quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Santa Ana Schäffer e as Almas do Purgatório

 
Santa Ana com sua mãe

   
Em seus sonhos sobre o Purgatório, Ana vê as pobres almas sofrendo terrivelmente porque compreendem plenamente quanto mal fizeram a si mesmas por não amarem o Senhor plenamente. A separação do Bem Infinito por culpa própria é a maior das dores dessas pobres almas. Sofrem um fogo dilacerante de saudade do Amor eterno.
     No purgatório também há almas "esquecidas", porque se pensa que elas já estão no Céu e ninguém mais reza por elas. Infelizmente, muitos acreditam que o Purgatório é uma passagem simples, quase indolor, mas a nostalgia daquele Deus vislumbrado no momento do julgamento não pode deixar de queimar. Deus é santíssimo, e somente se a alma for santíssima pode estar diante Dele. E como Deus também é o mais justo, toda dívida deve ser paga “... até ao último cêntimo” (Mt 18, 34), como diz Jesus numa parábola.
     Nota 15 - Deve-se lembrar que a existência do Purgatório é uma verdade de fé, não acreditando na qual se exclui da comunidade cristã.
     É tão importante rezar por estas pobres almas, que a Igreja recorda ao Senhor todas elas em cada Santa Missa que é celebrada. É bom, portanto, que também nos lembremos delas em nossas orações pessoais. Um dia outros se lembrarão de nós em suas orações.
 
Testemunhos sobre o Purgatório
O Amor de Jesus pelas pobres almas
     Das quatro às seis horas da sexta-feira, 19 de abril de 1918, sonhei que estava na igreja. Ajoelhada diante do altar-mor, em adoração a Jesus Eucarístico, rezei por muito tempo. De repente, tudo se tornou luminoso e vi aquele Coração que tanto amava os homens envolto num esplendor indescritível: dele saíram raios de fogo. Continuei rezando para recomendar muitas almas a Jesus. Toda vez que eu orava por uma alma (conhecida ou desconhecida), um raio saía do Sagrado Coração que atingia essa mesma alma, que eu também podia ver naquele momento. No sonho, rezei, dizendo: “Meu Jesus, tende misericórdia!” De repente me vi cercada por tantas almas; todas pareciam abandonadas e me disseram: 'Por mim também!' e foram muitas, tantas que não pude vê-las todas e senti grande angústia e continuei repetindo: ‘Meu Jesus, misericórdia!’ Cada vez uma torrente de luz saía do tabernáculo que parecia iluminar toda a terra; Aí eu acordei.
“Sagrado Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós”.
     No dia 22 de julho de 1918, tive esse sonho com as pobres almas. Parecia-me que ia ver uma mulher muito doente; ela me disse que do quarto dela eu tinha que passar por mais seis e depois ficar muito tempo no sétimo. Fiz o que ela me disse: passei por seis salas e, quando cheguei à sétima, me vi diante de uma porta de vidro pela qual vi que havia muita gente além.
     Uma grande angústia tomou conta de mim e pensei: “Certamente são pobres almas”. No entanto, sem hesitar, abri a porta e gritei: “Meu Jesus, tende misericórdia de todos vocês!” e todas me agradeceram com muita gratidão.
     De todas essas pessoas, uma menina muito jovem começou a falar comigo. Em sua cabeça e bochechas havia um brilho vívido e claro, que eu não percebia nos outros, que, pelo contrário, pareciam muito doloridos. Essa menina cheia de luz me disse que quando estava viva, pertencia à nobreza e que ainda estava expiando seus pecados, particularmente os da linguagem e da vaidade (ela se orgulhava de sua beleza). Então ela pegou minha mão direita e a segurou na frente de sua boca para me fazer sentir o calor que ela tinha que suportar por esses pecados: tal calor vinha de seus dentes que, no sonho, pensei que os ossos de minha mão também tinham sido queimados. Eu estava com medo, então continuei a recitar jaculatórias. Perguntei-lhe então se orações como ‘Meu Jesus, misericórdia’ poderiam trazer-lhes algum alívio. Ela respondeu que no exato momento em que as jaculatórias estavam sendo recitadas para elas por um coração arrependido, elas sentiam grande conforto e alívio.
     Então orei assim por muito tempo, e todas aquelas almas começaram a chorar, exceto a brilhante. Então ela me pegou pela mão, me levou até a janela e disse: “Veja, há o mundo ali fora, e o mundo, cego, não pensa o quanto tudo terá que ser expiado”. Olhando para fora, vi muita gente passando. A alma, toda brilhante, sentou-se junto a uma pequena mesa; os demais, no entanto, não saíram de seus postos. Vendo-a triste, pedi-lhe que me dissesse se ainda havia algo que não estava certo para ela, para que eu pudesse orar mais diligentemente. Também lhe disse: “Se preferires escrever, escreve o que lhe falta”, e entreguei-lhe um pedaço de papel com um lápis. Começou a escrever; na primeira linha estava escrito: “Preciso de uma missa”. Infelizmente, não consegui ler o resto nem mesmo o nome dela... Mas tudo estava muito bem escrito, com caligrafia muito bonita.
     Quando as outras [almas] viram isso, começaram a perguntar se poderiam fazer a mesma coisa, então eu disse a elas: “Anote tudo o que lhe falta”, e dei a elas um lápis e um papel. Infelizmente, não consegui ler nada do que tinham escrito, porque os papéis estavam todos cinzentos. Enquanto essas pobres almas escreviam muitas coisas, continuei a recitar ejaculações para elas e disse: “Por cada um de vocês que estão aqui, ofereço a Santa Comunhão”, e ao mesmo tempo elas começaram a agradecer e chorar. Em seguida, disseram que a Santa Comunhão, a Santa Missa e o precioso Sangue de Jesus eram um conforto e alívio infinitos para eles. Então, no sonho, pensei que tinha ficado nesse lugar o tempo suficiente e que era hora de sair.
Um rapaz de dezoito anos
     Quando olhei ao redor, vi, sentado em um canto, um rapaz de cerca de dezoito anos. Ela segurava um terço na mão e chorava amargamente. Fui até ele e disse: "Não te esquecerei, e farei por você tanto quanto farei pelos outros". Ele ficou muito feliz e me agradeceu.
     Então a alma brilhante me pegou pela mão e me disse: “Agora são doze horas”, e eu repeti: “Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de todos vocês; eu não vou esquecer de vocês!” e assim eu saí. Mas não eram doze, mas cinco horas da manhã. “Meu Jesus, misericórdia para com todas as pobres almas do purgatório”.
O menino de doze anos
     Em 21 de outubro de 1918, sonhei com um menino de doze anos que havia morrido pouco tempo antes; mesmo sendo tão jovem, ele também estava no purgatório.
Ele me disse que estava sofrendo muito de sede e me pediu para orar por ele, porque ele estava terrivelmente quente.
     No dia 12 de janeiro de 1919, sonhei que uma menina, entre quatorze e dezesseis anos, chegava ao meu quarto. Quando ela pegou minha mão para se despedir, eu a senti completamente gelada, e então perguntei a ela: “Você é tão fria porque você é um espírito?” e ela respondeu: “Sim, e é por isso que eu vim até você, para lhe dizer: 'Ore por mim'. ninguém faz isso há muito tempo, porque todos agora acreditam na minha visão beatífica de Deus, enquanto eu ainda estou sofrendo no purgatório”. Então perguntei de onde ela era, e ela disse que era de Oberdolling. Por isso, aconselhei-a a voltar aos seus familiares: “Pode ser que eles também voltem a rezar por você”.
     Aquela pobre menina foi, como eu lhe havia dito, [procurar] por seus parentes, mas depois de uma hora ela bateu novamente à minha porta e me disse chorando: “Meus parentes não rezaram por mim” e continuou: “Quando eu morri, tive a Santíssima Virgem como minha poderosa advogada, mas também a padroeira cujo nome levei e outra santa veio em meu auxílio”. Ela também me disse os nomes de seus protetores, mas quando acordei, não consegui me lembrar deles. Eu respondi: “Fique tranquila, vou orar muito por você”, e ela acrescentou: “Minha padroeira já havia me predito tudo isso, pois graças a ela sei de antemão os confortos que receberei”.
     No dia 1º de março de 1919, sonhei com o purgatório três vezes, e cada vez reconheci conhecidos entre aquelas almas.
     No sábado, 29 de novembro de 1919, sonhei que estava no purgatório e vi almas sofrendo indizivelmente. Simplesmente não é possível descrever todo o sofrimento dessas pobres almas! Vi também conhecidos entre elas, que estavam mortos há vários anos e que sofriam muito.
     Em 25 de julho de 1920, sonhei com uma mulher que eu conhecia e que estava morta há muitos anos. Ela ainda estava no purgatório e sofria indizivelmente. Vendo-a assim, disse-lhe: “Embora eu tenha sofrido muito até agora, meu sofrimento não é nada comparado ao seu: é como orvalho fresco!” Aquela mulher me pediu muito: “Reze por mim”. (*)
*
     Santa Ana Schäffer (1882-1925) foi uma mulher, de corpo e alma, chamada a oferecer-se em expiação pelos pecados do mundo. Mística, com visões e estigmas, sua vida cheia de dores é um verdadeiro desafio para o mundo de hoje, mais preocupado com o culto ao corpo e à saúde do que com seu bem espiritual. Quando foi canonizada pelo Papa Bento XVI, centenas e centenas de milagres já lhe tinham sido atribuídos, e o próprio Papa pediu “que a sua intercessão intensifique a pastoral dos doentes em cuidados paliativos”.
     Ana nasceu em Mindelstetten, Baviera, Alemanha, em 18 de fevereiro de 1882. Ela era a terceira de seis filhos. Seu pai era carpinteiro e morreu relativamente jovem. Sua infância foi feliz, ela era uma boa aluna e era descrita como “tranquila, modesta e dedicada”. Ana recebeu a instrução elementar na escola de Mindelstetten.
Uma experiência transformadora em sua primeira comunhão 
Santa Ana aos 16 anos
    
Aos 11 anos recebeu a Primeira Comunhão e nesse mesmo dia Ana teve uma profunda experiência de Deus. Só anos depois deu alguns vislumbres do que deve ter vivido e o que descreve como o dia mais bonito de sua vida. Nesse mesmo dia, ela também escreveu uma carta a Jesus, na qual fez algumas promessas importantes: “Meu Jesus, fazei-me holocausto por todas as desonras e ofensas que são cometidas contra ti”.
     Ana imaginou sua entrega a Cristo como missionária religiosa, não como as coisas aconteceriam mais tarde. Dada a pobreza econômica de sua família, ela teve que trabalhar para conseguir o dinheiro do dote para entrar em uma instituição religiosa. Assim, aos 13 anos, ela começou a trabalhar como empregada doméstica e agrícola em Regensburg e, mais tarde, em Sandersdorf e Landshut.
     Três anos depois, aos 16 anos, Ana consagrou-se a Nossa Senhora com uma fórmula que dizia: “Eu te escolho hoje como minha advogada e intercessora, e me comprometo a nunca abandoná-la”. E assim foi, porque durante toda a sua vida a sua relação com Maria foi íntima e ajudou-a a perseverar na sua cruz e até lhe apareceu em sonhos.
 
(*)
Do Livro: (Ana Schaffer o misterioso caderno dos sonhos)
Santa Anna Schaffer [PDF] | Documents Community Sharing (zdocs.tips)
https://www.religionenlibertad.com/

 
Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário