segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Maria Jagera, uma nobre senhora japonesa, e dezoito crianças, mártires japoneses

     

     Durante o mês de setembro do ano 1623 muitos fiéis foram imolados em Jedo. No dia 4 daquele mês, 50 deles morreram pelo fogo. No dia 29, outros 24 foram queimados, decapitados ou crucificados. Entre eles estava uma mulher chamada Maria Jagera, que havia dado abrigo a um missionário religioso. 
     O governador tentou em vão tudo o que podia para pervertê-la, acabou condenando-a à estaca com outras quatro mulheres de alto escalão. No dia da execução Maria foi amarrada a um cavalo para ser levada ao local da tortura; ela continuou lá com um semblante sorridente, acompanhada por aqueles que estavam a morrer com ela.
     Mas o que arrancou lágrimas dos olhos de todos foi o espetáculo de dezoito crianças que foram levadas à execução ao mesmo tempo. Eles eram tão inocentes que se entregaram ao jogo durante toda a jornada. Não se pode ler sem horror as crueldades que foram infligidas a esses tenros cordeiros. Alguns deles tiveram suas cabeças cortadas, outros tiveram seus corpos abertos até a garganta; alguns foram divididos em dois; vários foram levados pelos pés e cortados em pedaços.
     Durante esta carnificina terrível as cinco mulheres continuaram em oração, então a pira funerária foi acesa, e as heroínas santas foram consumidas por um fogo lento.
 
Reverendo Eugene Grimm, ed. Vitórias dos Mártires, vol. 9, As Obras Completas de São Afonso de Ligouri (Nova Iorque: Benzinger Brothers, 1888), 383.
 
https://nobility.org/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário