segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Beata Edvige Carboni, a mística que lutou pelas almas do Purgatório

     
     Edvige Carboni nasceu em Sássari na noite de 2 de maio de 1880, a segunda de seis filhos de João Batista Carboni (m. 1937) e Maria Domenica Pinna (m. 1910). Recebeu o batismo dois dias depois e a confirmação em 1884, de Mons. Eliseu Giordano; fez voto de castidade em 1885. Ela ingressou na escola em 1886 e terminou três séries de educação.
     A mãe recordava que no nascimento de Edvige tinha visto uma hóstia luminosa na custódia e dizia à filha: "Se eu morrer, deves receber a Sagrada Comunhão todos os dias e deves ser muito boa, porque Jesus, alguns momentos depois de você nascer, mostrou-me uma custódia, como já lhe disse”. Outro fenômeno estranho que ocorreu após seu nascimento foi uma marca sobrenatural da Cruz em seu peito, formada de sua própria carne.
     Sua mãe a ensinou a bordar quando criança e ela trabalhava com seu pai no ramo de bordados. Também passou uma temporada no convento das Irmãs de São Vicente em Alghero, onde as freiras ministravam um curso de bordado. A saúde frágil de sua mãe fez com que ela cuidasse de seus irmãos mais novos, bem como executasse outras tarefas domésticas.
     Na casa da avó havia uma réplica do quadro de Rafael da Virgem Maria com o Menino Jesus; ela subia numa cadeira para alcançar a imagem e dizia à Mãe Santíssima: "Minha mãe, eu te amo. Dê-me teu filho para que eu possa brincar com Ele". Ela foi obrigada a fazer as compras devido aos problemas de saúde de sua mãe, apesar de ter medo de fazê-las à noite. Mas seu Anjo da Guarda apareceu para ela e disse-lhe: "Não tenhas medo. Estou contigo e te mantenho em boa companhia".
     Edvige fez sua primeira comunhão em 1891. Aos 15 anos ela queria se tornar freira, mas sua mãe desaprovou e ela interpretou essa desaprovação como um sinal da vontade de Deus. Em 1895 nasceu sua irmã Paulina; naquele ponto ela tinha irmãos e nenhuma irmã. A partir de 1896, suas visões de Jesus e Maria tornaram-se cada vez mais frequentes.
     Tornou-se professa da Ordem Terceira de São Francisco em 1906 e pertencia a uma associação conhecida como Amigos de Santa Teresinha do Menino Jesus; ela começou a registrar seus pensamentos em um diário espiritual. Sua mãe morreu em 1910 e suas responsabilidades triplicaram.
     Em 1911, aos 31 anos, Cristo lhe teria dito: "Edviges, quero que você seja a efígie da minha paixão". Assim, ela recebeu os estigmas da Paixão do Senhor em seu corpo. Este fenômeno místico não pôde permanecer oculto, causando desconfiança e calúnias das pessoas.
     Ela anotou em seu diário espiritual de 16 de novembro de 1938 como recebeu os estigmas - pois queria sofrer pela glória de Deus - enquanto registrava em seu diário em 12 de junho de 1941 seu primeiro encontro com São João Bosco. O Santo chegou a convidá-la a se inscrever como salesiana em 25 de setembro de 1941. Edvige também recebeu a transverberação e registrou um caso de encontro demoníaco em dezembro de 1941. Suas experiências com o demônio tornaram-se mais agressivas com o passar do tempo. Em uma ocasião, ela foi chutada nas pernas e em outra suas obturações de ouro foram roubadas. Certa vez, ela ficou confinada à cama por um tempo depois que um martelo a atingiu nos joelhos.
     A Beata teve uma série de visões de santos: Santa Rita de Cássia - durante uma peregrinação ao santuário da santa; Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Gema Galgani - a quem ela admirava; ela também participou de sua canonização em 1940; São Paulo, Santa Catarina de Siena - em uma peregrinação de 9 de abril de 1950 ao seu santuário; São Francisco de Assis, e outros.     
     Edvige também teve visitas de São Padre Pio de Pietrelcina em suas visões, apesar de o sacerdote estar vivo. Padre Pio conhecia Edvige e se referia a ela como uma "santa". Ela também conheceu São Luís Orione.
     Ela começou a experimentar a bilocação em 1925 e isso se tornou maior durante a 2ª. Guerra Mundial.
      Em 1929, sua irmã Paulina encontrou um emprego como professora em Marcellina Scalo - uma pequena cidade entre Roma e Tivoli. Seu pai não queria que Paulina fosse embora sozinha, então toda a família se mudou da Sardenha para o continente. Em 1934 ela se mudou para Albano Laziale até a morte de seu pai em 1937, e finalmente se estabeleceu em Roma em 1938. A partir de 1941 passou a fazer parte da Confraria da Paixão de Scala Santa em Roma. Em 11 de agosto de 1941, ela escreveu sobre Jesus permitindo-lhe uma visão do céu. 
   
Edvige passou os últimos quatorze anos de sua vida morando com sua irmã Paulina em Roma. Seu último diretor espiritual foi o padre passionista Inácio Parmeggiani. Seu tempo em Roma a viu ensinar catecismo enquanto cuidava dos pobres e enfermos. Por sua piedade, recebeu elogios do Servo de Deus João Batista Manzella e de padres como Ernesto Maria Piovella e Felice Cappello.
     Ao longo da vida, Edvige precisou cuidar da mãe, da tia, da avó, do pai e, por fim, da irmã Paulina. Sempre o fez com amor e paciência. Ela particularmente amou os pobres. Se algum pobre batesse à sua porta enquanto ela comia, ela daria a ele sua comida. Edvige costumava dizer: "Os pobres são meus amigos mais queridos. Eu daria tudo por eles, brincos, anéis... Eu os amo porque Jesus os ama. No Céu veremos todo o bem que fizemos aos pobres. Eles nos abrirão as portas do Céu".
     Em 17 de fevereiro de 1952, ela se levantou de manhã para assistir à Missa e voltou para casa para uma refeição antes de voltar à igreja para ouvir o padre Lombardi pregar um sermão. Ela e a irmã chegaram em casa de trem às 20h30, quando ela reclamou que não estava se sentindo bem. Sua irmã chamou um médico e dois padres de sua paróquia, que lhe ministraram os últimos sacramentos. Edvige morreu de angina de peito às 22h30 e foi sepultada em Albano Laziale, onde já estavam enterrados seu irmão Galdino e sua esposa.
     Seus restos mortais em um caixão branco foram exumados em outubro de 2015 para inspeção canônica como parte da causa de canonização. Seus restos mortais foram realocados como resultado disso.
Alma vítima para a conversão dos comunistas
     Jesus tinha escolhido Edvige para ser uma alma vítima e ela se ofereceu generosamente para a salvação de outros. Jesus pediu-lhe muitas orações e sacrifícios porque muitas almas corriam o risco de condenação eterna.
     Ela escreveu: "Depois da Santa Comunhão, vi três cruzes. Jesus estava no meio, as outras duas estavam vazias. Então Dom Bosco veio até mim e disse: "Filha, Jesus me deu a tarefa de encontrar almas vítimas para reparar por muitas ofensas que Ele recebe constantemente, especialmente por causa da imodéstia e para que haja paz entre as nações.   Filha, depois de procurar um tanto, eu encontrei você e Gracia. Essas duas cruzes serão uma para você e uma para ela" (diário, 12 de junho de 1941). Gracia era uma das amigas próximas de Edvige, que aos 33 anos consagrou-se a Jesus e ofereceu-se como alma vítima a fim de obter a paz durante a 2ª. Guerra Mundial.
     Jesus pediu a Edvige que se oferecesse como vítima especialmente pelos comunistas. Ela escreveu: "Sonhei com a Virgem Maria que me disse: 'Minha filha, promete-me sofrer toda tribulação, rejeição, desprezo e sofrimento pela conversão dos comunistas".
