quarta-feira, 14 de março de 2012

Santa Florentina de Cartagena, Abadessa - Festa 14 de março


     Em Cartagena, povoado visigodo do século VI e, mais concretamente, durante o reinado ariano de Toledo, viveu um destacado nobre, Severiano (pai de Florentina), casado com Túrtura (sua mãe). Ali nasceriam seus cinco filhos: Leandro, Fulgêncio, Florentina, Isidoro e Teodósia.
      Em meados do século se trasladaram para Sevilha, aonde São Leandro e São Isidoro chegaram a ser arcebispos e onde São Fulgêncio foi Bispo de Écija e da Diocese de Cartagena. Florentina era irmã de três homens notabilíssimos: São Leandro, aclamado como o homem mais notável da Espanha; São Fulgêncio, cognominado pai dos pobres e dotado de grande zelo pastoral; São Isidoro, sucessor de São Leandro, proclamado insigne doutor da Igreja e acérrimo defensor do catolicismo na Espanha.
     Santa Florentina foi dirigida espiritualmente por São Leandro e estudou a fundo a língua latina. Sendo também formosíssima e cheia de qualidades, resolveu escapar aos perigos do mundo se tornando reclusa em um mosteiro de São Bento, que alguns colocam próximo da localidade sevilhana de Écija e outros no Mosteiro São Bento de Talavera de la Reina.
     Considerada uma mulher de grande cultura, fundou mais de quarenta mosteiros, pois muitas donzelas seguiram seu exemplo e a ela se juntaram. Os três irmãos e o próprio rei ajudaram-na a erguer os mosteiros onde viviam mais de mil religiosas seguindo a Regra escrita para ela por seu irmão São Leandro. Algumas interpretações veem neste texto não uma regra monástica propriamente, mas um elogio da virgindade.
     Infelizmente a observância no mosteiro em que inicialmente entrara decaiu por descuido do bispo, mas tendo a Santa redobrado as orações alcançou a graça de que seu irmão, São Fulgêncio, o sucedesse naquela diocese tudo reformando.
     Como a santa lei de Deus era contínua e deploravelmente perseguida pelos arianos, Santa Florentina aumentou as orações, penitências e súplicas, trabalhando do modo que podia em combater os hereges e manter, com seu exemplo e suas palavras, puro e ileso o depósito da fé, não só entre as suas religiosas, mas também naqueles que a consultavam ou ela encontrava.
     A maior parte de seus restos mortais descansa na paroquia de Berzocana da Diocese de Palescência, e também se conservam relíquias da Santa em uma urna de prata exposta no altar mor da Catedral de Murcia.
     Santa Florentina recebe especial veneração na localidade de Campo de Cartagena, La Palma. Em Écija há um convento em seu nome. A Catedral de Campana, Buenos Aires, Argentina, é a única no mundo que tem como Patrona esta Santa. Nela se encontra um mural realizado por Raúl Soldi.
     A festividade de Santa Florentina é celebrada dia 14 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário