quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Heroína do Titanic – 15 de abril de 1912

Em 14 de abril de 1912, às 23h40, o Titanic, o transatlântico que supostamente "o próprio Deus não podia afundar", atingiu um iceberg no Atlântico Norte. Em menos de três horas, o navio de 46.328 toneladas afundou sob as ondas para se fixar no fundo do oceano.

A Condessa de Rothes
     Noëlle, Condessa de Rothes, era uma passageira que ia para os Estados Unidos para se juntar ao seu marido, o 19º Conde de Rothes, que estava comprando um laranjal na Califórnia.
     Selecionada junto com outras senhoras para entrar no bote salva-vidas nº 8, as qualidades de liderança da Condessa rapidamente se mostraram, de modo que uma vez na água, o marinheiro Thomas William Jones pediu-lhe para assumir o leme e dirigir o pequeno barco naquela noite escura e congelada.
     A Esfera citou o marinheiro Jones dizendo: "Quando eu vi o jeito que ela estava se comportando e ouvi a maneira calma e determinada como ela falou com os outros, eu sabia que ela era mais um homem do que qualquer outro que tínhamos a bordo".
     Lady Rothes dirigiu por cerca de uma hora, depois entregou o posto à prima de seu marido, Srta. Gladys Cherry, e assumiu um lugar de remo ao lado de Dona Maria Josefa Perez de Soto y Vallejo Peñasco y Castellana, para confortar a mulher de 22 anos que tinha acabado de se tornar viúva, pois seu marido, Don Víctor, se afogou no naufrágio.
     Ela remou até a manhã seguinte, quando foram resgatados pela RMS Carpathia. Durante toda a noite terrível ela acalmou e encorajou os outros passageiros. Então, a bordo do Carpathia, ela continuou a sacrificar-se, não descansando, mas ajudando e consolando os outros sobreviventes. Um relato no London Daily Sketch afirmou: "Sua Senhoria ajudou a fazer roupas para os bebês e ficou conhecida entre a tripulação como a 'pequena condessa corajosa'".
     Surpreendida na tragédia do Titanic, a Condessa fez o que todos os nobres são chamados a fazer: liderar e sacrificar-se pelo bem comum.
     Ao chegar em Nova York, ela deu a entrevista abaixo para o New York Herald, que foi publicada em 21 de abril de 1912:
     "A lamentável tristeza de nossa travessia, remando em direção às luzes de um navio que desapareceu. Nós no barco nº 8 vimos os faróis de mastro de um, e então vimos o brilho vermelho enquanto ele balançava em nossa direção por alguns minutos. Então escuridão e desespero". Lady Rothes ontem, no Ritz Carlton, contou sobre sua experiência a bordo do Titanic.
     "Fui para a cama às sete e meia", disse ela, "e minha prima, Srta. Gladys Cherry, que dividia o quarto comigo — nº 77 no deck B — também se recolheu. Estava muito frio. Fui acordada por um pequeno frasco e depois um barulho de grade. Acendi a luz e vi que eram 11:46, e me surpreendi com o silêncio repentino. Gladys não havia acordado e eu a chamei e perguntei se ela não achava estranho que os motores tivessem parado.
     Quando abri a porta da cabine, vi um comissário. Ele disse que tínhamos atingido um iceberg. Nossos casacos de pele sobre nossas camisolas eram toda a roupa que tínhamos. Meu primo perguntou ao comissário-chefe se havia algum perigo e ele respondeu: "Oh não, nós apenas arranhamos um pouco de gelo e isso não equivale a nada".
A chamada para os coletes salva-vidas
     "Enquanto saiamos apressadamente, Lambert Williams veio e explicou que os compartimentos à prova d'água certamente suportariam. Então um oficial passou correndo. "Todos vocês obterão seus coletes salva-vidas! Vistam-se com roupas quentes e venham até o deck A! Bastante atordoados com a ordem, todos nós fomos. Quando eu estava indo para o nosso camarote minha empregada disse que a água estava entrando. Dei a ela um pouco de conhaque, amarrei o colete salva-vidas nela e disse-lhe para ir direto para o convés. Tivemos que perguntar a um comissário onde nossos coletes salva-vidas poderiam ser encontrados. O homem disse que tinha certeza de que eram desnecessários até que lhe dissemos que tínhamos sido ordenados a usá-los. "Nós nos vestimos o mais aquecido que pudemos e fomos até o deck A.
     O Sr. Brown, o comissário, tirou seu chapéu quando passamos, dizendo: - "Está tudo bem, mas não se apressem! Que noite adorável foi essa! Eu estava perto da Sra. Astor. Ela estava esperando sob o estibordo da biblioteca e seu marido conseguiu uma cadeira para ela. Ela estava bem calma. A última vez que vi o Coronel Astor foi quando ele estava ao lado de sua esposa tentando consolá-la. "O Capitão Smith ficou ombro a ombro comigo quando entrei no bote salva-vidas, e as últimas palavras foram para o hábil marinheiro - Tom Jones - 'Reme direto para aquelas luzes de navio ali; deixe seus passageiros a bordo dele e volte assim que puder’. Toda atitude do Capitão Smith foi de grande calma e coragem, e tenho certeza que ele pensou que o navio, cujas luzes podíamos ver claramente, iria nos pegar e que nossos barcos salva-vidas seriam capazes de fazer o duplo dever de transportar passageiros para a ajuda que brilhava tão perto.
     "Havia dois comissários conosco no barco nº 8 e trinta e uma mulheres. O nome do comissário era Crawford. Fomos abaixados silenciosamente na água, e quando nos afastamos do lado do Titanic perguntei ao marinheiro se ele se importaria que eu pegasse o leme, pois eu sabia algo sobre barcos. Ele disse: "Certamente, senhora!". Subi na popa e pedi ao meu primo para me ajudar. A primeira impressão que tive quando deixamos o navio foi que acima de tudo não deveríamos perder nosso autocontrole. Não tínhamos nenhum oficial para assumir o comando do nosso barco, e o pequeno marinheiro tinha que assumir toda a responsabilidade. Ele fez isso nobremente, alternadamente nos aplaudindo com palavras de encorajamento, em seguida, remando obstinadamente. Então a Sra. de Soto de Peñasco começou a gritar pelo marido. Foi horrível demais. Deixei o leme para minha prima e fui para o lado dela para ser de todo conforto que pude. Pobre mulher! Seus soluços rasgavam nossos corações e seus gemidos eram indescritíveis em sua tristeza. Cherry ficou no leme do nosso barco até que a Carpathia nos pegou.
     "A parte mais terrível de toda a coisa foi ver as fileiras de orifícios desaparecendo um por um. Vários de nós – e Tom Jones – queríamos remar para trás e ver se não havia alguma chance de resgatar alguém que possivelmente tivesse sobrevivido, mas a maioria no barco decidiu que não tínhamos o direito de arriscar suas vidas com a chance de encontrar alguém vivo após o mergulho final. Eles também disseram que as ordens do próprio capitão tinham sido para "remar em direção daquelas luzes de navio", e que nós que queríamos tentar encontrar outros que poderiam estar se afogando não tínhamos que interferir em suas ordens. Claro que isto resolveu o assunto, e nós remamos. "Na verdade, eu vi - todos nós vimos - luzes de um navio não mais do que a três milhas de distância!" Voltando-se para Lord Rothes, Lady Rothes disse: - "Eu sou boa em julgar distâncias, não sou?" Ele respondeu: "Sim, você é".
As luzes desaparecem
     Continuando, Lady Rothes disse: - "Durante três horas, seguimos constantemente em direção às duas luzes de mastro que se mostravam brilhantemente na escuridão. Por alguns minutos vimos a luz do navio, então ela desapareceu, e as luzes do mastro ficaram mais fracas no horizonte até que elas também desapareceram. "A Sra. Smith fez o serviço de yeoman. Ela remou por cinco horas com Tom Jones sem descansar. Na verdade, ela era magnífica, não só em sua atitude, mas em toda a maneira elevada com que trabalhava. "A Sra. Pearson também remou, e minha empregada, Roberta Maioni, remou na última metade da noite. Eu não conhecia o Sr. Ismay, até que uma noite no jantar no restaurante ele chegou tarde, e alguém o apontou para mim como sendo o diretor da linha.
          Não houve nenhum tipo de excitação, exceto uma vez em que os passageiros da terceira classe se tornaram desagradáveis, mas foram imediatamente descartados. "Quando o fim terrível chegou, eu tentei o meu melhor para evitar que a mulher espanhola ouvisse o som agonizante de angústia. Ele parecia continuar para sempre, embora não teria levado mais de dez minutos até que o silêncio de um mar solitário caiu. A solidão indescritível, o horror dos nossos sentimentos nunca poderão ser contados. Tentamos manter contato com os outros barcos gritando e conseguimos muito bem. Nosso barco estava mais longe porque perseguimos as luzes fantasmas por três horas. Sim, eu remei por três horas”.
     Roberta Maioni, a empregada, disse: - "Eu não estava de todo assustada. Todo mundo estava dizendo quando saímos do navio que 'ele estava bem por doze horas ainda' e eu estava muito entorpecida para perceber o terror de tudo aquilo até que ficamos seguros a bordo do Carpathia". "Homens corajosos, tudo o que ficou para trás para que as mulheres tivessem pelo menos uma chance de viver!", disse Lady Rothes. "Suas memórias devem ser consideradas sagradas na mente do mundo para sempre".


Contos sobre honra, cavalheirismo e o Mundo da Nobreza — nº 531

     Lucy Noël Martha Leslie, Condessa de Rothes (nascida Dyer-Edwardes; 25 de dezembro de 1878 – 12 de setembro de 1956) foi a esposa de Norman Leslie, 19º. Conde de Rothes. Notável filantropa e líder social, ela foi uma das heroínas durante o naufrágio do Titanic, famosa por tomar o leme de seu bote e posteriormente ajudar nos remos até serem resgatados pelo navio Carpathia. A condessa foi por muitos anos uma figura popular na sociedade londrina, conhecida por sua beleza, personalidade brilhante, dança graciosa e diligência com a qual ela ajudou a organizar generosos eventos patrocinados pela realeza inglesa e membros da nobreza. Esteve durante muito tempo envolvida em trabalhos de caridade por todo o Reino Unido, mais notavelmente ajudando a Cruz Vermelha com angariação de fundos e como enfermeira no Coulter Hospital em Londres durante a 1ª Guerra Mundial. Lady Rothes foi também uma das benfeitoras líder da Queen Victoria School e no The Chelsea Hospital for Women, conhecido hoje como Queen Charlotte and Chelsea Hospital.

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