     Um dia Irmã Gabriela Sagheddu (beatificada em 25|1|1983) uma freira trapista que se ofereceu como vítima para que a Igreja Anglicana se reunisse com a católica, apareceu a Edvige e disse-lhe: "Oferecei-vos como vítima para que os comunistas possam voltar a Igreja".
     Em junho de 1941, Edvige escreveu em seu diário: "Enquanto rezava, entrei em êxtase e São João Bosco apareceu e me disse: 'Minha filhinha, lembre-se que você se ofereceu como vítima pela libertação dos pobres russos do bolchevismo; reze para que logo o Crucificado possa entrar na Rússia".
     "Ontem à noite sonhei comigo mesmo na Rússia. Vi Stalin sentado, com uma pequena mesa à sua frente, onde escreveu em letras grandes estas palavras: ‘Eu sou o forte e terrível inimigo de Deus’, com um rosto feio, o que me assustou ao olhá-lo com atenção. Stalin enviou tropas de soldados para matar as tropas de soldados católicos e eu gritei: "Avante!" e disse aos nossos bons soldados: "Vamos, coragem!" Então gritando, acordei. Stalin é realmente feio, um seguidor do diabo. Devemos também orar por ele, porque Jesus sofreu na cruz e derramou seu precioso sangue por Stalin também". (9 de agosto de 1941)
     Em uma carta que Edvige escreveu ao Pe. Inácio Parmeggiani, ela diz: "Pai, Jesus me disse ontem à tarde: "Minha filha, ore pela salvação dos chineses comunistas. Eles são tão ruins. Até agora prenderam dez bispos. Como eu disse outro dia, um deles é Mons. Guthberth O'Gara, bispo passionista de Nanquim. Jesus me fez ver onde esse passionista estava. Ele estava em uma cela escura. Os guardas o ameaçavam, mas permaneceu em silêncio olhando para o céu. Eu estava gritando e disse a esses homens: 'Vocês são ruins'. Eles me ameaçaram, mas eu estava lá em cima e disseram: 'Ela é a bruxa do Papa. Ela é uma bruxa!' Eu disse a eles: 'Lembrem-se que um dia vocês serão julgados pelo bom Jesus. Se vocês não fizerem penitência, vocês vão para o Inferno'. Eles ficavam repetindo: 'Bruxa! Bruxa!' Pai, rezai pela conversão daqueles irmãos perdidos".
     Paulina lembra que Edvige foi levada duas vezes para visitar o Cardeal Mindszenty na cadeia e que ela falou com ele e com Jesus. (Cardeal Mindszenty também recebeu visitas do Padre Pio e da Irmã Cristina Montella em bilocação durante sua prisão.)
Visões do Céu, Inferno e Purgatório
     Edvige tinha visões de pessoas que tinham ido para o inferno, de almas que estavam no purgatório e pediam sua ajuda, e das almas que entraram no céu.
     Vitalia afirma: "Havia um jovem que morava no prédio de Edvige. Ele nunca ouviu seus conselhos para se arrepender. Ele era um incrédulo e morreu repentinamente de um choque elétrico em seu local de trabalho. Eles tiveram tempo suficiente para levá-lo ao hospital, mas quando ele estava lá, rejeitou o sacerdote e os sacramentos.
     Um dia Edvige o viu cercado de chamas, condenado. Ele a xingava e a recriminava por não ter rezado mais por ele. Jesus consolou Edvige, dizendo-lhe que tinha tido misericórdia para com este homem enviando-lhe um sacerdote, mas que ele o havia rejeitado".
     Jesus também deixou Edvige saber de um dentista na Sardenha que tinha sido condenado: "Minha filha, aquele dentista que morreu há alguns meses não queria me reconhecer como seu pai, e eu não o reconheci como filho".
     Um caso bem conhecido foi a de um padre que durante a 2ª. Guerra Mundial dava conferências negando a presença real de Jesus na Eucaristia em uma Universidade de Roma. Após sua morte, ele apareceu a Edvige que costumava rezar por ele. Disse-lhe que tinha sido condenado por causa dos livros que escrevera contra a fé e por causa do escândalo que ele causou. Para provar a Edvige que não era imaginação, o padre pegou um livro em seu quarto e, ao tocá-lo, ficou completamente queimado.
     Quanto ao purgatório, Edvige escreveu em seu diário em outubro de 1943: "Alguém apareceu e tocou meu pulso e me queimou. Eu não o conhecia. Ele estava vestido de funcionário. e disse: "Eu morri durante a guerra. Gostaria de algumas missas celebradas por Mons. Vitali. Você e sua irmã devem oferecer a Santa Comunhão por mim".
     Depois de ter as missas celebradas e as comunhões oferecidas por suas intenções, ele apareceu-lhe novamente cercado de luz e disse: 'Vou para o céu, onde vou rezar por vocês duas (Edvige e Paulina), e especialmente por Mons. Sou russo, meu nome é Paulo Vischin. Minha mãe havia me educado no Fé, mas quando cresci deixei-me levar por más influências. No momento da morte me arrependi e lembrei do que minha mãe me ensinou quando criança’".
     Em outra ocasião Edvige escreveu: "Sonhei com uma professora que tinha morrido há um mês por causa de um bombardeio. Vi que ela estava em uma luz brilhante, mas seus braços estavam um pouco queimados. O resto de seu corpo era saudável e bonito. Ela disse: 'Olhe para mim agora. Tudo que preciso é de mais uma missa e serei libertada. Por favor, mande Mons. rezar uma para mim'".
     A Virgem Maria disse a Edvige que sua tia estava no purgatório porque muitas vezes ela tinha faltado à missa nos dias santos de obrigação. Seu irmão, Giorgino, também apareceu para Edvige e disse-lhe que ele estava no purgatório e tinha que permanecer lá por oito anos. Ele pediu orações e pegou em sua mão quando se despediu, deixando-lhe uma cicatriz da queimadura que durou até sua morte.
Sinal da Estigma
     No Dia de Finados Edvige se enchia de alegria ao contemplar longas filas de almas que vinham agradecê-la por suas orações ao entrarem no Céu.
     Em 1923, sua amiga Mercedes Farci morreu aos 28 anos de tuberculose. Poucos dias após sua morte, Mercedes apareceu para Edvige vestida de branco e disse que estava gozando da presença de Deus e das alegrias do Céu.
     Jesus permitiu-lhe ter uma visão do Céu. Em agosto de 1941, ela escreveu: "Jesus me disse: 'Vinde e vais ver coisas lindas'. Fui caminhando até um lindo portão que tinha dois anjos, um de cada lado, guardando-o. O portão tinha uma placa que dizia: "Aqueles que são desonestos e imodestos não podem entrar". Os anjos me fizeram entrar. Fico feliz. Entro. Era um pedaço do Céu. Que lindo! Plantas e flores que eu nunca tinha visto antes. O chão estava coberto de pérolas e flores preciosas. Depois, sinalizaram-me para não ir mais longe. Vi um padre salesiano aproximar-se com uma chave na mão e abrir a porta onde estava escrito: "Jardim Salesiano". Lá dentro havia padres e leigos de todas as idades. Era um lindo jardim com plantas e flores que eu nunca tinha visto e todo mundo cantava feliz".
Seu amor por Maria e a importância do Rosário
     Ela escreveu em seu diário em março de 1942: "A Virgem Maria apareceu-me com lágrimas nos olhos. Eu me aproximei dela e disse: 'Por que estais chorando?'
"Estou chorando porque não posso apaziguar a ira do Meu Filho contra a raça humana. Se os homens não fazem penitência, a guerra não acabará e muito sangue será derramado. Minha filha, modas imodestas e desonestidade enfureceram a Deus. Rezai e fazei penitência. Rezai o Rosário frequentemente. É a única arma poderosa para atrair as bênçãos de Céu
"Estou chorando porque não posso apaziguar a ira do Meu Filho contra a raça humana. Se os homens não fazem penitência, a guerra não acabará e muito sangue será derramado. Minha filha, modas imodestas e desonestidade enfureceram a Deus. Rezai e fazei penitência. Rezai o Rosário frequentemente. É a única arma poderosa para atrair as bênçãos de Céu
"Estou chorando porque não posso apaziguar a ira do Meu Filho contra a raça humana. Se os homens não fazem penitência, a guerra não acabará e muito sangue será derramado. Minha filha, modas imodestas e desonestidade enfureceram a Deus. Rezai e fazei penitência. Rezai o Rosário frequentemente. É a única arma poderosa para atrair as bênçãos de Céu
"Estou chorando porque não posso apaziguar a ira do Meu Filho contra a raça humana. Se os homens não fazem penitência, a guerra não acabará e muito sangue será derramado. Minha filha, modas imodestas e desonestidade enfureceram a Deus. Rezai e fazei penitência. Rezai o Rosário frequentemente. É a única arma poderosa para atrair as bênçãos de Céu'".
     Em outra ocasião ela escreveu: "Depois da Santa Comunhão, vi um anjo que tinha belas íris e rosas. Ele me disse: 'Se você rezar o terço todos os dias com fé e atenção, formará rosas a partir das Ave-Marias e íris a partir do Pai Nosso. Eu as reunirei para fazer uma bela coroa que eu lhe darei Céu. Por isso, neste mês de maio, reze o terço com frequência".
     Ela também teve a seguinte visão: "Um dia, depois da Santa Comunhão, encontrei-me numa pradaria, e num trono vi Maria Auxiliadora coberta de um grande manto. Na planície havia uma terrível tempestade de vento e fogo. De repente, São João Bosco apareceu. Ele estava correndo através da tempestade chamando homens e mulheres para se salvarem eles mesmos se escondendo sob o manto de Maria. Milhares se esconderam sob o manto de Maria, mas outros milhares não quiseram entrar e riram daqueles que o fizeram. Dom Bosco, no meio da tempestade, subiu em cima de uma mesa e começou a pregar, dizendo: 'Você vai morrer por causa de sua própria culpa, venha sob a proteção de nossa Mãe Celestial'".
     "Mas eles, tendo coração duro e sendo indiferentes às suas palavras, ficaram surdos à exortação do santo. Eu vi o fogo cercá-los enquanto tentavam escapar. Isso não parecia uma visão para mim, pois sentia que estava acordada com todos os meus sentidos. Ainda hoje, quando me lembro, estremeço ao ver aquelas almas endurecidas que preferiam ser queimadas em vez de obedecer à voz de Dom Bosco. Mas aqueles que estavam sob o manto de Maria estavam seguros".
Beatificação
     O processo de beatificação de Edvige Carboni teve início na Diocese de Roma em um processo diocesano, em dezembro de 1968, e foi concluído algum tempo depois, após ter levado todos os documentos disponíveis e interrogatórios - isso também incluiu seu diário espiritual.
     A Congregação para a Causa dos Santos aprovou sua causa em 2 de maio de 2017; sua virtude heroica foi confirmada em 4 de maio de 2017 e recebeu o título de Venerável.
     O milagre necessário para sua beatificação foi investigado no local de origem e recebeu a validação da Congregação para a Causa dos Santos em 6 de outubro de 2000. Um decreto de 7 de novembro de 2018 permitiu a beatificação de Edvige Carboni; foi realizado em sua Sardenha natal, em 15 de junho de 2019.

 
Fontes:
https://www.mysticsofthechurch.com/2014/02/edvige-carboni.html?m=1
https://www.caffestoria.it/
Edvige Carboni – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Italiana Edviges Carboni beatificada na Sardenha - Vatican News
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário