos, mas também pode curar os cegos espiritualmente. Ele curou paralíticos, mas também pode curar a paralisia espiritual. Os comentaristas nos dizem que as curas físicas que Ele operou foram feitas para atestar Seu poder de realizar curas morais também.
     Todas essas doenças simbolizam estados espirituais. Peçamos a Nossa Senhora que nos cure de tudo isso e nos dê a graça de abordá-la com uma alma verdadeiramente renovada.
*
A grande Santa Bernadete: a mais baixinha do convento 
A Sta. ao lado da Superiora
     Santa Bernadete não só era muito baixa, mas era a mais baixinha das freiras do convento de Saint-Gildard.
     Chegava a gracejar com a Irmã Josefa Caldairou para animá-la, fazendo-lhe notar que ela era mais alta um centímetro que Bernadete. A baixa estatura de ambas fazia com que elas devessem sempre ir à frente nos cortejos.
     Mas acontecia que muitas pessoas queriam conhecer Bernadete. E como muitas delas tinham feito uma ideia adocicada e subjetiva da santidade, ficavam surpresas ao verem uma grande santa que não batia com certas imagens comumente divulgadas.
     Foi o caso de Antoinette Dalias, uma noviça de 18 anos que entrou em Saint-Gildard em 16 de maio de 1867, proveniente da cidade de Gers. Ela tomou o nome religioso de Irmã Bernarda e foi grande amiga de Santa Bernadete.
     Mas essa amizade espiritual começou do modo mais esdrúxulo ou engraçado que se possa imaginar. Um dia, essa noviça voltou-se para a Irmã Berganot e disparou:
     – “Há três dias que estou aqui e ninguém ainda me fez ver a Bernadete!”
     A religiosa respondeu:
     – “Bernadete? Mas ela está aí!” E ao mesmo tempo apontou para a religiosa que estava ao lado dela.
     – “Isto?” – exclamou surpresa a noviça, que havia feito uma ideia errada da vidente de Lourdes.
     – “Mas, sim, Mademoiselle, não é senão isto”, respondeu amavelmente Santa Bernadete, que lhe testemunhou desde então uma verdadeira simpatia.
*
Na festa de Santa Bernadete: sofrimentos finais pelo Papa e pela vitória da Igreja
     Santa Bernadete entrou no convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, da Congregação das Irmãs da Caridade.
     Ali fez o noviciado, passou toda sua vida de religiosa que, aliás, não foi longa, e ali faleceu. Em Saint-Gildard, Santa Bernadete ficou encarregada da enfermaria do convento.
     No fundo da casa há uma imagem da Nossa Senhora das Águas, dentro de uma espécie de gruta artificial. Santa Bernadete achava que por causa da atitude de benevolência e o sorriso, essa imagem era a que melhor lhe relembrava Nossa Senhora como lhe apareceu em Lourdes.
     A saúde de Santa Bernadete sempre foi periclitante. Com o tempo, não fez senão piorar, trazendo-lhe agonias e tormentos indizíveis. Várias vezes temeu-se que morreria logo, recebeu a Extrema Unção e até proferiu os votos solenes in articulo mortis.
     Em dezembro de 1876, por iniciativa do bispo diocesano e com o auxílio de outras religiosas escreveu uma carta de punho e letra ao Papa Pio IX.
     Naquela época, Roma e o Vaticano estavam invadidos pelas tropas revolucionárias garibaldinas. Ainda ecoavam no mundo católico as proezas dos zuavos pontifícios defendendo a Cidade Santa contra as tropas revolucionárias de Garibaldi e do rei Vitor Emanuel.
     Na carta encontramos aspectos importantes de sua personalidade:
     ― “Há muito que eu sou zuavo (soldado voluntário do Papa), embora indigno, de Vossa Santidade. Minhas armas são a oração e o sacrifício”, escreveu.
     E ainda dizia ao Papa da Imaculada Conceição:
     ― “No Céu a Santíssima Virgem deve fixar sobre vós o seu olhar com frequência, Santíssimo Padre, pois vós a proclamastes Imaculada, e quatro anos depois, nossa boa Mãe veio à terra para dizer: ‘Eu sou a Imaculada Conceição’”.
     E concluía encorajando ao Pontífice assediado por inimigos externos da Igreja e maus eclesiásticos "modernistas":
     ― “Eu espero que (...) esta boa Mãe (...) se dignará pousar seu pé sobre a cabeça da maldita serpente, e assim pôr termo às cruéis provações da Santa Igreja e às dores de seu augusto e bem-amado Pontífice”.
Corpo incorrupto de Santa Bernadete: o que os médicos forenses viram nas exumações
     A incorruptibilidade do corpo de Santa Bernadete Soubirous é um dos casos mais assombrosos e estudados pela medicina
     Desde 3 de agosto de 1925, o corpo intacto da Santa se encontra exposto numa urna de cristal na capela do convento de Saint-Gildard, na cidade de Nevers, França. A cidade fica na Borgonha, a 260 km ao sul-sudeste de Paris.
     Assim informa uma inscrição ao lado do corpo da Santa na mesma capela:
     “O corpo de Santa Bernadete repousa nesta capela desde 3 de agosto de 1925. Ele está intacto e ‘como se estivesse petrificado’, segundo foi reconhecido pelos médicos juramentados e pelas autoridades civis e religiosas por ocasião das exumações de 1909, 1919 e 1925. O rosto e as mãos, que escureceram no contato com o ar, foram recobertos com ligeiras camadas de cera, moldadas segundo os modelos recolhidos diretamente. A posição inclinada para o lado esquerdo foi assumida pelo corpo no túmulo”.
     A 18 de novembro de 1923, Sua Santidade o Papa Pio XI assinou decreto reconhecendo a heroicidade das virtudes de Bernadete. Após a beatificação da Santa, foi efetivada a terceira exumação em 12 de junho de 1925. O objetivo era a retirada de “relíquias” de seu corpo. A canonização viria oito anos mais tarde, em 1933.
     Sobre esta última exumação, escreveu o Dr. Comte em seu relatório: ... “Após tanto tempo, qualquer organismo morto tenderia a desintegra-se, a se decompor e adquirir uma consistência calcária. Contudo, ao cortar, eu percebi uma consistência quase normal e macia. Naquele momento, eu fiz esta observação a todos os presentes de que eu não via aquilo como um fenômeno natural”.
Fonte: Wikipedia em português - Font Catholic Pilgrims em inglês 
     Naquela época foi confeccionada a urna de cristal que guarda o corpo de Santa Bernadete. As freiras cobriram seu rosto e as mãos com uma camada fina de cera. A urna se encontra hoje numa bela capela fora da clausura para que possa ser visitada. O corpo milagrosamente preservado de Santa Bernadete encoraja os visitantes a imitarem sua vida e levarem a sério as mensagens transmitidas pela vidente da Imaculada Conceição.


Nota: Santa Bernadete é comemorada na França no dia 18 de fevereiro; no Martirológio Romano ela é festejada no dia 16 de abril.

Fontes:
https://lourdes-150-aparicoes.blogspot.com/2015/02/na-festa-de-santa-bernadette.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário