terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Beata Lúcia de Valcaldara ou Núrcia, Clarissa - 12 de janeiro

      Na região de Valcaldara, distrito de Núrcia, ainda hoje é celebrada a festa da sua Patrona, a Beata Lúcia.
     Lúcia nasceu em 1370 e se consagrou totalmente a Nosso Senhor na idade de apenas 15 anos. Fundou em Núrcia, com sete companheiras, próximo à casa paterna, um primeiro núcleo de virgens consagradas que, em 1386, com a aprovação do Patriarca de Jerusalém, D. Ferdinando, administrador da diocese de Espoleto-Núrcia (1370-1390), se tornou o Mosteiro de São Jerônimo.
     A sua escolha de vida foi um grande exemplo para toda a cidade e em 28 de janeiro de 1386 o Conselho deliberou ajudá-la.
     Em 1390, Lúcia fundou um segundo mosteiro próximo da igreja de Santa Maria, em Valcaldara. Com as companheiras, Lúcia se submetia a direção do bispo, “usando o hábito eremítico, vivendo em comunidade e observando a norma evangélica, por muitos anos não professando nenhuma Regra aprovada pela Igreja”.
     Reunidos em um só, com a aprovação do Bispo Agostinho, os dois mosteiros adotaram a Regra das Clarissas, em 1407, se definindo como Irmãs Pobres de Santa Clara, e constituíram o Mosteiro de Santa Clara, que depois do terremoto de 1703 tomou o nome de Santa Maria da Paz.
     A Beata faleceu em 12 de janeiro de 1430 e logo foi venerada e invocada como Santa. Ela é particularmente venerada em Valcaldara, onde todos os anos uma festa é organizada em agosto, com Missa, procissão, terminando com um espetáculo pirotécnico.
     O seu corpo, ainda hoje incorrupto, guardado em seu “depósito” de 1637, é exposto na igreja das Clarissas de Santa Maria da Paz.
 
Postado neste blog em 11 de janeiro de 2013
*
Festa da Beata Lúcia de Valcaldara
     Próximo à igreja do Mosteiro Santa Maria da Paz, do dia 9 ao 11 de janeiro de 2020 será celebrado um tríduo em honra da Beata Lúcia de Valcaldara (Núrcia), cujo corpo jaz sob o altar da igreja e é venerado pela comunidade das Irmãs Pobres de Santa Clara em Biccari.
     O corpo da Beata vem sendo exposto na igreja do Mosteiro das Clarissas desde 2017. Após os danos provocados pelo terremoto ao seu mosteiro, as Irmãs Pobres de Santa Clara se transferiram para o convento de Santo Antônio, em Biccari, na Puglia, rebatizado em 26 de novembro de 2017 como mosteiro de Santa Maria da Paz em Santo Antônio. Para este mosteiro também foi transferida a relíquia do corpo da Beata, colocada sob o altar principal.
 
http://diocesiluceratroia.it/festa-della-beata-lucia-da-valcaldara/

Nenhum comentário:

Postar um comentário