terça-feira, 31 de janeiro de 2012

São João Bosco encontra pela primeira vez sua nobre protetora

       Hoje a Igreja comemora, entre outros, o grande São João Bosco. O episódio abaixo é um dos encantadores fatos de sua vida laboriosíssima. S. João Bosco, rogai por nós!


 
     Juliette Colbert, nascida na Vendée, França, casou-se com o Marquês Tancredi Falletti de Barolo, e dela se pode dizer o que lemos de Tabita nos Atos dos Apóstolos: "Esta mulher se dedicou às boas obras e às ações de caridade". Realmente, ela usou seus bens abundantes para ajudar as classes trabalhadoras e os pobres. Uma mulher generosíssima e diligente, ela costumava dizer: "Tudo que damos para a caridade nunca é perdido. Não é preciso manter-se informado sobre o que nós demos. Deus tomará conta".
     Ela gostava de visitar a prisão feminina onde, com autorização oficial, ela permanecia por três a quatro horas toda manhã. Ali ela suportava insultos e por vezes estouros temperamentais. Ela aceitava estas humilhações, rezava e levava outras a rezar, dava generosas esmolas, e foi capaz de transformar aquelas criaturas rudes em mulheres arrependidas e resignadas.
     A pedido do Rei Carlos Felix ela trouxera para Turim as Irmãs do Sagrado Coração para trabalharem na educação das meninas da classe alta, e colocou à disposição delas uma casa de campo grande e magnífica, não muito distante de Turim.
     Dom Bosco, um homem que apreciava as ações da nobreza, soube muito bem que quando a epidemia de cólera varreu Turim, em 1835, esta senhora magnânima, que estava de férias perto de Moncalieri, voltou para a cidade e cuidou continuamente dos doentes nas próprias casas e nos hospitais, consolou os moribundos e prometeu cuidar de suas pobres viúvas e filhos, o que ela fielmente cumpriu.
     A venerável senhora estava então com 60 anos de idade. No primeiro encontro Dom Bosco detectou uma grande humildade sob sua majestosa figura, e percebeu que sua postura reservada e nobre era mesclada com a afabilidade e a gentileza de uma mãe e de uma senhora caridosa. Ele ficou satisfeito com esta primeira entrevista.
 
(The Biographical Memoirs of Saint John Bosco, by Fr. Giovanni Battista Lemoyne, 1839-1916)

Nenhum comentário:

Postar um comentário