sexta-feira, 30 de março de 2012

Beata Joana de Toulouse, Condessa, Carmelita - Festa 31 de março

      Entre as santas carmelitas, pouco conhecida é a Beata Joana de Toulouse. De nobre estirpe, nascida no Reino de Navarra, decidiu viver reclusa, no convento carmelita de Toulouse (França), onde se distinguiu por sua austeridade.
      Joana amava falar das coisas celestes com os jovens religiosos e rezava muito por eles, o que por sua vez lhe trazia grande proveito espiritual. Isto não nos causa estranheza, pois a Beata viveu antes mesmo da clausura assumir a estrutura que nos séculos posteriores adquiriu.
      Embora o seu culto seja oficial, as informações sobre ela são muito escassas a ponto de não se saber as datas exatas de nascimento e de morte.
      A sua vida pode ser colocada entre os séculos XIV e XV, pois o seu nome não aparece nos catálogos dos santos carmelitas da segunda metade do século XIV, nem na lista dos santos da Ordem redigida por João Grossi, falecido em 1437, da província carmelitana de Toulouse.
      Joana é citada ao mesmo tempo como terciária e como monja; não é de se excluir que tenha professado a regra carmelitana, como fizeram outras mulheres "conversas" suas contemporâneas.  Após sua morte, os fieis atribuíram a sua intercessão numerosos milagres.
      Na França se diz que Joana teria nascido em 1220 e falecido em 25 de agosto de 1271. Era filha e herdeira de Raimundo VII, Conde de Toulouse, e de Joana da Inglaterra. Ela mesma era Condessa de Toulouse desde 1249 até a sua morte. Joana recebeu o hábito de terciária das mãos de São Simão Stock (¹), merecendo assim ser considerada fundadora da Ordem Terceira do Carmelo.
      Ela não apenas empregou inteiramente o seu tempo, como também o seu dinheiro, para a formação dos religiosos carmelitas.
      Entre 1452 e 1474, o Arcebispo de Toulouse, Bernardo du Rosier, exumou o corpo de Joana colocando-o em uma urna que foi colocada em uma capela da igreja carmelitana da cidade. Na ocasião, concedeu uma indulgência de quarenta dias aqueles que visitassem as suas relíquias.
      Posteriormente foram feitos reconhecimento de suas relíquias nos anos de 1616, 1656 e 1688: em 1656 foi notado que o braço e a mão direita estavam faltando, transferidos para a Espanha pelo Prior Geral, Henrique Silvio, durante uma visita ao convento; e em 1688 faltavam também a mão esquerda e alguns dentes.
Catedral de Sto. Estevão, Touloue
      Depois da Revolução Francesa, durante a demolição da igreja carmelitana de Toulouse, em 1805, os restos de Joana foram encontrados em uma parede, junto com o documento de reconhecimento de 1688 e algumas orações que a Beata recitava habitualmente.
      Levados para a igreja metropolitana de Santo Estevão, os seus despojos foram sepultados na capela de São Vicente de Paulo, até que em 1893, por ocasião da beatificação, foi novamente exumado e colocado em um relicário de forma ogival.
      A Beata Joana de Toulouse foi oficialmente beatificada por Leão XIII em 1895.
(¹) São Simão Stock, comemorado dia 16 de maio, faleceu na Inglaterra em 1265. Geral da Ordem do Carmo, recebeu da Santíssima Virgem o Escapulário com a promessa de que quem com ele piedosamente morresse não padeceria as penas do inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário