sábado, 4 de abril de 2020

Santa Etelburga de Kent, rainha e abadessa – 5 abril

  

     5 de abril é o aniversário da morte de Etelburga, filha de Etelberto, rei de Kent, o primeiro rei anglo-saxão a aceitar o Cristianismo. Etelburga desempenhou um papel importante na história da Inglaterra anglo-saxã, porque foi por seu casamento com Edwin, rei da Nortúmbria, que a missão cristã trazida por Santo Agostinho e seus companheiros de Roma começou a se espalhar para o norte. É assim que o Venerável Beda conta a história na Historia Ecclesiastica, Livro II:
     Neste momento, a nação dos nortumbrianos, isto é, a nação dos Anglos que viviam no lado norte do rio Humber, com seu rei, Edwin, recebeu a fé através da pregação de São Paulino. A ocasião desta nação abraçar a fé foi quando o rei citado, sendo aliado dos reis de Kent, enviou seus embaixadores ao rei Etelberto, rei de Kent, levando seu pedido de casamento com a filha de Etelberto, Etelburga, também chamada Tate. Seu irmão Eadbaldo, que então reinou em Kent, respondeu: "Não era legal casar uma virgem cristã com um marido pagão, para que a fé e os mistérios do rei celestial fossem profanados por sua convivência com um rei completamente estranho à adoração do verdadeiro Deus". Diante desta resposta trazida à Edwin por seus mensageiros, este prometeu de forma alguma agir em oposição à fé cristã que a virgem professava, mas daria licença a ela, e a todos que viessem com ela, homens ou mulheres, padres ou ministros, para seguir sua fé e adoração segundo o costume dos cristãos. Não negou, mas disse que abraçaria a mesma religião se, sendo esta examinada por pessoas sábias, fosse encontrada mais santa e mais digna de Deus.
     A partir de então, a virgem foi prometida, e enviada para Edwin, e de acordo com o que havia sido acordado, São Paulino, um homem amado de Deus, foi ordenado bispo, para ir com ela, e por exortações diárias, e celebrando os mistérios celestiais, confirmá-la e a seus acompanhantes... Mas sua mente estava totalmente empenhada em conduzir a nação para a qual ele estava sendo enviado, para o conhecimento da verdade; ao entrar naquela província, ele trabalhou muito, não só para manter, com a ajuda de Deus, aqueles que o acompanharam que não deveriam abandonar a fé, mas, se pudesse, converter alguns dos pagãos ao estado de graça por sua pregação.
     São Paulino foi membro da segunda missão enviada de Roma pelo Papa Gregório, o Grande; ele foi sagrado como Bispo de York em 625 por Justus, quarto Arcebispo de Cantuária. Quando o Venerável Beda descreve São Paulino trabalhando para fazer da Nortúmbria uma noiva para Cristo (a alusão de São Paulo em 2 Coríntios 11:2), ele traça um paralelo implícito com o casamento de Etelburga com Edwin. O pai de Etelburga, Etelberto fora atraído para a conversão por sua rainha cristã franca Santa Berta e claramente pretendia-se que o processo fosse replicado pelo casamento de Etelburga.
     Numa noite sagrada do Domingo de Páscoa, a rainha Etelburga deu à luz sua filha Eanfleda. O rei, na presença do Bispo Paulino, agradeceu aos seus deuses pelo nascimento de sua filha; e o bispo, por outro lado, deu graças a Cristo pelo nascimento da criança. O rei entregou a filha a São Paulino para ser consagrado a Cristo. Ela foi a primeira batizada da nação, em Whitsunday, com doze outros de sua família.
     Aquele domingo de Páscoa foi uma noite importante para a família real nortumbriana: assim, Etelburga e sua filha desempenharam um papel fundamental na conversão de Edwin. Entretanto o rei hesitaria algum tempo antes de se converter; ele recebeu cartas do Papa Bonifácio IV instando-o a se converter (que São Beda cita), e Etelburga também recebeu uma carta.
     Edwin finalmente concordou em aceitar o Cristianismo, e foi batizado em York no Domingo de Páscoa do ano 627. Quase quinhentos anos depois, quando os anglo-saxões já eram cristãos por quase meio milênio, a Crônica Anglo-Saxã citou o mesmo versículo bíblico que o Papa cita a Etelburga, aqui em referência a Santa Margarida da Escócia: "Muitas vezes o marido incrédulo é santificado e salvo por meio da esposa justa, e da mesma forma a esposa através do marido fiel".
     Margarida, membro da família real inglesa exilada pela Conquista Normanda, casou-se com Malcolm, rei da Escócia, e levou o Cristianismo para seu marido e seu reino do norte, assim como Etelburga tinha feito à Nortúmbria.
     O autor da Crônica Anglo-Saxã do século XI provavelmente estava familiarizado com a narrativa de São Beda, e talvez ele viu um paralelo entre essas duas mulheres inglesas - filhas reais e rainhas, portadoras do Cristianismo para seus maridos pagãos. De Etelburga a Margarida, com muitas outras no meio, os cinco séculos de Cristianismo anglo-saxão foram alimentados por algumas mulheres notáveis.
Poço de Sta. Etelburga em Lyminge
     Além da primogênita, Eanfleda, Etelburga e seu esposo tiveram os seguintes filhos: Wuscfrea, Etelhun, Etelryt, Edwen de Llanedwen, Anglesey. Eanfleda e Edwen foram canonizados.
     Após a morte de seu esposo na Batalha de Hatfield Chase em 633, Etelburga foi para Kent, com sua filha Eanfleda e São Paulino.
     Com a volta de Etelburga para Kent, Eadbaldo deu a sua irmã uma vila romana em ruínas em Lyminge, próximo de Folkestone, Kent, onde ela fundou uma abadia. Esta foi provavelmente o primeiro mosteiro beneditino da Inglaterra, e acredita-se que ele tenha sido antes um santuário religioso para homens e mulheres (Etelburga foi sucedida no posto de abadessa por pessoas de ambos os sexos). Ela viveu como abadessa governando várias religiosas, ensinando medicina às mulheres e cuidando de doentes. Ela morreu ali e suas relíquias foram preservadas na Igreja do Colegiado em Cantuária até o período da Dissolução dos Mosteiros por Henrique VIII.
     Os restos prováveis da antiga abadia ainda existem próximos da moderna igreja (de Santa Maria e Santa Etelburga). Há também um poço sagrado que ainda pode ser visto no gramado da vila e que foi batizado em sua memória.

A rosa que tem o nome da Rainha e Santa Etelburga

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário